Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
Advertisements

Jean Piaget (1896 – 1980).
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
PSICOLOGIA.
A Epistemologia genética de Jean Piaget
Psicologia Genética (Jean Piaget)
Epistemologia genética – Jean Piaget
Formação Docente Aula 07.
PIAGET.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Jean Piaget ( ) PESQUISOU e elaborou uma TEORIA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Concepções de Aprendizagem.
Teoria Psicogenética de Piaget
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Jean Piaget ( ) PESQUISOU e elaborou uma TEORIA
Didática: organização do trabalho pedagógico
Questões introdutórias
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Resultados POC – PRODEL
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
O trabalho de Jean Piaget
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
...em 1988, a Associação de Psicopedagogia de São Paulo passou a se chamar Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Ela tornou-se uma entidade de.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 01
Capítulo - Inteligência
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
1.Contribuições de Piaget para a educação.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Jean Piaget (Neuchâtel, 9/08/1896 – Genebra, 16/09/1980)
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
JEAN PIAGET n Biografia –nasceu em 9 de agosto de 1896, na Suíça –interessou-se pelas ciências muito cedo –realizou seu primeiro trabalho científico com.
Especialização em Docência do Ensino Superior
Funções Mentais Superiores Linguagem e Pensamento
Desenvolvimento psicológico – construtivismo: Piaget (parte 1)
Teorias da aprendizagem
Adriana Regina Marques de Souza Pelissari
Jogo teatral, jogo dramático e drama como método de ensino
Concepções em Educação Matemática
Introdução ao processo de aprendizagem
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
TENDENCIAS PEDAGOGICAS LIBERAIS TRADICIONAL RENOVADORA RENOVADORA NÃO DIRETIVA TECNICISTA TRADICIONAL RENOVADORA RENOVADORA NÃO DIRETIVA LIBERTADORA LIBERTÁRIA.
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Psicologia, Infância e Educação
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Aprendizagem da matemática
MÚSICA NA ESCOLA: POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? Texto de Celso Favaretto Estudo por Ana Carolina Bonagamba de Paula ( )
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
JEAN PIAGET (1896 – 1980) Nasceu dia 9 de agosto, na Suíça;
Jean Piaget ( ) Um pioneiro no estudo da inteligência infantil. Jean Piaget ( ) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por.
Jean Piaget ( ) Um pioneiro no estudo da inteligência infantil.
PIAGET Vida, Obra e Conceitos.
Transcrição da apresentação:

Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA Disciplina: Fundamentos do ensino de teatro Jean Piaget Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02

Jean Piaget (1896 – 1980) Nasceu dia 9 de agosto, na Suíça; Seu pai, calvinista convicto, era professor universitário de literatura medieval; Desde criança, Piaget interessou-se pela história natural, escrevendo seu primeiro ensaio, sobre um pardal albino, aos 11 anos.

- Piaget frequentou a Universidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia e Filosofia. Recebeu seu Doutorado em Biologia, em 1918, aos 22 anos de idade.

- Após formar-se foi para Zurique, trabalhando como psicólogo experimental; Lá, frequentou aulas lecionadas por Jung, passando a trabalhar como psiquiatra; Em 1919, foi para a França, atuando no laboratório de Alfred Binet, famoso psicólogo infantil; Nesse ano, iniciou o estudo do desenvolvimento das habilidades cognitivas;

- Em 1921, voltou à Suíça, tornando-se diretor do Instituto J. J - Em 1921, voltou à Suíça, tornando-se diretor do Instituto J. J. Rosseau, da Universidade de Genebra, onde desenvolveu a maior parte de suas pesquisas. - Piaget lecionou em diversas universidades europeias, como a Sorbonne, em Paris, de 1952 a 1963. - Escreveu mais de 75 livros e centenas de trabalhos científicos.

Principais livros: O nascimento da inteligência na criança; A construção do real na criança; A formação do símbolo na criança; Da lógica da criança à lógica do adolescente; O juízo moral na criança; A psicologia da criança;

Principais conceitos de Piaget Assimilação; Acomodação; Equilibração; Abstração empírica e reflexiva; Estágio.

Assimilação O ser humano, em contato com o meio, assimila determinadas informações em detrimento de outras. A assimilação implica uma interpretação do mundo a partir de uma certa organização mental.

Acomodação As estruturas mentais (organização criada pelo ser humano para entender o mundo) são capazes de se modificar para dar conta de compreender as singularidades de um novo objeto. A acomodação, nesse sentido, implica uma transformação das estruturas mentais.

Equilibração O sujeito, ao entrar em contato com um objeto novo, desequilibra-se; Para compreender esse objeto, ele tem que se acomodar. A equilibração, pois, lida com os processos de assimilação e acomodação. O crescimento da inteligência dá-se pela dinâmica desequilíbrio – equilibração – desequilíbrio.

Abstração empírica e reflexiva Empírica = informações retiradas do objeto de conhecimento; (sujeito pensa sobre o mundo). Reflexiva = informações retiradas da relação do sujeito com o objeto. (sujeito pensa sobre sua ação sobre o mundo)

Estágio O desenvolvimento da inteligência não é linear, mas por saltos, rupturas; Os estágios representam uma lógica da inteligência que será superada radicalmente por um estágio superior, apresentando outra lógica do conhecimento.

Três principais estágios definidos por Piaget Estágio sensório-motor (0 a 2 anos) Estágio pré-operatório (2 a 7 anos) Estágio operatório ( 7 anos em diante) este último divide-se em: - operatório concreto (7 a 11 anos) - operatório formal (12 anos em diante)

Piaget, é denominado por alguns, como “O psicólogo que revolucionou a educação”. - Até a sua morte, em 1980, o intelectual dirigiu o Centro Internacional de Epistemologia Genética, vinculado à Faculdade de Ciências de Genebra.

Fonte - Coleção Grandes Educadores: Jean Piaget. Apresentação de Yves de La Taille. São Paulo: Atta mídia e educação. Suporte: DVD.