Centro Hospitalar do Porto, EPE

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Transcrição da apresentação:

Centro Hospitalar do Porto, EPE Serviço Sistemas de Informação Centro Hospitalar do Porto, EPE

Agenda Evolução Metodologia Interoperabilidade Modelo Conceptual Desafio

Evolução Ao longo dos últimos 35 anos tem havido um esforço sustentado para melhorar a saúde e os serviços de saúde. Os serviços de saúde têm vindo a ser expandidos: Unidades prestadoras de cuidados Qualidade do serviço prestado Especialização dos cuidados Novas tecnologias de informação Volume informação Evolução Tecnológica

Multidisciplinaridade Evolução Novas Tecnologias  Ritmo alucinante Complexidade Multidisciplinaridade Heterogeneidade Combinar e organizar procedimentos, informação, pessoas, tecnologias de informação e comunicação, para a melhoria da gestão dos serviços e dos cuidados a prestar. Complexidade dos sistemas de informação na saude 4

Metodologia Recolher Partilhar Integrar Assegurar que os sistemas interajem uns com os outros independentemente da aplicação, tecnologia em utilização, fornecedor ou utilizadores (técnicos de saúde, assistentes técnicos, gestores,…) Disponibilizar a informação correcta, no formato ideal, à pessoa certa, no tempo exacto e orientada ao utente.

Interoperabilidade Ao nível do SNS e Entidades Prestadoras de Cuidados de Saúde Chave do futuro relativamente às iniciativas que se relacionem com a troca de dados entre sistemas e aplicações. Tema emergente na área da saúde. Desafio que importa preparar não só a nível nacional e como a nível internacional. Adoptando standards de interoperabilidade intra-hospitalar e inter-hospitalar É directiva da U.E. atingir em 2015 a interoperabilidade no HER

Como “garantir” a interoperabilidade Conquistando a interoperabilidade semântica entre as fontes de informação diversas, garantindo o conjunto sem forçar a conversão dos dados num formato único. Ontologias e terminologias e linguagens são os instrumentos para solucionar este problema. Importa assim Definir “standards”

A interoperabilidade promove a inovação e a qualidade. Rentabilização da tecnologia  encoraja a inovação. Dá às pequenas empresas a oportunidade de desenvolver produtos personalizados. Sem a interoperabilidade, as unidades hospitalares ver-se-iam forçadas a recorrer a grandes empresas que disponibilizam sistemas standard sem atender às especificidades próprias das diversas áreas clínicas. A interoperabilidade promove a inovação e a qualidade.

Integrar Partilhar Recolher Modelo conceptual INFRA-ESTRUTURA COMPUTACIONAL/COMUNICAÇÃO SONHO SICD GHAF SI. VIDA PEM CIT SICO RNU CRD GID SGTD RHV CTH SAM SAPE ALERT CdM E- Requisições Gestão Documental Assiduidade Portal MCDT`S SIGLIC PACS PCE – Processo Clinico Electrónico SOA S.I. Laboratoriais S.I. Exames Médicos S.I. Procriação Méd. Assistida R.A.I SIL SIEM PRM OGT SIM BI – Sistema de Apoio Tomada de decisão Comunicações Unificadas AIDA– Agência Interoperabilidade Difusão e Arquivo SPMS – Sistemas de informação Centralizados HL7 Portal Colaborador Portal Institucional Portal Interno PDS- Plataforma de Dados na Saúde Outras Instituições SNS Gestão de Filas de Espera Integrar Partilhar Recolher

Modelo conceptual AIDA - Agência de Inter-operação, Difusão e Arquivo de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica Plataforma desenvolvida com recurso aos mais recentes e avançados paradigmas e tecnologias da engenharia de software, que potencia o arquivo e difusão dos meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT) ao nível da unidade hospitalar. Permite a inter-operação dos sistemas existentes (legados) e futuros, numa abordagem global, evitando-se a ligação/integração ponto-a-ponto. É possível desta forma interligar as aplicações existentes através do uso de protocolos normalizados (e.g., Hl7, Web services). Permite ainda disponibilizar um conjunto de serviços numa óptica SOA.

Desafio Garantir a total desmaterialização dos procedimentos documentais associados aos registo de informação clinica e a outras áreas, como a área administrativa e logística. Custos Incremento em Segurança Disponibilidade Rapidez e Fiabilidade Qualidade de Serviço Transparência

Serviço Sistema de Informação