PLANO DE FUGA ABANDONO DE ÀREA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nome da escola + logotipo Nome dos alunos, turma e ano letivo
Advertisements

AVALIAÇÃO MÓDULO VI. GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
CURSO BRIGADA DE INCÊNDIO
Plano de ação emergêncial
TREINAMENTO INTEGRAÇÃO
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
PROGRAMA PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA Brigadas de Incêndio
PROGRAMA BRIGADAS ESCOLARES - DEFESA CIVIL NA ESCOLA
AVALIAÇÃO MÓDULO II GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
NR 20-Líquidos combustíveis e inflamáveis
Gabinete Municipal de Protecção Civil de Odivelas
OBJETIVO Orientar os empregados, prestadores de serviços e visitantes para que possam de forma organizada, atuar e controlar uma situação de emergência.
DIA ESTADUAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES
PLANO DE EMERGÊNCIA E DE EVACUAÇÃO
Técnico Superior de Higiene e Segurança do Trabalho
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA
Formação da Brigada de Incêndio
Segurança no Laboratório
Plano de Emergência Ricardo Rodrigues Serpa.
BRIGADA DE INCÊNDIO “A atuação da brigada de incêndio define as conseqüências que um princípio de fogo irá causar: um simples registro de incidente ou.
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
Projecto “Escola Segura”
Trabalho de Instrução de Bombeiros (TIB)
Introdução Toda empresa com potencial de gerar uma ocorrência anormal, cujas conseqüências possam provocar sérios danos a pessoas, ao meio ambiente e a.
Análise de Plano de Emergência Escola Dom Afonso Henrique
Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS
Prof. Adinan Mendonça AULA 2 – MÁQUINAS EQUIPAMENTOS 1
PGR- Programa de Gerenciamento de Riscos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
PLANO DE EMERGÊNCIA NBR 15219/ Plano de Emergência contra Incêndio / NR- 23 Wellington H.C. da Silva Téc Seg do Trabalho.
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO Iluminação de Emergência
ANÁLISE DE SEGURANÇA DA TAREFA
Plano de ação emergêncial
O QUE FAZER CASO VOCÊ SE DEPARE COM UM PRINCÍPIO DE INCÊNDIO:
Marcelo Kressin Técnico em Segurança do Trabalho
Equipamento de Proteção Individual (EPI) NR - 6
Comportamento no Ambiente do Trabalho
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
PROCEDIMENTO PARA ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA
Marcelo Gomes dos Santos
ROTEIRO PARA INSPEÇÃO EM DROGARIAS
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
CURSO BRIGADA DE INCÊNDIO
Equipamentos de Proteção Individual - EPI (NR 6)
NR-23 – Proteção contra Incêndio
Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança
SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ENGENHARIA E MEDICINA DO TRABALHO SESMET
Treinamento de uso e conservação de epis
Sinalização de Emergência
Perigo.
transporte e armazenamento
transporte e armazenagem de produtos perigosos
Informações sobre as atividades a realizar no domínio da segurança
Higiene do trabalho “Conjunto de normas e procedimentos voltado para a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
SIMULADO EXERCICIO DE ALERTA
BRIGADAS ESCOLARES - DEFESA CIVIL NA ESCOLA
TREINAMENTO E EVACUAÇÃO DE ÁREA
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS
PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA DE TONDELA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS Responsável Segurança Agostinho Silva ESCOLA.
PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA
6º Grupamento de Bombeiros de Nova Friburgo
Segurança na Construção Civil Alunos: Osmair Storrer Claudemir Pereira dos Santos.
Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo
EXERCÍCIO DE EVACUAÇÃO SEGURANÇA Saudação Caros colegas, aqui estão reunidas um conjunto de informações essenciais para o bom desempenho das nossas funções,
Plano de Emergência Interno ESTG - Leiria
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP EMPRESA: STEFANINI CONSULTORIA – / CURSO: BRIGADISTA BÁSICO (16 HORAS) A proteção e combate a incêndio é um.
Transcrição da apresentação:

PLANO DE FUGA ABANDONO DE ÀREA PROCEDIMENTO DE SEGURANÇA ACALANTO/BABY BRINK

DESCRIÇÃO DAS DEPENDÊNCIAS DA ACALANTO NOME: PLÁSTICOS ACALANTO ENDEREÇO: RUA DEJANIRA MARIA BASTOS, S/N CAJI- LAURO DE FREITAS-BA GRAU DE RISCO: 3 ATIVIDADE: FABRICAÇÃO DE BRINQUEDOS ÁREA TOTAL: 8000 M2 MEIOS DE ESCAPE: SAÍDAS LATERAIS, SINALIZADAS POR PLACAS INDICATIVAS,LUZES DE EMERGÊNCIA EM CASO DE CORTE DE ENERGIA, SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR MEIO DE SIRENES. EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA: EXTINTORES DE INCÊNDIO PORTÁTEIS, SISTEMA DE HIDRANTES,ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA. BRIGADA DE INCÊNDIO: 20 BRIGADISTAS RISCO EM POTENCIAL: Incêndio Substâncias Inflamáveis Plásticos MEIOS DE AJUDA EXTERNA: CORPO DE BOMBEIROS FONE-193

PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA QUE CONTEMPLAM ABANDONO DE ÀREA ANÁLISE PRIMARIA: Sempre que houver uma suspeita de princípio de incêndio( por calor, cheiro, fumaça e outros meios), o mesmo deverá ser investigado. Nunca deverá ser subestimada uma suspeita. ALARME: Ao ser detectado um princípio de incêndio real, deverá ser acionado o alarme de incêndio ou seja um sinal sonoro sirene num toque intermitente de 50 segundos. ANÁLISE SECUNDÁRIA: Após identificação do local sinistrado, os brigadistas de plantão deverão análisar a emergência e dar os primeiros combates contra o fogo, caso não der para controlar a situação, deverá acionar o Corpo de Bombeiros mais próximo. CORTE DE ENERGIA: Caso necessário, deverá ser providenciado o corte de energia elétrica(parcial ou total) o corte geral deverá ser executado pelo pessoal da Manutenção que deverá estar a disposição do chefe da brigada.

Objetivo e Definições Elaboração de regras de acordo com as normas técnicas atuais, visando proteger a vida e o patrimônio, bem como reduzir as conseqüências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente. Definições: Emergência: Sinistro ou risco iminente que requeira ação imediata Plano de fuga Plano estabelecido em função dos riscos da empresa, para definir a melhor utilização dos recursos materiais e humanos em situação de emergência. Risco: Possibilidade de perda material ou humana Risco Iminente: Risco com ameaça de ocorrer brevemente e que requer ação imediata. Sinistro: Ocorrência de prejuízo ou dano, causado por incêndio ou acidente, em algum bem. Profissional Habilitado: Profissional com formação em Segurança do Trabalho, devidamente registrado nos órgão e conselhos competentes.

Referências Normativas As normas a seguir relacionadas contên disposições que, ao serem citadas neste texto, constituem prescrições para melhor serem discritas. As edições indicadas estão em vigor no momento da publicação. Nornas Utilizadas na elaboração deste plano de fuga NBR 14.276/99 Programa de Brigada de Incêndio Portaria Ministerial(MTb) 3.214/78 – NR-23

AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE Gerência de Planta Técnico de Segurança Brigadistas Cipeiros Lider de Equipe Objetivo: Atender os Procedimentos Praticar os Exercícios Simulados

ROTINA DE ABANDONO DE ÀREA O procedimento estabelecido e implementado para abandono da unidade fabril da Plásticos Acalanto, será mediante sinal sonoro, com deslocamentos através de rotas de fugas e acesso aos pontos de encontro estabelecidos. Esta rotina de exercícios simulados será registrada em livro de Ata.

AVISO SONORO Na hipótese de uma emergência. Será acionado pelo responsável da Brigada ou pelos Cipeiros.

ROTA DE FUGA Rota estabelecida para que sirva de orientação aos colaboradores no momento de abandono do ambiente de trabalho na ocorrência de Alarme Sonoro. As Rotas de Fugas de eventual ocorrência de incêndio nas unidades da Plásticos Acalanto numa emergência.Não será através de sinalização de solo porém a evacuação do ambiente fabril será através de placas indicativas e fluorescentes(visíveis no escuro). A falta de Energia gerada numa eventual emergência Nas unidades da Plásticos Acalanto, será suprida por lâmpadas de emergência, indicando assim os corredores e saídas de suas dependências.

PONTOS DE ENCONTROS O local seguro de encontro dos colaboradores,foi definido por brigadistas e Membros da Cipa da Acalanto,que após a evacuação de sua dependência fabril os colaboradores se reunirão do lado externo da fábrica em local pré-definido. O acesso a este local se dará através de 04 pontos. Ponto 01-Saída pela porta localizada no Setor de Corte. Ponto 02-Saída pela porta localizada no Setor dos Fornos. Ponto 03-Saída pela porta localizada no Setor da Administração. Ponto 04-Saída pela porta localizada no Setor da Expedição

CONFERÊNCIA DOS COLABORADORES Na hipótese de uma eventual emergência nas dependências da Plásticos Acalanto, após a evacuação das pessoas do interior da unidade fabril, haverá verificação por parte dos cipeiros brigadistas e lideres de equipe se todos os colaboradores deixaram o local. Os lideres de equipe verificarão se sua equipe está presente Realizar buscas nos pisos e locais fechados. Cronometrar o tempo de evacuação, se numa saída houver fila demorada orientar os colaboradores para sair por uma mais próxima.

EXECUÇÃO DO PLANO DE FUGA Este plano de fuga será executado segundo as orientações de pessoal responsável pela elaboração do mesmo, cabendo a chefia o encargo de audita-lo e coloca-lo am prática para assim prevenir os colaboradores sobre os riscos de um iminente sinistro. Os colaboradores estarão no encargo de cumprir e colaborar com estas instruções de alerta sobre uma possível emergência real.

Elaboração/Bibliografia SESMT-ACALANTO/BABY BRINK RESPONSÁVEL TÉCNICO: Robson Macedo dos Santos. Reg. Mtb nº BA/000335.2 BIBLIOGRAFIA: Suplimento especial revista proteção-Setembro de 1997 Conceitos básicos orientados pelo Corpo de Bombeiros de Porto Alegre