PRÁTICAS DE LINGUAGENS: FUNDAMENTOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coerência e Coesão Textual
Advertisements

Professora Angela Biazi
Oficina de redação COESÃO E COERÊNCIA.
Situação 2 "ENTRE AMIGOS" A- TUDO ? VIAJAR FÉRIAS VOCÊ ?
Coesão textual Platão e Fiorin.
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
COERÊNCIA E COESÃO.
SEMÂNTICA.
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
Tente ler sem chorar!!!.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
A Boneca e a Rosa.
Coesão gramatical Coesão referencial.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1.
COESÃO TEXTUAL.
Coesão Textual Os elementos responsáveis pela textualidade são:
L eia com A T E N Ç Ã O Click p/ mudar o slide LIGUE O SOM
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A BONECA.
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Ligue as colunas do computador e concentre-se
E.M.E.F. ALCEU AMOROSO LIMA
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
A BONECA 002 Colacio.j.
Textualidade e textualização
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Leia com A T E N Ç Ã O Click p/ mudar o slide LIGUE O SOM
O que mantem um casal Uma Lição de Vida.
DIFICULDADES LINGUÍSTICAS
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
SEGURANDO UM AO OUTRO A dedicada enfermeira, sobrecarregada com tantos pacientes a atender, viu um jovem entrar no quarto e, inclinando-se sobre o paciente.
PROJETO PEQUENOS LITRATOS
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
JOVEM ONDE ESTÁ A TUA FORÇA?
CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre entre o verbo e o sujeito.
CAPACITAÇÃO DE PORTUGUÊS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
O dia a dia de João.
LÍNGUA PORTUGUESA IV: SINTAXE: TERMOS DA ORAÇÃO
Elementos para uma boa escrita
Capítulo 9 Inferências.
Universidade Castelo Branco Rose Cléa Duarte. Semântica - ciência que estuda a significação; todo o processo de associação de significados. Como processamos.
Oração Subordinada Adverbial
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
Semântica Sinônimo São palavras ou expressões com sentidos parecidos ou próximos. Mulher Bonita.
A Boneca e a Rosa Branca.
INTERTEXTUALIDADE Rose Cléa.
Coesão textual É a função exercida pelos os elementos que realizam a ligação dos componentes dos textos, a fim de que eles formem um só corpo estrutural.
Na aula passada Gêneros Textuais Tempos Verbais (função comunicativa)
Mãe! Poesia
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 8
COESÃO E COERÊNCIA Coesão textual: ligação entre partes de um texto, obtida a partir do uso de operadores lingüísticos específicos. Mecanismo de coesão:
Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê.
14 1 Mãe! Poesia Fui a uma festa, e me lembrei do que você me disse. Você me pediu que eu não tomasse álcool,mãe... Então, ao invés disso, tomei.
Coesão por quê?.
Coesão e coerência TEXTO Intencionalidade Aceitabilidade
CoesãoCoesão. Coesão Referencial Envolve itens na superfície do texto que não podem ser interpretados isoladamente, mas remetem a outros elementos que.
8º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
REGÊNCIA “É o mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou nome e os seus complementos.”
Frase Simples e Frase Complexa. Índice:  Eles são irmãos.  A mãe tem andado cansada.  O gatito foi encontrado pelo meu pai.  Ela vai estudar com.
Há sempre aqueles presentes de última hora, não por esquecimento, mas por dúvida ou falta de tempo. As chuvas desse final de ano atrapalharam. Sábado.
A boneca Véspera de feriado. Corri ao mercado para fazer compras de última hora. Quando vi todas aquelas pessoas na fila, comecei a reclamar: “Isto vai.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
O aluno perfeito Rubem Alves.
Anotações.  Definição:  Recorrer à credibilidade (de alguém ou de alguma fonte) como argumento.  Exemplo:  “É obvio que eu estou certo, pois está.
Transcrição da apresentação:

PRÁTICAS DE LINGUAGENS: FUNDAMENTOS Profª: Rose Cléa Universidade Castelo Branco

MECANISMOS GRAMATICAIS TEXTUALIDADE MECANISMOS LEXICAIS FATORES LINGUÍSTICOS COESÃO MECANISMOS GRAMATICAIS CONTINUIDADE PROGRESSÃO COERÊNCIA NÃO CONTRADIÇÃO ARTICULAÇÃO

VOCABULÁRIO PERTINENTE A UM MESMO CAMPO SEMÂNTICO COESÃO LEXICAL REITERAÇÃO -REPETIÇÃO DO NOME -NOMINALIZAÇÃO ASSOCIAÇÃO VOCABULÁRIO PERTINENTE A UM MESMO CAMPO SEMÂNTICO SUBSTITUIÇÃO -SINONÍMIA -ANTONÍMIA -HIPERONÍMIA -HIPONÍMIA

COESÃO LEXICAL REITERAÇÃO REPETIÇÃO Ex1.: O presidente viajou para o exterior. O presidente levou consigo uma grande comitiva. Ex2.: Airton Sena fez uma linda história no automobilismo. Infelizmente, Sena se foi há vinte anos. NOMINALIZAÇÃO Ex.: Os professores adiaram a data da prova. Esse adiamento atrasará o calendário acadêmico.

