Juliana Guamá Disciplina de Tópicos Especiais em Engenharia de Sistemas I Maio - 2015 14.1 – Adaptações ao trabalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem Objectivos do Módulo
Advertisements

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO
Treinamento de velocidade, flexibilidade e coordenação
Federação Portuguesa de Atletismo
Prof. Adriana Amorim Ciências – Cap. 2 8º ano - Colégio MV
Fator de Avaliação de Ritmo Prof. Manuel Jarufe
Organização: Associação de Estudantes
ESTADOS DE CONSCIÊNCIA – PARTE I
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
PSICOLOGIA.
Higiene e problemas sociais
Regras de ouro da Educação Física
FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO 8 chcbvcnvbnbvmnbv.
O Envelhecimento do Sistema Nervoso Central
Avaliação Psicomotora
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
Estragos no organismo Consequências físicas Cérebro Ossos Fígado
O universo e sua composição fundamental
Ronaldo Laranjeira Psiquiatra do PROAD
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
NOSSO CORPO REGIDAS PELA
Por: Esaú Alencar Tavares Graduando em Ciência da Computação (UFPB)
Aquecimento Desportivo
FISIOLOGIA HUMANA Eduardo Silva..
Álcool e Tabaco e Outras Drogas de Abuso
ESCOLA DE ENGENHARIA Segurança no Trabalho Fatores Humanos no trabalho
Identificar os Princípios da Contração Muscular
Professor João Pedro Salvador
GUIA ORIENTACIONAL PARA AVALIAÇÃO FÍSICA!
O que é Aprendizagem?.
Educação Física Aquecimento.
Aquecimento e Condicionamento Físico
Substâncias Psicoativas
Atividade Física na Terceira Idade
Entendendo a Pressão Alta.
OPÇÕES QUE INTERFEREM NO EQUILÍBRIO DO ORGANISMO
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
A poluição, e os seus efeitos
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Doença Mental Definição Médica
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
CONHEÇA O CIGARRO POR DENTRO
Sensação Aula 1.
PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO
Fase de movimentos especializados
Adaptação/Treino.
ESTUDO DA APRENDIZAGEM
Apoio: Lagoa, 30 de Maio 2014 ASSOCIAÇÃO DE ANDEBOL DO ALGARVE LAGOA
Sinais vitais nos primeiros socorros
Ginástica Laboral Buscando Qualidade de Vida.
Karina Bonizi R2 Orientador: Dr. Rômulo
ADOLESCÊNCIA X PUBERDADE CRESCIMENTO DESENVOLVIMENTO
Diga sim à vida Estiloja.com.
MEDITAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS
João Antonio da Silva Júnior Dr. Gustavo Bornholdt
Dica Geral: A juventude, ao contrário do que muitos pensam, não é eterna. Força, saúde e vida são coisas que a gente precisa poupar e saber investir,
FISIOLOGIA HUMANA Fisiologia Humana Prof. Dr. Rogaciano Batista
Índice H (último autor):
FUNÇÕES DO HIPOTÁLAMO Disciplina: Fisiologia
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
Avaliando a aptidão física
Aptidão Física Educação Física II.
Aptidão física e saúde 10º ano – 1º.
FISIOLOGIA HUMANA.
Cinética de Consumo de Oxigênio e componentes do déficit máximo de O2
Atividade Física e Qualidade de Vida
Alunos: Eduardo Deon Eduardo Sovrani Gian Mencatto Mario Schepainski Junior Patrick Bariviera Paulo Mascarello Vilmar Bertotti Júnior SENAI/SC - Videira.
Sistema Respiratório Regulação dos Movimentos Respiratórios
Cronotipo e Mobilização Neural Área de conhecimento: Ciências Médicas e da Saúde Autores: ROSAS, Ralph Fernando; OLIVEIRA, Rosenilda Timóteo. Projeto de.
Transcrição da apresentação:

Juliana Guamá Disciplina de Tópicos Especiais em Engenharia de Sistemas I Maio – Adaptações ao trabalho

 Em determinados dias e horas, o organismo se mostra mais apto ao trabalho. Nessas ocasiões, além do rendimento ser maior, há também menores riscos de acidentes.

