PLANEJAMENTO na EDUCAÇÃO 10 NÍVEL FEDERAL - ESTADUAL - MUNICIPAL PLANEJAMENTO das INSTITUIÇÕES e dos CURSOS 20 NÍVEL PDI - PLANO de DESENVOLVIMENTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As leis e o ensino de filosofia
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Avaliação dos componentes curriculares 2011
Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Trabalho Docente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
OS DIFERENTES NÍVEIS DE ABRANGÊNCIA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Didática e Metodologia no Ensino Superior
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Aula 2- Silvana Pós- Planejamento curricular
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento.
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Os objetivos.
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
A função do professor interlocutor
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Metodologia de Ensino e Extensão
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Metodologia de Ensino e Extensão
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Roteiro de observação de estágio
DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 1º SEM/2011.
Planejamento de Ensino
Construção de Itens de Avaliação de Impacto em Profundidade
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Professor: José Medina
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Por que o jornal na escola?
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA PLANO DE AULA. O plano de aula procura fazer uma previsão do desenvolvimento dos conteúdos e de todas as atividades, docentes.
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO na EDUCAÇÃO 10 NÍVEL FEDERAL - ESTADUAL - MUNICIPAL PLANEJAMENTO das INSTITUIÇÕES e dos CURSOS 20 NÍVEL PDI - PLANO de DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PROJETO PEDAGÓGICO (PPP) PLANEJAMENTO das DISCIPLINAS PLANEJAMENTO das AULAS 30 NÍVEL

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL Lei № 9.394, de 20 de dezembro de 1996 CAPITULO IV - DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Artigo 45 §10: ”As instituições informarão aos interessados, antes de cada período letivo, os programas dos cursos e demais componentes curriculares, sua duração, requisitos, qualificação dos professores, recursos disponíveis e critérios de avaliação, obrigando-se a cumprir as respectivas condições”.

U T O P I A MISSÃO SOCIAL O que se pretende com a Instituição PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – P.D.I. MISSÃO SOCIAL O que se pretende com o curso PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO O que se pretende na área do conhecimento PLANO DE ENSINO (DE DISCIPLINA) Concretização do Plano de Ensino na relação Professor / Aluno PLANO DE AULA

SEM PLANEJAMENTO CURRICULAR O PROFESSOR - age ao sabor dos ventos - cotidiano em sala de aula: predominância da improvisação (resolver necessidades imediatas) - sem relevância de resultados  desgaste da imagem - sucumbe às pressões do “imediatismo” PLANEJAR = assumir compromisso de trabalho Planejamento Currículo Escolar

PLANEJAMENTO CURRICULAR PLANEJAMENTO É O OPOSTO DE IMPROVISAÇÃO PLANEJAMENTO  PLANO PLANEJAMENTO CURRICULAR

PROJETO PEDAGÓGICO (PPP) PLANO de ENSINO de DISCIPLINA PLANEJAMENTO CURRICULAR PROJETO PEDAGÓGICO (PPP) PLANO de ENSINO de DISCIPLINA PLANO de AULA

COMPONENTES do CURRÍCULO OBJETIVOS CONTEÚDO MÉTODO AVALIAÇÃO

JUSTIFICATIVA e EMENTA abrangência, seqüência, coerência e PLANEJANDO O ENSINO DA DISCIPLINA: PECULIARIDADES DA DISCIPLINA SISTEMATIZAÇÃO NECESSIDADES DO ALUNO - ROTEIRO DO TRABALHO DOCENTE - CAMINHADA DO ALUNO À APRENDIZAGEM JUSTIFICATIVA e EMENTA OBJETIVOS - CONTEÚDO - MÉTODOS - AVALIAÇÃO abrangência, seqüência, coerência e flexibilidade

PLANO de ENSINO de DISCIPLINA adaptado de Nérici, I.G. (1980) e Turra et al (1975) Curso: Semestre: Disciplina: Carga horária: Departamento: Número de Créditos: Pré-requisitos: Período: Professor Responsável: Horário semanal: JUSTIFICATIVA EMENTA OBJETIVOS UNIDADES TEMÁTICAS (CONTEÚDO) MÉTODOS DE ENSINO ESTRATÉGIAS MEIOS DE ENSINO AVALIAÇÃO BIBLIOGRAFIA (REFERENCIAS)

PLANO DE AULA adaptado de Nérici, I.G. 1980 - Disciplina - Tema - Professor responsável - Duração - Objetivos - Unidades temáticas (conteúdo) Método (s) de ensino - Meio (s) de ensino - Avaliação - Bibliografia (Referências ou Consultas) ESTRATÉGIAS

OBJETIVOS EDUCACIONAIS SISTEMA ENSINO / APRENDIZAGEM objetivus ENSINAR  APRENDER SISTEMA ENSINO / APRENDIZAGEM ALUNO = CENTRO RELAÇÃO ENTRE: “O QUE DEVE SER ENSINADO” / “O QUE DEVE SER APRENDIDO”

OBJETIVOS EDUCACIOINAIS LINGUAGEM OPERACIONAL classificação LONGO PRAZO ou LONGO ALCACE MÉDIO PRAZO ou MÉDIO ALCANCE CURTO PRAZO ou CURTO ALCANCE LINDSQUIT (1951): IMEDIATOS e ÚLTIMOS

