TEORIAS ASSOCIADAS AOS ESTÁGIOS DE HABILIDADES NA APRENDIZAGEM MOTORA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem Objectivos do Módulo
Advertisements

Treinamento de velocidade, flexibilidade e coordenação
Habilidades Motoras Característica do existência humana
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
O Envelhecimento do Sistema Nervoso Central
Avaliação Psicomotora
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Aprendizagem Viviane Torres da Silva
ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE ESCOLAR, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
A Associação Norte Americana de Psicologia (American Psycological Association), baseada no princípio e na importância de se utilizar o conceito de classificação.
Gestão de Ergonomia e Qualidade de Vida
Não se cansa; Não necessita de salário; Não tira férias e nem licença de maternidade; Pode manter uma qualidade uniforme na produção; Não necessita de.
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM)
PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
Orientações sobre usabilidade
Deficiência de Desempenho Muscular
O Que é Administrar É o atingimento das metas organizacionais de modo eficiente e eficaz por meio do planejamento, organização, liderança e controle.
Transferência de aprendizagem
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
O que é Aprendizagem?.
Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado
TEORIA DE ESQUEMA (Schmidt, 1975) TEORIA DE CIRCUITO ABERTO (KEELE, 1968) TEORIA DE CIRCUITO FECHADO (ADAMS, 1971) TEORIA DE ESQUEMA (SCHMIDT, 1975) +
Monitorar Pessoas Por Carlos Reis.
Roteiro Agentes Trabalhando Juntos Coordenação em SMA
Modelo de Incapacidade Cognitiva Cláudia Allen
Rodolfo Novellino Benda EEFFTO – UFMG com. br www
Ativação Neural e Tipos de Contrações Musculares
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 5. ENCONTRO)
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Desenvolvimento motor
CAPACIDADES MOTORAS As capacidades motoras são um dos pressupostos necessários para a aprendizagem e realização de acções motoras desportivas, das mais.
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Construção de Itens de Avaliação de Impacto em Profundidade
Seminário Avançado - Eletiva A
Aprendizagem Motora TEORIA DO MOVIMENTO.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Constatação subjacente a Teoria dos Sistemas:
PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Fase de movimentos especializados
Teorias da aprendizagem motora
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Funções executivas (cognitivas superiores)
Regressão e Previsão Numérica.
Estratégia Organizacional
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Aprendizagem Motora Cassio M. Meira Jr.
APRENDIZAGEM MOTORA.
APRENDIZAGEM MOTORA.
FORMAÇÃO ESPORTIVA A LONGO PRAZO - ADOLESCENTES
Foco de Atenção e Aprendizagem Motora
Função produção.
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Sistemas de Aprendizagem
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
Aptidão Física Educação Física II.
Desenvolvimento motor
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Processamento de Informação
Anatomia e Fisiologia Aula 6.
Reabilitação Treinamento de Força e Condicionamento
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

TEORIAS ASSOCIADAS AOS ESTÁGIOS DE HABILIDADES NA APRENDIZAGEM MOTORA. Modelo dos Três Estágios de Fitts e Posner Estágio Cognitivo, associativo e autônomo. Modelo dos Três Estágios dos Sistemas Estágio novato, avançado e especializado. Modelo dos Dois Estágios de Gentile Estágio de regulação e fixação/diversificação

TEORIA MOTORA FITTS & POSNER (1997) entre outros, acreditam que a aprendizagem motora acontece em estágios ou etapas, onde o aprendiz passa por diferentes situações desde o primeiro contato com o novo movimento até dominá-lo completamente, levando em consideração o nível de atenção para realizar a atividade e o nível de gasto de energia. (RIBEIRO et al., 2000)

SEGUNDO FITTS & POSNER (1997) Etapa Inicial Cognitiva Etapa Intermediária Associativa Etapa Final Automatismo (RIBEIRO et al., 2000)

Modelo dos Três Estágios de Fitts e Posner Estágio cognitivo – compreensão da tarefa, estratégias utilizadas, exigia tenção. Otimização do desempenho. Estágio Associativo - melhor estratégia para a tarefa e começa a refinar a habilidade. Estágio autônomo - automatismo da habilidade e pelo baixo grau de atenção. Pode concentrar-se em uma tarefa secundária (por exemplo conversar com um amigo durante a execução da tarefa, ou economizar suas energias para evitar a fadiga).

MODELO DOS TRÊS ESTÁGIOS DOS SISTEMAS DE BERNSTEIN O Sistema Motor é constituído por um grande número de Graus de Liberdade que precisam ser controladas para produzir ações motoras coordenadas. Este controle é baseado na idéia de que os centros superiores não controlam cada neurônio de forma individual, mas enviam informações para os centros inferiores e estes produzem combinações de movimentos de forma relativamente autônoma. (RIBEIRO et al., 2000)

Estágios dos sistemas Sugere que esse processo seja executado pela limitação ou pela combinação de articulações múltiplas, de forma que elas se movimentem em conjunto, e por meio da fixação dos ângulos de muitas das articulações envolvidas no movimento. Tais limitações são feitas à custa da eficiência e da flexibilidade, em resposta às demandas inconstantes da tarefa ou do ambiente. Ex: aprender a usar o martelo.

Estágios dos sistemas Estágio Inicial Estágio Intermediária Novato Estágio Intermediária Avançado Estágio Final Especializado (RIBEIRO et al., 2000)

Estágios dos sistemas O novato, no qual o aprendiz simplifica o movimento para reduzir os graus de autonomia. O avançado, o aprendiz começa a liberar graus adicionais de autonomia, permitindo os movimentos de uma quantidade maior de articulações envolvidas na tarefa. O especializado, aprendeu a aproveitar a vantagem da mecânica do sistema músculo esquelético e o ambiente, bem como a otimizar a eficiência do movimento.

Modelo dos Dois Estágios de Gentile (1992) A classificação é de acordo com objetivo do aprendiz em cada estágio.

Primeiro estágio O aprendiz apenas tem uma idéia das exigências do movimento (Gentile, 1987). O desenvolvimento de estratégias motoras adequadas para atingir o objetivo. Conhecimento das características ambientais que são essenciais para a organização do movimento.

No segundo estágio Denominado fixação/diversificação. o objetivo é refinar o movimento. Desenvolver a capacidade tanto de adaptar o movimento às demandas inconstantes da tarefa e do ambiente como de executar a tarefa de forma consistente e eficiente. Os termos fixação e diversificação referem-se às exigências distintas de habilidades fechadas versus abertas.

A fixação/diversificação em habilidades motoras fechadas e abertas. As habilidades fechadas apresentam variação ambiental mínima, portanto requerem um padrão consistente de movimento, com variação reduzida. A variabilidade do movimento diminui com a prática. Por outro lado, as habilidades abertas são caracterizadas por condições ambientais inconstantes, portanto requerem a diversificação do movimento.