Estrategias de controle de coccidiose em frangos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGISTO NACIONAL DE PNEUMONIAS
Advertisements

1as Jornadas Científicas do Hospital Central de Maputo
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Metodologias de Investigação
Zot UNIDADE IV 4 - MELHORAMENTO DE AVES
INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CIÊNCIA ANIMAL – INCT-CA
Função AGREGAR PESSOAS:
Artrite reumatóide É uma doença auto-imune sistémica, caracterizada pela inflamação das articulações (artrite), e que pode levar a incapacitação funcional.
Estado de Santa Catarina
Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica
PROJETO INTEGRADOR ADMINISTRAÇÃO – 1.SEM PROFa. ZÉLIA HALICKI
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
Resíduos A questão dos resíduos e o seu gerenciamento ocupam hoje posição central na preocupação de todos os países , na medida em que enormes quantidades.
O que é o exercício físico?
Centro de biotecnologia da UEM: um modelo de desenvolvimento integrado para a promoção da inovação tecnológica nas ciências biomédicas aplicadas em Moçambique.
Introdução Causa mais freqüente de morte
Sara Sousa de Macedo DICAE/ACRI A REVISÃO DA LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA COMUNITÁRIA 20 de Novembro de 2003.
FESURV – UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ZOOTECNIA
Fórum experiências exitosas em 2013
Epidemiologia e Saúde Ambiental
Lucia Mardini | DVAS.
PROJECTO DE EDIFÍCIOS NOVOS VERSUS REABILITAÇÃO
Leishmaniose Visceral
MARCOS FABIO LIMA P N A H Marcos Fabio Lima Veterinarian MSc. AP Prof. IFRJ Production.
PERFIS DE SAÚDE: DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE…
VACINAÇÃO NA AVICULTURA DE CORTE
Como usar o comércio para a erradicação da pobreza
Título – exemplo: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE EAD: A EXPERIÊNCIA DO E-TE Fulano da Silva de Tal - Fulano da Silva.
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Drª. Elisete Navas Sanches Próspero
Clube de Educação Ambiental da Faculdade de Educação (CEAFE) Copyright © 2010 CCAA Project 1.
Doenças de pele.
Tabagismo Ensino- Grade Curricular Área de Atuação Mesa Redonda 25/08/2007 II Congresso Brasileiro de Tabagismo-BH.
Enfª. Darlane Alves Wobeto
A estatística nas investigações cientificas em saúde: usos e abusos
Produção Científica da Pós-graduação na Área da Saúde e Destino dos Egressos: na Área da Saúde e Destino dos Egressos: Área da Farmácia I Encontro Nacional.
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
Atividade física e imunologia
MODELO PARA INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIA NO ÂMBITO DA SAÚDE SUPLEMETAR
EFEITOS PRÁTICOS DA APLICAÇÃO DE PACOTES TECNOLÓGICOS SOBRE ELEMENTOS DA CADEIA DE VALOR DA CARNE DE PORCO PRODUZIDA EM ZAVALA E MANHIÇA GERALDO DIAS ZACARIAS.
Saúde Individual e Comunitária
 2007 Escola de Saúde Pública Bloomberg, Universidade Johns Hopkins (Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health)  2007 Johns Hopkins Bloomberg School.
Plano de Uso Racional de Medicamentos
Disciplina de Epidemiologia I Faculdade de Saúde Pública da USP
O amor fraternal na perspectiva do Desenvolvimento Natural da Igreja
As políticas de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente
Tema 1: Mobilidade e Energia 1 TÍTULO EM INGLÊS Autor Orientadores Centro de Investigação do aluno UM Tema 1: Mobilidade e Energia.
Autores: Nair Yumiko Kobashi Raimundo Nonato M. dos Santos
Título do PTI1 Nome Estudante 1 Nome Estudante 2 Orientador: Nome Orientador.
Tema 2: Saúde, Lazer e Ambiente 1 TÍTULO EM INGLÊS Autor Orientadores Centro de Investigação do aluno UM Tema 2: Saúde, Lazer e Ambiente.
ÍNDICE Diabetes Sintomas Tipos de diabetes Prevenção Tratamento
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
 Trabalho realizado por:  Dora Santos Nº6  Pedro Alves Nº20  Área de Projecto 8ºC  Prof.: Pedro Francisco Escola Básica 2/3 José Maria dos Santos.
Implementação de uma consulta hospitalar de adesão à terapêutica Guerreiro L, Batista R, Monteiro N, Almeida C, Carvalho C, Rodolfo A, Cruz JP Serviço.
SAÚDE CORPORATIVA Espaço Viver Bem | CPS Dra. Nathércia Abrão
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Ciências Naturais 9.º ano
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU): análise da demanda e sua distribuição espacial em uma cidade do Nordeste brasileiro Amanda Priscila de.
Ações estratégicas para redução da carga da hanseníase no Brasil
Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim EPIDEMIOLOGIA NOS AGRAVOS A SAÚDE DO ADULTO INDICADORES DE SAÚDE.
Universidade Federal do Pampa Curso de Zootecnia Disciplina Bioquímica II ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS EM FRANGOS Acadêmicas: Fernanda Dias e Stephany Machado.
SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE
Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim EPIDEMIOLOGIA APLICADA ÀS EMERGÊNCIAS INDICADORES DE SAÚDE.
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE Análise de Tese: “ Caracterização ecofisiológica de.
Slovic, AD.; de Oliveira M.; Biehl, J.; Ribeiro, H. HOW CAN URBAN POLICIES IMPROVE AIR QUALITY AND HELP MITIGATING CLIMATE CHANGE: A SYSTEMATIC MAPPING.
Instituto Nacional de Saúde Pública (INASA) Augusto Paulo Silva Helsinki (KTL), June 2007 MINISTÉRIO DA SAÚDE PÚBLICA República da Guiné-Bissau.
PROJETO DE PESQUISA TÍTULO: ACADÊMICO(A) ORIENTADOR(A)
Universidade Eduardo Mondlane Faculdade de Veterinária XIV’s Jornadas Científicas Estudantis Investigação preliminar sobre o perfil de anticorpos maternais.
II Congresso de Medicina Veterinária de Moçambique
Transcrição da apresentação:

