Avaliação da Aprendizagem em EAD A experiência do PROLICENMUS Forum de EAD da UFRGS Quinta-feira, dia 12 de agosto de 2010 Entre 14h30min e 16h30min Auditório Franz Semmelmann
P rocessos seletivos específicos, sem PEM : ProLicenMus (2007) e MusUAB (prev 2010) Concurso Vestibular Unificado, PEM em discussão: Curso permanente do DEMUS (prev 2012) Polos, Público-alvo e Constituição das Turmas Demanda, Ingresso e Permanência Organização e Matriz Curricular Oferta de Interdisciplinas por Semestre Unidades Semanais de Estudo Sistema de Avaliação Ferramentas Breve Panorama de Resultados Algumas Considerações de Percurso
Polos, público-alvo e constituição das turmas Boa Vista Sinop Paranaguá Cachoeira do Sul Balneário Pinhal
Aproveitamento das Vagas Inscritos Processo Seletivo Aprovados Matrícula 1 Aula Inaugural Matrícula 2 Matrícula 3 (ENADE) O projeto PROLICENMUS apresenta até no período estudado um índice de evasão real de 26,8%, mas um aproveitamento de apenas 53,8% das vagas originais.
.matriz curricular
ID por semestre
Legislação Art. 7º A avaliação do rendimento do aluno para fins de promoção, certificação ou diplomação, realizar-se-á no processo por meio de exames presenciais, de responsabilidade da Instituição credenciada para ministrar o curso, segundo procedimentos e critérios definidos no projeto autorizado. Parágrafo Único: Os exames deverão avaliar competência descritas nas diretrizes curriculares nacionais, quando for o caso, bem como conteúdos e habilidades que cada curso se propõe a desenvolver. DECRETO Nº 2.494, DE 10 DE FEVEREIRO DE Regulamenta o Art. 80 do LDB nº 939/96
Sistema de Avaliação
Unidades Semanais de Estudo Apresentação Resumo da UE Objetivos Critérios de avaliação
Ferramentas Prova Específica de Música Parecer Descritivo Individual Vídeos com Defesa de Produção
Canto acompanhado (4:05)Canto acompanhado Execução por leitura Composição própria Exemplos
Registros
Breve Panorama de Resultados Resultados de reflexões incipientes e conclusões ainda superficiais se comparados à quantidade e à qualidade dos dados disponíveis, indicando a necessidade urgente de mais pesquisa e publicações.
Algumas Considerações de Percurso Objetivos e critérios de avaliação Ações pedagógicas e materiais didáticos Interpretações e reações frente a processos avaliativos Prazos e outros compromissos de contrato Leitura e compreensão de enunciados e devolutivas Crenças, escolhas e perspectivas pessoais Interpretações e decisões locais Confiabilidade dos resultados postados Compreensão, verbalização e auto-crítica Conteúdos de naturezas distintas Limitações e facilidades tecnológicas Estudo sistemático, contínuo e disciplinado