OBJETIVOS EDUCACIOINAIS LINGUAGEM OPERACIONAL SISTEMATIZAÇÃO TAXINOMIA de BLOOM e col. (1956) COGNITIVO AFETIVO MOTOR

TAXINOMIA DE BLOOM CONHECIMENTO COMPREENSÃO DOMÍNIO COGNITIVO RESOLUÇÃO DOMÍNIO COGNITIVO ATITUDE POSTURA APRECIAÇÃO INTERESSE VALORES DOMÍNIO AFETIVO REFLEXOS MOVIMENTOS BÁSICOS HABILIDADES FÍSICAS HABILIDADES PERCEPTUAIS DOMÍNIO MOTOR

LINGUAGEM OPERACIONAL O F R I T N A A M L E T C O M P I O N R I T C A I M A E L N T SISTEMA ENSINO / APRENDIZAGEM

CONHECIMENTO - COMPREENSÃO APLICAÇÃO - ANÁLISE - SÍNTESE TAXINOMIA DE BLOOM DOMÍNIO COGNITIVO 6 (seis) SUBDOMÍNIOS CONHECIMENTO - COMPREENSÃO APLICAÇÃO - ANÁLISE - SÍNTESE AVALIAÇÃO

verbos de ação operacionais e mensuráveis TAXINOMIA DE BLOOM DOMÍNIO COGNITIVO especificação verbos de ação operacionais e mensuráveis definir / conceituar construir aplicar analisar avaliar julgar selecionar

(operacionais e mensuráveis) TAXINOMIA DE BLOOM DOMÍNIO COGNITIVO especificação verbos de ação (operacionais e mensuráveis) jamais usar (nunca) conhecer, saber, compreender, entender, pensar.... ministrar, explicar, mostrar

DOMÍNIO AFETIVO ATITUDES POSTURA INTERESSE APRECIAÇÃO VALORES TAXINOMIA DE BLOOM DOMÍNIO AFETIVO ATITUDES POSTURA INTERESSE APRECIAÇÃO VALORES KRATHOWOHL e col. (1964)

TAXINOMIA DE BLOOM DOMÍNIO AFETIVO 5 (cinco) SUBDOMÍNIOS RECEPTIVIDADE - RESPONSIVIDADE - AVALIAÇÃO ORGANIZAÇÃO - CARACTERIZAÇÃO EM FUNÇÃO DE UM VALOR ou DE UM CONJUNTO DE VALORES

DOMÍNIO AFETIVO EXEMPLO GERAL 1- RECEPTIVIDADE: assistir aula 2- RESPONSIVIDADE: fazer anotações 3- AVALIAÇÃO: prefere assistir aula de que ficar jogando baralho no Centro Acadêmico 4- ORGANIZAÇÃO: antecipadamente organiza-se e planeja-se para assistir as aulas 5- CARACTERIZAÇÃO EM FUNÇÃO DE UM VALOR: demonstra abertamente estar comprometido com a sua formação acadêmica em Medicina Veterinária

ANTÍ-EXEMPLOS DO DOMÍNIO AFETIVO SIMPATIZAR-SE COM... ESTAR CIENTE DE... DAR IMPORTÂNCIA A...

HABILIDADES PERCEPTUAIS TAXINOMIA DE BLOOM DOMÍNIO MOTOR HARROW E COL. (1972) MOVIMENTOS BÁSICOS REFLEXOS HABILIDADES FÍSICAS HABILIDADES PERCEPTUAIS

SEM CLAREZA DOS OBJETIVOS PROFESSOR SEM CLAREZA DOS OBJETIVOS PLANEJAMENTO ?

SÃO OS OBJETIVOS QUE AJUDAM O PROFESSOR A: - Elaborar o conteúdo; - Escolher as estratégias mais adequadas para facilitar a aprendizagem; - Desenvolver habilidades intelectuais; - Inculcar atitudes; Direcionar a avaliação discente; Dar ênfase ao CONTEXTO e não simplesmente ao conteúdo. ELIMINAR A INCOMODA TAREFA DE FAZER O ALUNO: 1- “Adivinhar” o que o professor quer que ele saiba; 2- Contestar a validade da aula e até mesmo da disciplina.

SELECIONAR NA LISTAGEM OS “TEMAS FÉRTEIS”; “DICAS” PARA A LINGUAGEM OPERACIONAL DE ESPECIFICAÇÃO DE OBJETIVOS (domínio cognitivo) JAMAIS TENTAR ENCONTRAR DE IMEDIATO UM VERBO NAS LISTAS LISTAGEM DE “TAREFAS” OU “ATIVIDADES” QUE SERÃO EXECUTADAS (OU CONTEÚDOS QUE SERÃO ABORDADOS); SELECIONAR NA LISTAGEM OS “TEMAS FÉRTEIS”; 1ª AÇÃO 2ª AÇÃO A LINGUAGEM OPERACIONAL DEVE SER DIRECIONADA À APRENDIZAGEM DESEJADA DOS “TEMAS FÉRTEIS”

PROCURAR NAS LISTAS DE VERBOS OS MAIS ADEQUADOS (QUE POSSAM REFLETIR A APRENDIZAGEM DESEJADA COM HABILIDADES COGNITIVAS, EVITANDO MEMORIZAÇÃO) 3ª AÇÃO - EVITAR ORAÇÕES LONGAS - FRASES CURTAS, COM A MÁXIMA CLAREZA POSSÍVEL, SEM AMBIGUIDADE OU DIFICULDADE DE INTERPRETAÇÃO (FACILITAR A ORGANIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM) LEMBRAR SEMPRE QUE É PELA ESPECIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS QUE VAMOS AVALIAR O DESEMPENHO (O QUE DESEJAMOS QUE O APRENDIZ “SEJA CAPAZ DE....”)