Otimização Combinatória para Expansão de Redes de Distribuição de Gás Wagner Emanoel Costa (MSc) Orientadores: Elizabeth Ferreira Gouvêa Goldbarg Marco.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria e Prática Prof.Ms. Nilson Aguilar
Advertisements

Figura 3 – Exemplo de planta modelada no software HYSYS
OTIMIZAÇÃO DO PROJETO DE REDES URBANAS BASEADO NO PROBLEMA DE STEINER
Engenharia de Software
Projeto Articulador de Programação
Interação Homem-Máquina
UM ESTUDO SOBRE O PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE
Instituto de Computação - UNICAMP
O SmartPumping Projeto MDTP – SmartPumping –
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
Reutilização de Software
Fig. 2: Malhas de controle implementadas para o controle distribuído
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: OPC é um padrão industrial aberto para transmissão de dados em tempo real, esse padrão está sendo adotado pela maioria dos fabricantes.
APRIMORAMENTO DE UM SISTEMA ÓPTICO POR TRIANGULAÇÃO CÔNICA PARA INSPEÇÃO DO PERFIL INTERNO DE DUTOS Marcelo Khouri Silva (bolsista); Pedro de Deus Vieira.
PROJETO DE UMA UNIDADE PARA PESQUISA DE MEDIÇÃO E CONTROLE DE ESCOAMENTO MULTIFÁSICO Cleiton Moya de Almeida (bolsista); Agustinho Plucenio (co-orientador);
Como Desenvolver Sistemas de Informação
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Logística de Distribuição
ALUNAS: Aghata, Ana Paula, Raquel e Tatiana
Diretrizes para os Projetos de Monografia
T ÓPICOS DE I.A. Métodos de Busca Busca em Espaços de Estado Prof. Mário Dantas.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Milhares de redes de dutos têm sido construídas em todo o mundo com a finalidade de transportar variados produtos de refinarias,
CÁLCULO NUMÉRICO Introdução Prof. Esp. Geonir Paulo Schnorr
E-Business a Nova Economia
Software para Distribuição
Refletir sobre as práticas do estudo da Matemática
IFSul – Campus Venâncio Aires
Título do Trabalho Nome Completo Bolsista, especificando a categoria (GRA, MSC ou DSC) Orientador: Prof. Dr. Xxxx Yyyy Co–orientador: Prof. Dr. Yyyy.
METODOLOGIA PARA MELHORIA DO DESEMPENHO DE MALHAS DE CONTROLE
Tecnologias e benefícios de dutos solares:
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL O COMPROMISSO A Política Ambiental da SONAE INDÚSTRIA estabelece os seguintes princípios para a.
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Aluno: Erica Sousa – Orientador: Paulo Maciel – Modelagem de.
Tópicos Avançados em Inteligência Artificial
Desde o atendimento de cabeamento estruturado, gerenciamento de redes, atendimento ao usuário e estrutura de rede local, manutenção em impressoras.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Exatas e da Terra Programa de Formação de Recursos Humanos em Geologia, Geofísica e Informática.
Experimentação Algorítmica
O primeiro passo para a nuvem
CONCEITOS BÁSICOS DE QUALIDADE DE SOFTWARE.
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
Aula 5 Transição do Serviço 1º Período – Tecnologia de Redes João Paulo Siqueira Rocha
 Objetivos do Projeto:  Automatizar um processo de estimativa de esforço para realização de tarefas num projeto baseado no método Wideband Delphi. 
Maratona de Programação: Uma abordagem teórica e prática
Sistemas de informação para processos produtivos
RUP - Cap. 4 – Processo Centrado na Arquitetura
Ergonomia I.
SIMULAÇÃO E MONITORAÇÃO DE FORNOS CERÂMICOS A ROLOS COM O OBJETIVO DE MELHORAR O DESEMPENHO ENERGÉTICO Eng . Tales Gottlieb Jahn Prof. Vicente de Paulo.
UMA ABORDAGEM PARA O PROJETO DE REDES URBANAS DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS POR OTIMIZAÇÃO COMBINATÓRIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICAS Cezar Miranda Paula.
REVISÃO Prof. Mário Dantas
Linguagem de Modelagem Unificada
A High Performance Java Middleware with a Real Application HUERT, Fabrice; CAROMEL, Denis; Bal, Henri E. Supercomputing 2004 Trabalho desenvolvido por:
MOTIVAÇÃO: Os conversores de potência DC-DC são utilizados em muitos sistemas de alimentação de energia elétrica na indústria do petróleo e gás natural,
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: A utilização de técnicas de controle multiváriavel avançadas como MPC já se tornou bastante difundida na indústria, porém ainda.
Denis A. F. de Souza1, Alvaro L. G. A. Coutinho2, José L. D. Alves1
COO – Julio E. Normey-Rico PV - Agustinho Plucenio PRH 34 – Formação de Engenheiro nas áreas de Automação, Controle e Instrumentação para a Indústria do.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Alterações na composição de carga representam uma das perturbações mais importante que o sistema de controle de uma coluna de.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Agradecimentos: Ao Hospital Estadual Vila Alpina e ao Seconci SP pelo apoio e auxílio com todo material necessário ao desenvolvimento do estudo. Ao utilizar.
Energieeffizienzprojekte1. 2 Evolução nos preços de energia no exemplo do „Gás“
Política de Desenvolvimento e Uso do Gás Natural
© 2005 AT&T, Todos os direitos reservados Junho/2005 Como gerir a complexidade das Redes WANs Globais Alex Costa e Silva Gerente Geral – Brasil.
Prof. Sidney Galeote. 2 www. prasabermais. com  Visão Geral sobre a dimensão de qualidade “performance”  Custo da qualidade  Como a performance deve.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Busca Heurística Prof. Valmir Macário Filho. 2 Busca com informação e exploração Capítulo 4 – Russell & Norvig Seção 4.1 Estratégias de Busca Exaustiva.
Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto.
Escalonamento de Operações de Reconfiguração Dinâmica Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Aluno: Ricardo Ferreira Orientador:
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa. Ms.Márcia Bet Kohls
UNINASSAU Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde
Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura
Bolsista Técnico: Vitor Gabriel Borges. Conceito do Programa NVivo é um software que suporta métodos qualitativos e variados de pesquisa. Ele é projetado.
Transcrição da apresentação:

