ENSINO FUNDAMENTAL/EJA FABIANA DE PAULA PEREIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
Advertisements

Centro Integrado Pacaembu
A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
PROJETO: CONTROLE DE QUALIDADE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO JACQUES CORRÊA DA COSTA
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESOLVENDO CONFLITOS
Professora: Rosana Santos
Jogos Olímpicos EDUCAÇÃO FÍSICA Módulo – Jogos Olímpicos
Professora Simone Araujo Silva
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS

“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
Planejamento Vamos recordar... Prof. Luciene Santoro.
Sexualidade, Orientação e Saúde
DESAFIOS PARA ENSINAR.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Velocidade CIÊNCIAS Módulo – Inércia - Movimento
Roteiro Pedagógico de CIÊNCIAS
ESCOLA MUNICIPAL FLORIANO PEIXOTO
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
TEMA: Tabagismo e Alcoolismo
O QUE É ? Mais um Projeto da Editora Alvorada Uma ação pedagógica
FABIANA DE PAULA PEREIRA
PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Descrevendo a atividade
SEXUALIDADE EM QUESTÃO: FALANDO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
Projeto de diferenciação Pedagógica
Como elaborar um plano de aula
FABIANA DE PAULA PEREIRA
PROF.ª CRISTINA PORTELA
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
RELATO DE TRABALHO PARA A II MOSTRA VIRTUAL DE INCLUSÃO DIGITAL
POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II”
Informática Educativa Adriana Nascimento de Almeida Dias
Educação Sexual A sexualidade sempre foi um tema de difícil discussão, sobretudo para adolescentes. A curiosidade, a descoberta das diferenças no próprio.
As Reformas Religiosas
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Charles Thibes | EEB José Mathias Zimmermann | Agosto
O Professor como Sujeito de Transformação
Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Rio Negro/MS PROGETEC: Elizangela Maria dos Santos Arruda Grupo de Estudo e Discussão GED – NTE Regional.
Animais conhecer para cuidar
O COLORIDO DAS ARTES.
Professor(es) Apresentador(es):
Possibilidades de avaliação com uso das TIC na Utilização do blog - professor disponibiliza links para que o aluno desenvolva a Pesquisa.
ESCOLA ESTADUAL BRAZ SINIGÁGLIA CURSISTAS: RUBENS DE SOUZA ELENIR MARTINS DE LIRA ATIVIDADE:3.9 EXECUSÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA DOENÇAS SEXULAMENTE TRANSMISSÍVEIS.
Flávia Belarmino Isabela Silva Jennyfer de Melo
BENEDITO CALIXTO E PINACOTECA JULIANA RODRIGUES MARTINS (ARTE) UME PEDRO II CONEXÃO DO SABER MÓDULO 'ARTE E REGISTRO HISTÓRICO BENEDICTO CALIXTO'
TEMAS TRANSVERSAIS.
PCN Ensino de Ciências Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª Série) Volume 1 - Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais Volume 2 - Língua.
LUZ CATALINA RIVEROS RIVERA
PROFESSORA RITA A. ANDRADE
NUTRIÇÃO E VIDA SAUDÁVEL UME LOURDES ORTIZ
Tutorial em duas etapas: Etapa 1: Criação de conta no wikispaces e acesso à página do grupo Etapa 2: Explicação sobre o trabalho de pesquisa.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E EDUCAÇÃO Professores: Carlos Bahia Simone Trindade.
ENERGIA HIDRELÉTRICA: CONFORTO X DESENVOLVIMENT O SUSTENTÁVEL Prof. Dennys Christian Atividade para alunos da III fase do II Ciclo.
SUSTENTABILIDADE GERTRUDES TORQUATO MENDES UME PEDRO II.
Transcrição da apresentação:

ENSINO FUNDAMENTAL/EJA FABIANA DE PAULA PEREIRA CUIDANDO-SE ENSINO FUNDAMENTAL/EJA CICLO I / CIÊNCIAS FABIANA DE PAULA PEREIRA

OBJETIVOS: Analisar textos com conteúdo informativo sobre AIDS e Autoestima. Conhecer as características fundamentais da AIDS. Pesquisar sobre autoestima por meio de roteiro. Valorizar atitudes de respeito em relação aos portadores do vírus da AIDS. Elaborar cartazes e folders. Desenvolver disciplina e organização por meio das atividades em grupo.

