BIBLIOTECA ESCOLAR DE ARGA E LIMA. l P R O G R A M A DE MONITORIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE LITERACIA DA INFORMAÇÃO NA E COM A BE.

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Transcrição da apresentação:

BIBLIOTECA ESCOLAR DE ARGA E LIMA

l P R O G R A M A DE MONITORIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE LITERACIA DA INFORMAÇÃO NA E COM A BE

FASES DO PROGRAMA

1ª Fase - apresentação do programa/ plano ◙ Em CP ◙ Em reunião com os coordenadores das estruturas pedagógicas intermédias e com o coordenador ACND ◙ Em CT ◙ Em reuniões de Grupo/ Departamento/ C.docentes/ CDT ◙ 2ª fase – inscrição de professores e turmas voluntárias para participar no programa 1ª e 2ª FASE

3ª fase - fazer o diagnóstico 1)Propor às turmas um trabalho de pesquisa sem orientações e observar procedimentos e atitudes 2)Numa aula posterior, fazer uma reflexão sobre a metodologia usada pelos alunos e pelo professor e detectar constrangimentos e pontos a melhorar 3)A partir da observação, procurar respostas à pergunta qual é o perfil de competências literácicas dos meus alunos ?o perfil de competências literácicas

4ª fase – Disponibilizar ferramentas de trabalho, analisá-las e ensinar a usá-las 1.Apresentar aos alunos o modelo elaborado de literacia da informação proposto pela RBE, analisá-lo e dar tempo à interiorizaçãoo modelo elaborado de literacia da informação 2.Fornecer a cada aluno o Guião de pesquisa sugerido pela BE para este programa – Guião Big Six ou Plus ( conforme o nível de escolaridade ) 3.Ler com os alunos o guião e esclarecer dúvidas e procedimentos 4.Analisar as regras para fazer as referências bibliográficas e as citaçõesas regras

5ª fase - Monitorizar o trabalho durante a pesquisa e o tratamento da informação 1.Usando a grelha de observação O1O1

6ª fase - Avaliar Trabalho a realizar pelo professor colaborador no programa : Preencher a Grelha de Avaliação de trabalhos de pesquisa (T1) (T1) Diagnosticar pontos forte se fracos da BE na área do apoio ao desenvolvimento da literacia Avaliar o impacto do trabalho realizado nos alunos envolvidos Trabalho a realizar pela equipa da BE Diagnosticar pontos fortes e fracos da BE na área das literacias (G2) Fazer benchmarking Definir estratégias de melhoria Trabalho a realizar pela equipa de auto-avaliação do agrupamento e pelo CP Avaliar o programa