Estrategias de controle de coccidiose em frangos Paula Taunde Custodio Bila Faculdade de Veterinaria, UEM

Qual é a motivação para a implementação deste projecto? 1. Coccidiose é um problema na produção avícola: Mortalidade Surgimento de doenças: Imunidade Redução no crescimento Tratamento versus Prevenção 2. Surtos contra doença de Newcastle e doença de Gumboro são frequentemente reportados. Apesar de vacinações regulares Porquê? Hipoteses?

Objectivos especificos: Objectivo geral:  - Contribuir para o controle de doenças na produção de frangos de corte Objectivos especificos: Avaliar a eficácia da vacina contra a coccidiose aviária e Avaliar os títulos de anticorpos pos-vacinal contra as principais doenças de frangos de corte

Metodologia: Vacinação contra coccidiose Controle pos-vacinal

Objectivos especificos: Objectivo geral:  - Contribuir para o controle de doenças na produção de frangos de corte Objectivos especificos: Avaliar a eficácia da vacina contra a coccidiose aviária e Avaliar os títulos de anticorpos pos-vacinal contra as principais doenças de frangos de corte

Metodologia Objectivos especificos: Avaliar a eficácia da vacina contra a coccidiose aviária e 2. Avaliar os títulos de anticorpos pos-vacinal contra as principais doenças de frangos de corte

Resultados Alcançados Frangos vacinados apresentam melhores parametros produtivos (carga parasitária, peso vivo, peso ao abate e producao de anticorpos contra doenças de vacinação obrigatoria) A qualidade da protecção pos-vacinal contra as principais doenças em frangos de corte é má! Duas teses de licenciatura em medicina veterinária produzidas e Três trabalhos para as jornadas científicas estudantis universitarias produzidas.

Publicações Frenchaut ERC, Taunde P, Bila CG (2014). Títulos de anticorpos contra a doença de Newcastle em frangos de corte em unidades avícolas das cidades de Matola e Maputo. 14a Jornadas Científicas Estudantis. Faculdade de Veterinária – UEM. Submetido Muchanga EF, Taunde P e Bila CG (2014). Títulos de anticorpos contra a doença de Gumboro em pintos de um dia provenientes das incubadoras das cidades de Matola e Maputo. 14a Jornadas Científicas Estudantis. Faculdade de Veterinária – UEM. Submetido Junior, AM, Taunde P e Bila CG (2014). Perfil de anticorpos maternais contra Mycoplasma gallisepticum em frangos de corte. 14a Jornadas Científicas Estudantis. Faculdade de Veterinária – UEM

IMPACTO Disponibilizada informação relevante para a revisão das medidas progilácticas contra as principais doenças de frangos e Três estudantes finalistas treinados em metodologia cientifica na pesquisa de doenças 3. Glicocálice

Obrigado!