Pbworks – professores e estudantes criando diários virtuais para aprender Matemática Fabiana Fattore Serres – Colégio de Aplicação.

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Pbworks – professores e estudantes criando diários virtuais para aprender Matemática Fabiana Fattore Serres – Colégio de Aplicação da UFRGS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Atividades diz (18:13): gostaria de te perguntar como salva o arquivo da resposta do desafio do wiki Fabi diz (18:15): Ó clica em edit pra editar teu wiki ok? diz (18:15): até ai ok Fabi diz (18:15): na direita tem uma aba que se chama images and files achou? diz (18:15): sim Fabi diz (18:16): dai clica e vai ter um lugar escrito arquivo diz (18:16): tá Fabi diz (18:16): clica no arquivo e procura o teu

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Atividades Oi pessoal A idéia é vocês relatarem neste espaço o que estão aprendendo em aula. Mas não basta dizer qual conteúdo estão aprendendo. É para explicar como vocês entenderam. Vou dar um exemplo. Não basta dizer: Aprendemos a calcular a distância entre dois pontos. É preciso explicar como se calcula a distância entre dois pontos e porque ok? by Profa Fabi Oi Natália!! Escrever é difícil mesmo... Quando nos dizem o que fazer, com números, vamos lá e fazemos, não é?! Mas ter de explicar com palavras é bem mais complicado. Temos de ter os conceitos claros em nossa mente. Agora vamos pensar juntos... O diâmetro de uma circunferência é o seu raio ao quadrado? By Profª Fran. Poxa, é mais difícil do que eu pensei.. tá, acabamos de ver geometria analítica com a circunferência. Para saber se uma equação é uma circunferência, ela precisa seguir o modelo: (a-x)(b-y)=r², onde as coordenadas do centro são os valores de x e y, e o seu diâmetro é o raio ao quadrado. Bom, é isso! :D Beeeijos Nathii

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA O que pensam os alunos “... Com os Wikis, os alunos têm oportunidade de organizar o seu espaço virtual, podendo interagir com os colegas num espaço diferente da sala de aula. O conhecimento vem, de uma forma distinta da convencional, tanto para a própria matemática quanto o referente ao uso do computador.” Aluno da turma 113

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Aprender a aprender

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Aprender a aprender Constatamos que os estudantes participantes desse trabalho: - apresentaram, no decorrer do ano letivo, uma melhora na escrita envolvendo os conceito de Matemática - demonstraram, também via escrita, compreender conceitos de Matemática presentes nos desafios e situações didáticas - apresentaram crescimento em termos de aprendizagem de matemática

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções – Dinâmica do trabalho Grupo 3 – Marina, Laís e João Marina (05/11/2008): Nosso grupo chegou a essa conclusão depois de muitas tentativas, e descobrimos que a função seria f(x)=2^x. Profa Fabi (06/11/2008): Oi eu estava olhando esta função que vocês encontraram aí em cima e pensei: Hummm, se eu colocar 4 na “máquina’ então vai sair 16 daí olhei pro gráfico e fiquei confusa. O que vocês acham? Marina (06/11/2008): Nosso grupo chegou a essa conclusão depois de muitas tentativas, e descobrimos que a função seria f(x)=2^1/x Profa Fabi (07/11/2008): Gente, eu ainda estou confusa. Se eu colocar 4 na máquina agora vai sair 2^1/4. Está certo isso? Vamos pensar mais um pouquinho? Marina (19/11/2008): Fomos no programa e vimos realmente que aquela função deu um gráfico meio confuso. Agora conseguimos entender qual realmente é a função usando a regra básica da propriedade da potência transformando a base em fração e elevando realmente ela no expoente x. beijossssssssss f(x)=2^-x (1/2)^x

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções – Dinâmica do trabalho

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções – Descobertas Sora a gente já descobriu que pra parábola ficar de cabeça pra baixo o “a” tem de ser negativo. Pra subir ou descer a parábola a gente tem de trocar o “c” né? Sora olha só pra ficar pra baixo a gente deixou o “a” negativo, pra descer ela um pouquinho mudamos o c e agora queremos fazer ela caminhar pra direita, a gente acha que dá se a gente trocar o “b” agora mas a gente ainda não descobriu como.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções – Produções

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários virtuais – Ensino Fundamental

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Mestrado em Educação - Dissertação Foi lendo o material e brincando na página Brincar CS, que pude estabelecer a diferença entre Classificação e Seriação, bem como pude perceber que quando trabalhava com os alunos, não utilizava a seriação e sim a classificação Investigar como se dá a “ressignificação do ensinar Matemática” pelas alunas- professoras do curso PEAD Buscar entender quando e como as crianças aprendem Buscar entender mais sobre o trabalho em EAD

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