Sistema Econômico / Organização Econômica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À ECONOMIA.
Advertisements

Economia do Setor Público Professor: Fábio Heleno Mourão da Costa
CONCEITOS PRELIMINARES
Economia e Gestão Financeira
OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
ECONOMIA INTRODUÇÃO.
MICROECONOMIA INTRODUÇÃO.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA A CIRCULAÇÃO NUMA ECONOMIA DE MERCADO CANO, Wilson. Introdução à Economia: uma abordagem crítica. 2 ed. São Paulo: UNESP, p.
Disciplina : Introdução a Economia (2) Professor Ms Regis Ximenes
MACROECONOMIA AULA 1.
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia

Economia e Mercado 3ª AULA.
DISCIPLINA: ECONOMIA E GESTÃO
ECONOMIA EMPRESARIAL.
INTRODUÇÃO Definições de Economia
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
Prof. William de Souza Barreto
INTRODUÇÃO À ECONOMIA.
Instrumentos de Política Macroeconômica
ECONOMIA E MERCADO – SISTEMA ECONÔMICO
Economia POLÍTICA Unidade 01
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS MERCADO: PROBLEMAS ECONÔMICOS Prof.. José Stênio Sousa.
MICROECONOMIA.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Noções gerais de Economia
Fundamentos de economia
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
Trabalho de geografia E.E.Bráz Sinigáglia
Macroeconomia ..
ECONOMIA Aula 1 – António Albano Baptista Moreira.
UNIDADE I- FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
ECONOMIA Aula 1 – António Albano Baptista Moreira.
Assuntos preliminares
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Sessão IV. A Circulação em uma economia de mercado
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
Economia e Análise de Mercado
SISTEMA CAPITALISTA X SISTEMA SOCIALISTA
PRINCIPAIS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA – SISTEMAS ECONÔMICOS
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
TSJ Economia 2º ano.
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
PARTE I Introdução à Economia.
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
Economia Conceitos Básicos.
PROTECIONISMO X LIBERALISMO
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 05 Fluxo Circular da Renda e os conceitos de Demanda, Oferta e Estrutura de.
Capitalista Socialista Misto
Objetivos e Instrumentos
Transcrição da apresentação:

Sistema Econômico / Organização Econômica Um sistema econômico pode ser definido como a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. É um particular sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam buscando uma melhoria no padrão de vida e bem-estar. Os elementos básicos de um Sistema Econômico são: - Estoque de recursos produtivos ou fatores de produção: aqui se incluem os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital, a terra, as reservas naturais e a tecnologia; -Complexo de unidades de produção: constituído pelas empresas; - Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais: que são a base da organização da sociedade. .

Sistemas Econômicos / Organização Econômica Principais formas: Economia de Mercado (ou descentralizada, tipo capitalista): É regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção; Economia Planificada (ou centralizada, tipo socialista): Nesse sistema as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade pública dos fatores de produção, chamados nessas economias de meios de produção, englobando os bens de capital, terra, prédios, bancos, matérias-primas.

Economia de Mercado - Sistema de Concorrência Pura(sem interferências do governo): Em economias de mercado, a maioria dos preços dos bens, serviços e salários é determinada predominantemente pelo mecanismo de preços, que atua por meio da oferta e da demanda dos fatores de produção - Sistema de Concorrência Mista(com interferência governamental): Principalmente a partir de 1930, passaram a predominar os sistemas de economia mista, no qual ainda prevalecem as forças de mercado, mas com a atuação do Estado, tanto na alocação e distribuição de recursos como na própria produção de bens e serviços, nas áreas de infra-estrutura, energia, saneamento e telecomunicações.

Sistema de concorrência Pura Laissez-faire: O mercado resolve os problemas econômicos fundamentais (o que e quanto, como e para quem produzir), como guiados por uma mão invisível, sem a intervenção do governo. Mecanismo de Preço Promove o equilíbrio dos mercados

Sistema de Concorrência Pura Excesso de oferta (escassez de demanda) Formam-se estoques Redução de preços Até o equilíbrio Existirá concorrência entre empresas para vender os bens aos escassos consumidores.

Existirá concorrência entre consumidores para compra. Sistema de Concorrência Pura Excesso de demanda (escassez de oferta) Formam-se filas Tendência ao aumento de preços Até o equilíbrio Existirá concorrência entre consumidores para compra.