 Circa dias (latim) – cerca de um dia  Oscilações do organismo duram cerca de 24hrs  Indivíduos matutinos (acordam cedo) e vespertinos (dificuldade de acordar cedo). Ambos são minoria na população. A maioria é constituída de intermediários.  Matutinos – temperatura sobe a partir das 6hrs, atinge o máximo por volta das 12hrs. Mais adaptáveis para trabalhos de manhã e a tarde.  Vespertinos - temperatura sobre lentamente pela manhã, atinge o máximo por volta das 18hrs. Mais adaptáveis para trabalhos de tarde e a noite.

 O estudo do ritmo circadiano tem uma grande importância na medicina pois podem influir no diagnóstico de pacientes baseado em certas medidas como a temperatura corporal e a pressão sanguínea.  No estudo do trabalho, existem resultados comprovados de sua influência no nível de alerta e desempenho (fig. 14.3). Coincidentemente, a maior frequência de acidentes (cap. 16) ocorre entre as 2hrs e 4hrs. Em uma indústria, dos erros registrados (verificação de hora em hora), maior frequência ocorre às 3hrs.

 As pessoas possuem 3 tipos de ritmos que se iniciam na data do nascimento e acompanham até o fim da vida.  Os ciclos teriam forma senoidal, com o pico positivo ocorrendo em ¼ do ciclo e o negativo em ¾. As pessoas tem um desempenho menor nas fases negativas, especialmente se houver coincidência dos três ciclos em fase negativa.  Ciclo físico – 23 dias de duração  Ciclo emocional – 28 dias de duração  Ciclo intelectual – 33 dias de duração

 Curva de aprendizagem – pesquisas realizadas com a curva de aprendizagem demonstram que o tempo do ciclo se reduz em escala logarítmica em função do número de vezes que uma tarefa é repetida.  Nem sempre é contínua. Caso o trabalhador encontrar uma forma melhor ou pior de executar o trabalho, há uma descontinuidade na curva.

 Fase 1: Aprendizagem da sequência de atividades – envolve a execução de uma instrução escrita ou verbal, ou a imitação de um comportamento.  Fase 2: Ajuste dos canais sensoriais – à medida em que o trabalhador vai adquirindo habilidade, os canais sensoriais que ele usa para obter informações sobre a tarefa vão se modificando.

 Fase 3: Ajuste dos padrões motores – associado ao ajuste dos canais sensoriais, ocorre um ajuste dos padrões motores, com uma seleção mais adequada dos movimentos corporais, seguido de uma melhoria na velocidade, trajetória e ritmo dos movimentos.  Fase 4: Redução da atenção consciente – última fase. Nessa, o trabalhador passa a executar a tarefa “automaticamente”, com necessidade de poucas informações.

 Diversas substâncias estimulantes costumam ser usadas pelos trabalhadores, para quebrar a monotina e manter a atenção.  Cafeína – estimulante quando ingerida de 0,3 a 0,5g. Serve para aumentar a vigilância, reduzir a inibição, aliviar a fadiga e provocar queda do apetite. Ultrapassada a tolerância pessoal, pode causar indigestão, nervosismo e insônia.

 Fumo – contém monóxido de carbono que possui afinidade 200 a 300 vezes maior que a do oxigênio para combinar com a hemoglobina do sangue. As pessoas que fumam de 15 a 25 cigarros por dia apresentam uma taxa de 6,3% de hemoglobina combinada com o monóxido, o que resulta numa redução de 5 a 10% de sua capacidade aeróbica, ou seja, de sua capacidade física.  Álcool – consumido em doses moderadas, pode ser benéfico ao desempenho. Ele provoca um aumento do ritmo cardíaco e uma aceleração da transmissão dos impulsos através das células nervosas, reduzindo o tempo de reação. A pessoa também fica desinibida e consegue exercer maiores forças.