Otimização Combinatória para Expansão de Redes de Distribuição de Gás Wagner Emanoel Costa (MSc) Orientadores: Elizabeth Ferreira Gouvêa Goldbarg Marco César Goldbarg

Objetivos Desenvolver componentes de software para dimensionamento automático de dutos em malhas urbanas de distribuição de gás; Integrar estes componentes em software que utiliza SIG; Diminuir tempo de ante-projeto.

Motivação Recentes descobertas de grande reserva de gás natural; Objetivo –Consumo de gás 4 vezes maior até 2010; Investimento na criação de novas malhas urbanas de gás no Brasil

Motivação Petrobrás RedeGásEnergia FINEP Potigás –Projeto POM-DIGás –Equipe: 6 Profissionais –4 Alunos de Mestrado do PRH-22; –2 Analistas de Sistemas (Ex-Bolsistas do PRH-22); Bolsista da Graduação (PRH-22)

Desafio Dimensionar os dutos minimizando custos; Problema árduo: –Não há esperanças para uma abordagem exata eficiente casos de grande porte; –Meta-heurísticas Estratégias de alto nível usadas para projetar métodos aproximativos ad-hoc. Estes adaptados para explorar peculiaridades do problema; Buscar qualidade em tempo aceitável;

Aplicabilidade Capacidade de examinar um maior número de configurações de custo minimizado em pouco tempo; Redução de tempo de ante-projeto;

Resultados Abordagem Exata –Vantagem: Capaz resolver redes com 1500 dutos e 1000 nós de demanda em menos de 5 minutos; –Desvantagem: Alto consumo de memória RAM(400MB) para redes com mais de 700 dutos; Abordagens aproximativas em teste e afinação; –Baixo consumo de RAM; –Número maior de soluções

Resultados Banco de Testes –Mais de 100 Instâncias; Árvores variando de 20 dutos a 4000 dutos –Casos reais em Natal em exame

Benefícios Sócio-econômicos Obtenção de redes de gás de menor custo de implementação; Redução do uso de outros combustíveis: –Madeira –Carvão –GLP