ORIENTAÇÕES: A temática “Cuidando-se” pode ser aplicada para alunos de 5° ano e EJA. Trata-se de uma abordagem realista e interativa de dois assuntos interligados: AIDS e Autoestima. Espera-se que os alunos entendam a importância de conhecer e valorizar a si próprios, cuidando do corpo e da mente. Devem também entender que as doenças sexualmente transmissíveis comprometem o bem-estar do indivíduo. O professor poderá utilizar conteúdos e estratégias diversificados para a abordagem dos temas. Sugere-se discussão com base no conhecimento prévio dos alunos, leitura de textos informativos, pesquisa direcionada na internet, elaboração de cartazes e folders e utilização do módulo “Cuidando-se” no Conexão do saber.

AIDS Etapas Previstas: 1) Levantamento do conhecimento prévio por meio de conversa informal. Neste momento, o professor pode indagar sobre algumas questões de acordo com a manifestação dos alunos. É importante que o professor não incentive qualquer tipo de comentário constrangedor ou que afete a integridade moral dos indivíduos envolvidos. 2) Leitura do texto: AIDS Contágio da Aids , medicamentos contra AIDS, sintomas da AIDS, formas de prevenção, tratamento, o vírus HIV, o desenvolvimento de vacinas contra Aids, retirados do site http://www.suapesquisa.com/aids/. Discussão sobre o texto. O professor poderá elaborar um questionário sobre o texto ou um Quiz no Google Docs. Neste caso, os alunos terão de possuir um email. 3) No laboratório de informática, acessar os links: http://noticias.r7.com/saude/noticias/pesquisa-estuda-aplicar-tratamento-genetico-contra-virus-da-aids-20100616.htmlhttp://vilamulher.terra.com.br/aids-preconceito-ainda-e-uma-barreira-para-os-pacientes-11-1-60-168.htmlFazer a leitura dos textos e registrar as principais informações numa folha ou processador de textos para retomada posterior. 4) O professor proporá a elaboração de cartazes para serem afixados na escola, dividindo a turma em grupos, de acordo com os temas: O que é HIV? Formas de prevenção. Formas de transmissão do vírus da AIDS. AIDS e preconceito. Tratamentos existentes.

AUTOESTIMA Etapas previstas: 1) Trabalhar com o conceito de autoestima e sua relação com o bem-estar e uma vida saudável, ouvindo as opiniões dos alunos. É importante motivar os alunos a participar da discussão, incentivando-os a expressar sua opinião e conhecimentos que já têm sobre o assunto. O professor solicitará que pesquisem o termo “autoestima” no dicionário. 2) Pesquisar em casa sobre o assunto em jornais, revistas, livros e sites conforme o roteiro: O que é autoestima? O que pode prejudicar a autoestima de uma pessoa? O que é baixa autoestima e suas características? Como podemos melhorar nossa autoestima? 3) Com as informações da pesquisa em mãos, o professor mediará a elaboração de um folder sobre o tema que será impresso e distribuído ( escola/pais/comunidade) conforme as possibilidades da escola.

Ensino Fundamental/EJA - Ciclo I – Ciências Trabalhar com o módulo “Cuidando-se”no Conexão do Saber. Ensino Fundamental/EJA - Ciclo I – Ciências

REFERÊNCIAS: http://www.suapesquisa.com/aids/ Acesso em 21/08/11 as 19:00h. http://vilamulher.terra.com.br/aids-preconceito-ainda-e-uma-barreira-para-os-pacientes-11-1-60-168.html . Acesso em 21/08/11 as 19:28h. http://noticias.r7.com/saude/noticias/pesquisa-estuda-aplicar-tratamento-genetico-contra-virus-da-aids-20100616.html . Acesso em 21/08/11 as 19:45h. http://www.aprenderelegal.com.br/index.php?id=5739. Acesso em 21/08/11 as 19: 42h. http://www.conexaodosaber.santos.sp.gov.br:8080/gestao_conteudoWeb/sigm/conexaoSaber/jsp/gestao_conteudo/redirecionarPopUp.faces . Acesso em 21/08/11 as 20:00h. Google imagens.