O IDEAL DAS LEIS E POLITICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
Advertisements

Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Por que Monitorar e Avaliar?
Especialização em Gestão de Políticas Públicas Especialização em Gestão de Políticas Públicas Aula 2: Estado, Mercado e Desenvolvimento Econômico Carlos.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Administração Estratégica
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
I- Concepção de Educação
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: A-01 PROF. ROGÉRIO JOSÉ DE ALMEIDA.
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
Socialismo.
um desafio contemporâneo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
FORTALECIMENTO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA – FSSTIB Treinamento Sub-programa 2 e GT Diversidade Conceitos-chave Ana Claudia.
Educação inclusiva: uma questão de direitos humanos
Políticas Públicas Municipais
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Breve Histórico da Deficiência
A PERGUNTA INICIAL: Estamos promovendo a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva?
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
Os Desafios da Inclusão à Educação O processo de inclusão desafia todos os sistemas educacionais, públicos e particulares,
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
Dra.Nadia A. Bossa Inclusão Social.
Buenos Aires, Argentina Prefeitura Municipal de Campinas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL O Professor de Educação Infantil versus os alunos especiais.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
História da Educação Especial e Inclusão Escolar
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Categorias específicas do Direito Urbanístico
Deficiência Mental Leve
Ministério Público do Trabalho
Cumprimento dos direitos sociais.  Estado de Bem-Estar Social, no qual o Estado é organizador da política e da economia, encarregando-se da promoção.
Aluno: Elisangela Carvalho S de Andrade
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
ORÇAMENTO PÚBLICO ORIGEM E EVOLUÇÃO.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Agenda Social Eixo Cidadania e Direitos Humanos Pessoas com Deficiência Secretaria Especial.
Análise Diagnóstica da Educação Municipal Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
CARACTERIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
ILDÊNES MARIA PEREIRA PORTO NUBIANE ISACKSSON SANTOS
Campina Grande Outubro 2015
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Adotada pela ONU em 21 de dezembro de 1965, apresentou como precedentes históricos o ingresso de dezessete novos países africanos nas Nações Unidas em.
NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
História, legislação e Políticas Públicas Santos, 2012
Para começo de conversa O que vocês entendem por Educação Inclusiva na EJA?
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada VI Encontro Agosto / 2015 PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada VI Encontro Agosto / 2015 SECRETARIA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Aula 2: Função social da Escola: educação como direito
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: Perspectivas para uma sociedade que envelhece Jefferson Ricardo Ferreira Chaves Consultor Legislativo.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
Transcrição da apresentação:

O IDEAL DAS LEIS E POLITICAS INCLUSIVAS

OBJETIVO Mostrar o que seria o Ideal quando se trata de políticas de inclusão das pessoas com deficiência.

A DINÂMICA DA INCLUSÃO E EXCLUSÃO NO BRASIL. ANALISE HISTÓRICA E SOCIOLÓGICA INDUSTRIALIZAÇÃO MIGRAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS URBANIZAÇÃO ETC

EFEITOS DESSE PROCESSO DIFERENCIAÇÃO DO CONSUMO DESIGUALDADE CONCENTRAÇÃO DE RENDA NOVOS COSTUMES (CASAMENTO/RELIGIÃO/FAMILIA)

PARA ENTENDER AS DIFICULDADES QUE SE APRESENTAM NA IMPLEMENTAÇÃO DAS POLITICAS DE INCLUSÃO É NECESSÁRIO ATENTAR PARA A DINÂMICA SOCIAL NA QUAL ESTÃO INSERIDOS.

MARCOS LDB (1961) CONSTITUIÇÃO DE 1988 LDB (1996) ECA 1990 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – 2001

A IDÉIA DE UMA SOCIEDADE INCLUSIVA FUNDAMENTA-SE NA MESMA FILOSOFIA QUE RECONHECE E VALORIZA A DIVERSIDADE, COMO CARACTERISTICA INERENTE À CONSTITUIÇÃO DE QUALQUER SOCIEDADE.

Leis integracionistas e inclusivas. A legislação é meio mais importante para acabar com a discriminação da sociedade. Existem dois tipos de leis para pessoas com deficiência: as gerais e as especificas.

LEIS GERAIS INTEGRACIONISTAS E INCLUSIVAS Leis Gerais Integracionistas são aquelas que contêm dispositivos separados sobre a pessoa com deficiência para lhe garantir algum direito, beneficio. Leis Gerais inclusivas seriam aquelas que, sem mencionar este ou aquele segmento da população, dão clara garantia de direito, beneficio ou serviço a todas as pessoas, sem distinção de cor, gênero ou deficiência. Este tipo de lei ainda está por ser formulado.

LEIS ESPECÍFICAS INCLUSIVAS A pessoa com deficiência terá direitos assegurados mediante modificações no ambiente físico e humano que facilitem o exercício desses direitos: Lei dos Americanos com Deficiência (EUA,1990; Augustsson,1991); No Brasil, o decreto nº 5.296, de 2/12/04; Outro decreto nº 5.598, de 1º/12/05, que estabelece modificações nas empresas para a contratação de aprendizes com deficiência.

Políticas integracionistas e inclusivas. Políticas sociais – valores prevalecem de acordo com década de 80; Conceito mais importante: “ as pessoas com deficiência e/ou suas organizações nos níveis local,nacional, regional e internacional, devem ser incluídas no processo decisório em todas as etapas de planejamento, implementação, monitoramento (supervisão) e avaliação de políticas e programas de atendimento à pessoa com deficiência”(Sassaki,1993,p12);

Velhas políticas vão sendo lapidadas – novas políticas sociais mais compatíveis com a atual filosofia de vida independente. (Declaração Salamanca (Unesco, 1994) e Normas sobre a Equiparação de Oportunidades para pessoas com deficiência (Nações Unidas,1996).

BIBLIOGRAFIA LAPLANE, Adriana. Uma análise das condições para a implementação de políticas de educação inclusiva no Brasil e na Inglaterra. UNICAMP. Campinas, SP. 2006