Metodologia da ciência: Filosofia e prática da pesquisa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Advertisements

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
ATENÇÃO Esta apresentação possui áudio.
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
Apoiar: produção científica e tecnológica;
Apresentação do Campus Porto Alegre
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
Seminário de Avaliação da Faculdade de Farmácia
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Curso de Especialização em Gestão da Produção
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Pós-Graduação em Saúde
Técnicas da Comunicação Científica
Sumário - A Área de Administração como Campo Científico -Características Gerais -Especificidades Brasileiras - A Formação e a Produção de Conhecimento.
(Metodologia Científica)
Metodologia Científica CEPEA. Sistema de Pós-graduação no Brasil: Metodologia Científica Pós-Graduação Lato-sensu Stritu-sensu.
CAPACITAÇÃO NOS SISTEMAS ACADÊMICOS FIA
CICLO VIRTUOSO DA CIÊNCIA BRASILEIRA E O PAPEL DA
Jaime Luiz Zorzi Turma 1976.
X SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo 22 a 26 de outubro de 2007 Exposição eletrônica: A Biblioteca/CIR.
Uma metodologia para publicação eletrônica
apresentação de textos: - Originários de pesquisa científica
3o ENEMET MESTRADO, DOUTORADO OU MBA ? O QUE FAZER ?
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
Pós Graduação Lato Sensu
PROMOÇÃO Portaria Unesp 736/2008 Será levada a efeito com base em dois fatores da vida funcional: I. Desenvolvimento Profissional II. Grau de Instrução.
OBJETIVO Encerrar o processo formativo do aluno de Administração com a realização de um trabalho de curso integrado e desafiador.
WS Final Resultados e Recomendações
O perfil de formação do engenheiro do CEFET/RJ
Metodologia para textos completos
Centro Colaborador em Álcool e Drogas IPq – GREA – SENAD Ensino e Pesquisa.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
UMC Local de produção e socialização do conhecimento
Gestão pedagógica em EaD
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 03.
METODOLOGIA DA PESQUISA
Mesa 3: A Necessidade de Formação de Recursos Humanos em Saneamento e Saúde Ambiental Marcos von Sperling Universidade Federal de Minas Gerais BRASIL SEMINÁRIO.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Proposta do Curso É parte da estratégia de fortalecer a capacidade avaliativa e institucionalizar a avaliação nos diferentes níveis de atuação das intervenções.
PROPESP Avaliação da Pesquisa e Pós-graduação Atividade Científica & Tecnológica N o de artigos, livros, patentes, etc N o grupos de pesquisa - CNPq N.
MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil
Educação na sociedade da informação
Tipo de leitor (n=248). FREQUÊNCIA DE LEITURA POR TIPO DE LEITOR.
ICI – Instituto de Ciências da Informação Novembro/2010 CONHECENDO a UNIBAN e o ICI – Instituto de Ciências da Informação.
I Forum dos Coordenadores de Mestrados Profissionais da Fiocruz.
ROTEIRO DA AULA * proximidades e diferenças entre o trabalho do professor e do pesquisador. * apresentação do programa da disciplina; * o que é Pós-graduação.
Universidade, Pesquisa, Sociedade Sidney Lianza Rio de Janeiro, 27 de julho de 2011.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
COMO ACHAR ARTIGOS Fabiane Cortez Verdu.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
Vice Direção de Pós-graduação Stricto Sensu Julho de 2008 ENSP / FIOCRUZ.
AULA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Comunicação Científica
PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NO FORMATO DO TCC
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
PDBFF: formação contínua de uma rede de profissionais comprometidos com conservação e manejo de recursos naturais na Amazônia Domingos Macedo Coordenador.
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação: Profª Drª Célia Regina Granhen Tavares São Paulo, outubro de 2015 “O Impacto do Financiamento da Pós- graduação.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
MED B12 FORMAÇÃO EM PESQUISA I Busca em bases de dados Prof. Daniel Athanazio Universidade Federal da Bahia Fundação Oswaldo Cruz.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Marilza Vieira Cunha Rudge PRÓ-REITORA DE PÓS GRADUAÇÃO Gestão Júlio C. Durigan Workshop APCN /
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca Informação e Comunicação 2015.
BVS-PSI Maria Imaculada Cardoso Sampaio BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - PSICOLOGIA BVS-PSI I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil.
Transcrição da apresentação:

Metodologia da ciência: Filosofia e prática da pesquisa

Capítulo 4 O sistema de produção científica

O que é um cientista no Brasil? Como se forma um cientista? O que faz um cientista? Como podemos ter acesso à produção científica?

Cursos de curta duração (<360h) O sistema científico Cursos de curta duração (<360h) Extensão Cursos >360h: especializações, MBA’s etc. Graduação Pós-graduação Lato sensu Mestrado Doutorado Stricto sensu

O sistema científico Extensão Graduação e pós-graduação lato sensu stricto sensu Aperfeiçoamento profissional rápido, ligado a demandas específicas de mercado Formação profissional. Finalidade básica: aplicação de conhecimentos existentes. Capacitação científica. Finalidade básica: geração de novos conhecimentos (pesquisa, desenvolvimento e inovação).

O periódico científico - Institucionalizado - Comitê científico - Sistema Double blind peer review - Indexação

Alguns websites de busca científica indexada Os sistemas de indexação Alguns websites de busca científica indexada Scielo – Scientific Eletronic Library On-Line www.scielo.br Teses USP / Dedalus (SIBI) & Libdig Unicamp www.teses.usp.br www.usp.br/sibi libdig.unicamp.br LAKH – Latin America Knowledge Harvester lakh.unm.edu Google Scholar scholar.google.com.br

Alguns periódicos (eletrônicos) indexados Algumas revistas eletrônicas Alguns periódicos (eletrônicos) indexados RAE-FGV – Revista de Administração de Empresas www.fgv.br/raeeletronica READ UFRGS – Revista Eletrônica de Administração read.adm.ufrgs.br RAC - Revista de Administração Contemporânea BAR – Brazilian Administration Review www.anpad.org.br/publicacoes.php RPOT – Psicologia: Organização e Trabalho www.periodicos.ufsc.br/index.php/rpot/index