TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA WEB

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Transcrição da apresentação:

TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA WEB INTERNET OU “A NET” – é um sistema mundial de redes de computador, uma rede de redes, uma facilidade pública, corporativa e auto-sustentável, acessível a centenas de milhões de pessoas no mundo inteiro. WORLD WIDE WEB OU WWW – é um aplicativo que usa as funções de transporte da internet; possui padrões aceitos universalmente para armazenar, recuperar, formatar e exibir informações por meio de uma arquitetura cliente/ servidor. INTRANET – é uma rede privada, normalmente dentro de uma empresa, que utiliza tecnologias Web, como navegadores e protocolos da Internet; separada da internet por um gateway de segurança, como um firewall. As intranets são usadas para atividades do grupo de trabalho e compartilhamento distribuído dos projetos dentro da empresa. EXTRANET – é uma rede protegida que conecta várias intranets por meio da internet; permite que duas ou mais empresas se comuniquem e colabore de maneira controlada. Forma uma rede virtual maior, que permite que os usuários remotos se conectem com segurança pela Internet à intranet principal da empresa.

ALGUMAS DEFINIÇÕES ÚTEIS SISTEMAS EMPRESARIAIS: sistemas ou processos que envolvem a empresa inteira ou suas partes principais. Nosso foco será o ERP(Enterprise Resource Planning) que é um sistema integrado de gestão que suporta a cadeia de fornecimento interno e parceiros comerciais, e CRM(Customer Relationship Management) gerenciamento do relacionamento com o cliente. CADEIA DE FORNECIMENTO: o fluxo de materiais, informações, dinheiro e serviços desde os fornecedores de matéria-prima, passando pelas fábricas e armazéns, até os consumidores finais; inclui as organizações e os processos envolvidos que criam e entregam produtos, informações e serviços aos consumidores finais. Esta cadeia compreende compras, fluxo de pagamentos, manuseio de materiais, planejamento e controle de produção, logística e controle de estoques, distribuição e entregas. GERENCIAMENTO DA CADEIA DE FORNECIMENTO (SCM – Supply Chain Management) tem como função planejar, organizar e otimizar uma ou mais atividades da cadeia de fornecimento. CADEIA DE FORNECIMENTO ELETRÔNICO: é gerenciada eletronicamente, em geral com sofware baseado na Web, automatiza o fluxo de informações(produtos físicos, suprimentos, demanda, carregamento, pedidos, pagamentos, etc).

SITEMAS LOGÍSTICOS: ERP (Enterprise Resource Planning) É uma das ferramentas mais bem-sucedidas para gerenciar cadeias de fornecimento, sobretudo as internas. Software que integra o planejamento, gerenciamento e uso de todos os recursos na empresa inteira. É um sistema integrado de gestão. É composto d conjuntos de aplicações que automatizam as operações de back-end de rotina(como finanças, controle de estoque e programação), pode ajudar as empresas a realizarem tarefas como o atendimento de pedidos. O principal objetivo do ERP é integrar todos os departamentos e fluxo de informação funcionais de uma empresa em um único sistema de computador que possa atender a todas as necessidades da empresa.

Maneiras de implementar um ERP Auto desenvolver um programa integrado, vinculando pacotes funcionais existentes. A opção mais rápida e/ou menos cara, é usar software de ERP integrado disponível comercialmente(pacotes). Pode-se também alugar sistemas de ERP de um provedor de serviços de aplicação(ASP), uma grande vantagem do sistema de aluguel é que pode ser alugado apenas módulos relevantes. CONTEÚDO DE SOFTWARE DO ERP É composto de módulos para gerenciar todas as atividades de rotina realizadas por uma empresa. Por exemplo, uma pacote de ERP, para uma indústria incluiria módulos que lidam com programação de produção, controle de estoque, recebimentos de pedidos de vendas, coordenação de entregas e atendimento ao cliente pós-venda.

SISTEMAS LOGÍSTICOS: CRM(Customer Relationship Management) É um esforço em nível empresarial para conquistar e conservar clientes, normalmente apoiada em TI. É um método que reconhece que os clientes são a base da empresa e que o seu sucesso depende de gerenciar corretamente as relações com eles. CRM consiste em tratar diferentemente clientes diferentes, já que nenhum é exatamente igual ao outro. Promovem a participação ativa dos clientes no desenvolvimento de produtos, serviços e soluções. A empresa deve interagir continuamente com o cliente de forma individual. Tudo isso promove a fidelidade do cliente e, consequentemente, favorece na lucratividade da empresa.

TIPOS DE CRM Operacional: está relacionado com as funções empresariais típicas envolvendo atendimento ao cliente, gerenciamento de pedidos, estoque/ cobrança e automação e gerenciamento de vendas/ marketing. Analítico: envolve atividades que capturam, armazenam, extraem, processam, interpretam e apresentam dados de cliente para um usuário corporativo,q eu, então, os analisa como necessário. Colaborativo: trata de toda comunicação, coordenação e colaboração necessárias entre vendedores e clientes. APLICAÇÃO DO CRM  Voltada para o cliente - incluem todas as áreas onde os clientes interagem com a empresa: call-centers, automação de força de vendas e automação de serviço de campo.  De contato com o cliente – os clientes interagem diretamente com as aplicações. Através de self-service, gerenciamento de campanha e comércio eletrônico de finalidade geral.  De inteligência centrada no cliente – destinada a analisar os resultados do processamento operacional e usar o resultado da análise para melhorar as aplicações de CRM. O relatório, o armazenamento e a extração de dados.  De rede on-line – refere aos módulos que viabilizam a construção de relações pessoais com uma grande variedade de pessoas no setor. Como as salas de chat e os grupos de discussões.