Desafios e Perspectivas da Gestão Escolar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Professor Diretor de Turma. Gilmar Dantas Coord. Reg. do PPDT – 10ª CREDE Haidé E. G. Ferreira Leite Consultora do PPDT na SEDUC Por dentro do.
Advertisements

Projetos de Aprendizagem
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
Planejamento Escolar Temas a serem abordados durante a elaboração do Plano de Ação 2013: Currículo Oficial do Estado de São Paulo; Ambientes de leitura;
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Secretaria da Educação e Cultura
Passos para Revisão do PPP
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
PROJETO PEDAGÓGICO EMEFM ANTONIO ALVES VERÍSSIMO
Gestão do Clima Escolar
1.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Todo dia é dia de educação!
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
O PLANEJAMENTO NA ESCOLA
Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
A Função do Professor Articulador
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL : 2º ciclo avaliativo 2007/2008
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Roteiro de observação de estágio
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
PROJETO SALA DE PROFESSOR
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Plano de Gestão da Escola
Atividade complementar
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
CONSELHO ESCOLAR: a participação cidadã na escola
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Diagnóstico do Órgão Gestor da Educação Municipal (OGEM) Oneide Ferraz Alves.
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Gestão Pedagógica Miriam Godoi
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
PROJETO TOSCO EM AÇÃO Maria Nilene Badeca da Costa Secretária de Estado de Educação / MS CASO DE SUCESSO EM MATO GROSSO DO SUL.
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
REPLANEJAMENTO 2015.
EIXO GESTÃO ESCOLAR COORDENAÇÃO: MARIA CECÍLIA E FÁTIMA GAVIOLI Linha Estratégica do CONSED.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Objetivo da escola Oferecer educação de qualidade para os estudantes Conhecer as necessidades da escola Papel do gestor mobilizar, coordenar, liderar.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Revisita ao PPP.
O papel pedagógico do órgão gestor
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR Reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestões competentes na educação.
Transcrição da apresentação:

Desafios e Perspectivas da Gestão Escolar Palestra Magna Palestrante: Sibeli Lopes Mediadora: Profª. Maria Nilene Badeca da Costa (Presidente CONSED) Debatedora: Isabel Santana (Fundação Itaú Social)

Apresentação Diretora: Sibeli Lopes E.E “Luiza Nunes Bezerra”, Município de Juara/ MT Ensino Fundamental organizado por Ciclos de Formação Humana. Dois Turnos 850 alunos - 32 turmas 27 alunos por turma

Perfil dos Alunos Localização e atendimento; Condições sócio econômicas das famílias; Diagnóstico desde 1994: encaminhamentos.

Histórico Quase duas décadas de intenso trabalho com equipe gestora muito comprometida e atuante, foco na qualidade das aprendizagens. Diagnóstico e Projeto Participação no PGE 2004/2005 – 2º lugar no Estado 2005/2006 – 1º lugar no Estado 2011/2012 – 2º lugar no Estado 2012/2013 – 1º lugar no Estado e 1º Nacional.

Principais Desafios Todos os estudantes com aprendizagem qualificada; Formação continuada; Participação da comunidade Escolar; Manutenção e superação de índices, apontados no diagnóstico. Projetos inovadores , com ampla participação de professores e estudantes.

Superação Comprometimento, coletividade, análise, planejamento/ replanejamento do trabalho; Estudo semanal de 4h na escola, avaliar e refazer as práticas à luz das teorias. Reflexão e Ação Reuniões, Assembléias, Dia” D” e Participação nos Projetos; Evasão zero, IDEB 6.7 e 6.4, análise reflexão- empenho-Ação.

Acompanhamento das ações Metas no PPP, relatórios individuais, Índices Externos, Conselho de Ciclo e Reuniões; Acompanhar, avaliar e sugerir soluções: principais ações dos seguimentos do CDCE; Todas as decisões são tomadas, elaboradas e cumpridas no coletivo.

Considerações Finais FOCO NA ALEGRIA DOS ESTUDANTES!!! Equipe comprometida com a qualidade social da educação; Análise coletiva dos dados obtidos , estratégias de ação para correção de rumos e/ou ampliar o desempenho da escola, considerando os olhares de todos os segmentos. Participação efetiva da comunidade escolar e entorno FOCO NA ALEGRIA DOS ESTUDANTES!!!

OBRIGADA!!!!! Sibeli Lopes JUARA - MT