Sistema de concorrência pura O QUE e QUANTO produzir ? (o que) Decidido pelos consumidores (soberania do consumidor). (quanto) Determinado pelo encontro da oferta e demanda de mercado. COMO produzir ? Questão de eficiência produtiva. Resolvido no âmbito das empresas. PARA QUEM produzir ? Decidido no mercado de fatores de produção (demanda e oferta de fatores de produção). Questão distributiva.

Sistema de Concorrência Pura Base da filosofia do liberalismo econômico. (Advoga a soberania do mercado, sem interferência do Estado. Este deve responsabilizar mais com justiça,paz, segurança, e deixar o mercado resolver as questões econômicas fundamentais).

Sistema de concorrência pura Mercado de Bens e Serviços Oferta de bens e serviços Demanda de bens e serviços O que e quanto produzir Empresas Como produzir Famílias Para quem produzir Demanda de serviços dos fatores de produção. Oferta de serviços dos fatores de produção Mercado de Fatores de Produção (mão-de-obra, terra, capital)

Sistema de Concorrência Pura Críticas: - Grande simplificação da realidade; - os preços podem variar não devido ao mercado mas, em função de: - força de sindicatos ( através dos salários que remuneram os serviços de mão-de-obra); - poder de monopólios e oligopólios na forma- ção de preços no mercado; - intervenção do governo (impostos, subsídios, tarifas, política salarial, fixação de preços mí- nimos, política cambial);

Sistema de Concorrência Pura Críticas : (cont..) - o mercado sozinho não promove perfeita alocação de recursos. Em países pobres, o Estado tende a promover a infra-estrutura básica, que exigem altos investimentos, com retornos apenas a longo prazo, afastando o setor privado; - o mercado sozinho não promove perfeita distribuição de renda, pois as empresas estão procurando a obtenção do máximo lucro, e não com questões distributivas.

Sistema de Mercado Misto O papel econômico do governo Predominância : Sistema de mercado, próximo ao da concorrência pura. Séc. XVIII - XIX O mercado sozinho não garante que a economia opere sempre com pleno emprego dos seus recursos. Necessitando de maior atuação do Setor Público na economia. Início do Séc. XX Evitar as distorções alocativas e distributivas De que forma ?

Sistema de Mercado Misto Atuação do setor público: - Atuação sobre a formação de preços, (via impostos, etc.); -Complemento da iniciativa privada (infra-estrutura, etc.); - Fornecimento de serviços públicos; - Fornecimento de bens públicos (não vendidos no mercado. Exemplo: educação, segurança, justiça, etc.); - Compra de bens e serviços do setor privado.

Economia Centralizada Agência ou Órgão Central de Planejamento decide a forma como resolver os problemas econômicos fundamentais. Meios de produção Estado Matéria-prima, residência, capital. Meios de sobrevivência Indivíduos Carros, roupas, televisores, etc.

Economia Centralizada Características: Processo Produtivo: os preços representam apenas recursos contábeis que permitem o controle da eficiência das empresas (não há desembolso monetário); Distribuição do Produto: os preços dos bens de consumo são determinados pelo governo Repartição do lucro: Governo, investimento da empresa e o restante dividido entre os administradores e os trabalhadores.

Sistemas Econômicos - Síntese Mercado Centralizada Propriedade Privada X Propriedade Pública Problemas econômicos fundamentais resolvidos pelo mercado pelo orgão central Maior eficiência alocativa Maior eficiência distributiva

Funcionamento de uma economia de mercado: fluxos reais e monetários. FLUXO REAL DA ECONOMIA Mercado de bens e serviços Demanda Oferta Empresas Família Demanda Oferta Mercado de fatores de produção

FLUXO MONETÁRIO DA ECONOMIA Pagamento dos bens e serviços Empresas Família Remuneração dos fatores de produção Unindo os fluxos real e monetário da economia temos o chamado fluxo circular de renda.

MERCADO DE BENS E SERVIÇOS (onde se formam os preços dos bens) Demanda de bens e serviços (demanda de calçados, alimentos serviços de transporte etc.) Oferta de bens e serviços (oferta de calçados, alimentos, serviços de transportes etc.) O quê e quanto produzir COMO CONSUMIDORES DE BENS E SERVIÇOS COMO VENDEDORES DE BENS E SERVIÇOS FAMÍLIA Como produzir Empresas COMO PROPRIETÁRIOS DOS FATORES DE PRODUÇÃO COMO COMPRADORES E FATORES DE PRODUÇÃO Demanda de serviços dos fatores de produção (Mão-de-obra, terra, capital) Oferta dos serviços de produção (Mão-de-obra, terra, capital) Para quem produzir MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO (onde se formam os preços dos fatores) Fluxo monetário Fluxo real (bens e serviços )