COESÃO LEXICAL SUBSTITUIÇÃO Ex1.: Enquanto esperava, uma menininha veio ao meu encontro. A garota parecia assustada. (sinonímia) Ex2.: O avião já havia levantado voo. De repente, o aparelho começou a fazer um ruído ensurdecedor. (hiperonímia) Ex3.: Procurei por alguns minutos a bendita ferramenta, mas acabei desistindo, pois não achei o martelo que meu pai queria. (hiponímia)

COESÃO LEXICAL ASSOCIAÇÃO Ex1.: Houve um grave acidente na Av. Brasil. Dezenas de ambulâncias transportaram os feridos para os hospitais dos bairros mais próximos. Ex2. Finalizado o julgamento, réu e defesa choravam sem parar, pois a sentença não foi favorável.

COESÃO GRAMATICAL  Pronomes anafóricos ou catafóricos Ex.: O caçador tentava libertar-se das cordas, mas ele foi mordido pelo cão antes de conseguir. Ex.: Ele era tão bom, tão amigo. Pena que tenha morrido tão cedo o meu pai. Os artigos Ex.: Um índice preocupante para os organizadores da Copa é o crescimento da violência. (geralmente catafórico) Ex.: Na escola, uma professora foi agredida. A professora teve de ser hospitalizada.

COESÃO GRAMATICAL ELIPSE Ex.: Pedro vai buscar as bebidas, mas não arrumará o salão de festas. Correlação entre tempos verbais Ex1.: Quando eu tiver dinheiro, comprarei um carro. Ex2.: Se eu tivesse dinheiro, compraria um carro.

COESÃO GRAMATICAL POR SEQUENCIAÇÃO Encadeamento que se faz por meio de marcas linguísticas que estabelecem relações de consequência, conclusão, oposição, explicação, temporalidade etc. Ex1.: Se o estado de saúde é grave, deve ir para o hospital. (condição) Ex2.: Como estava doente, faltou à aula. (causa) Ex3.: Todos confiavam no presidente, no entanto ele nos decepcionou. (oposição)

COERÊNCIA CONTINUIDADE Ex.: Os cães são animais de faro apuradíssimo, por isso esses animais são excelentes auxiliares da polícia. PROGRESSÃO

COERÊNCIA NÃO CONTRADIÇÃO Ex.: Assistir aos programas de televisão é mortificante, pois eles tiram do ser humano a oportunidade de criar, imaginar e de conviver com a família. ARTICULAÇÃO Ex.: Pedro e João são esportistas. O primeiro adora volei; o segundo, futebol. Ex.: Ana não foi à escola, portanto não fez a prova de hoje. Dessa forma, terá de fazer segunda chamada.

TEXTUALIDADE INTENCIONALIDADE EXTRALINGUÍSTICOS FATORES ACEITABILIDADE SITUACIONALIDADE INFORMATIVIDADE INTERTEXTUALIDADE

INTENCIONALIDADE (produtor) ACEITABILIDADE (receptor)

INFORMATIVIDADE Baixa informatividade Alta informatividade A água é um líquido sem cor, sem odor e sem sabor que é essencial à vida. A neologia essencialmente fonológica supõe a criação de um item léxico cujo significante seja totalmente inédito.

Uma pessoa esperando um ônibus há uma hora. SITUACIONALIDADE A PORTA ESTÁ ABERTA!! Você sabe que horas são?? A professora diz chamando a atenção de um aluno que está fazendo bagunça. (= SAIA, FORA!!) A mãe repreendendo o filho sobre a porta da geladeira. (= FECHE!) A professora fala para um aluno que chegou 20h, numa aula que começa às 19h. (= Está atrasado) Uma pessoa esperando um ônibus há uma hora. (= Está demorando)

INTERTEXTUALIDADE - Ao “diálogo” entre textos dá-se o nome de intertextualidade. - Intertextualidade é um dos fatores de textualidade em que se faz referência - explícita ou implícita - a outros textos

o HD travou, a memória sumiu, INTERTEXTUALIDADE A intertextualidade está ligada ao “conhecimento de mundo”, que deve ser compartilhado, ou seja, deve ser comum ao produtor e ao receptor de textos. Cinema arte poesia E agora Mané? A luz acabou, o HD travou, a memória sumiu, a torre queimou... E agora você?