AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SERRA DAS MINAS Projecto Ambiental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Advertisements

UNIVERSIDADE DE VERÃO CASTELO DE VIDE UNIVERSIDADE DE VERÃO 2005 O PLANETA EM PERIGO, A HUMANIDADE EM RISCO?
Fóruns de debates 2011 Processo e resultados do grupo de discussão
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
PROJETO DE RECICLAGEM DE PAPEL
Reciclagem de lixo orgânico
CAMPANHA DE RECOLHA DE ÓLEOS ALIMENTARES USADOS
Reciclar é transformar o velho em novo!!!*.
Quem são vocês, os Interlocutores de EA????
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais
NEPSO – Escola Opinião “100 ideias, 1000 opiniões”
Agrupamento de Escolas de Alijó
30 de junho de 2009.
No ano lectivo de 2007/2008 a Agência Cascais Energia desenvolveu acções esporádicas de sensibilização em várias escolas do Concelho, estabeleceu parcerias.
PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
2.ºEco-conselho- EB1 Areias de Vilar 2009/2010 O que fizemos ao longo do ano no âmbito do Programa Eco- Escolas?
O problema do lixo termina
Ambiente e Poluição.
Objectivos A Agência Cascais Energia é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais Objectivos: Promover o uso racional de energia Potenciar o aproveitamento.
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB 2,3 do Pinhão
Núcleo da Agenda Ambiental Decanato de Extensão
O que é o Projecto Eco-Escolas?
Agenda 21 nas Universidades
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
1/5 3º Período Grupo I David Santos nº7 Inês Mendes nº11 Nuno Costa nº15 Projecto Actividades 1 Actividades 2 Índice Conclusões Agrupamento de Escolas.
Este documento é propriedade intelectual da PT e fica proibida a sua utilização ou propagação sem expressa autorização escrita Certificação 3R6 das.
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
Reciclagem.
Profª. Andréia 9º Ano Química.
Programa Eco-Escolas ESCOLA BÁSICA DE GAVIÃO Ano letivo Coordenação: Cristina Mingacho/Fernanda Pereira.
Educação Ambiental.
Programa Eco-Escolas ESCOLA BÁSICA DE GAVIÃO
PROJETO: PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Resíduo Tecnológico Turma INF 321.
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
Profª Márcia Velista Cavalcante
ISO Sistema de Gestão Integrada em Saúde e Segurança do Trabalho.
Educação Ambiental PIBID 2011 – Subprojeto Química Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Kluwe.
Lixo eletrônico: O que fazer após o término da vida útil dos seus aparelhos?
Detetive ecológico Ana Paula Carboni.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
1 INVESTIMENTO NOS SECTORES CHAVES NA ÁREA DO AMBIENTE A República de Angola concebeu um amplo programa que se estende de 2000 ao ano É neste Âmbito.
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
 O Concurso Nacional Eco-Código pretende estimular a participação e a criatividade dos jovens envolvidos no Programa Eco-Escolas através da produção de.
Actividades de Educação Ambiental Grupo Flamingo – Associação
Reciclagem.
15 anos.
Mercado dos Resíduos U.C: Mercados e Negociação Comercial
PROGRAMA ECO-ESCOLAS Agrupamento Damião de Goes.
Câmara Municipal da Póvoa de Varzim Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos Educação Ambiental 2006/ de Setembro de 2005 Plano de Actividades de.
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Educação e Sensibilização Ambiental Plano de Actividades LIPOR 2006/2007 Gabinete de Informação Lipor.
S EPARAÇÃO E RECICLAGEM Projecto Comenius – Sentsuder Área Projecto 8ºA.
Separação e Reciclagem
Escola E. B. 2,3 c/ Sec. José Falcão de Miranda do Corvo
Eco – Código 2015/2016 8ºB. - Se a sustentabilidade diminuir o planeta vai explodir. - Se queres o mundo preservar, deves poupá-lo e reutilizar! - Reutilizar.
AUDITORIA E ATIVIDADES Dia Internacional Eco-Escolas - 7 de Novembro Eco-Borboletas Auditoria Informal Lançámos um desafio em todas as turmas: Sugerir.
Oikos é o Projeto de Sustentabilidade Ambiental apresentado pelo Recanto Maestro desde o ano de Este projeto que conta com a parceria de todas as.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SERRA DAS MINAS Projecto Ambiental Programa ECO-ESCOLAS O programa ECO-ESCOLAS destinado às escolas do Ensino Básico, pretende dinamizar uma prática de Educação para a Sustentabilidade. http://www.abae.pt/programa/EE/inicio.php Este programa encoraja acções, a desenvolver pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade, seguindo uma metodologia constituída por sete passos: 1. conselho eco-escolas; 2. auditoria ambiental; 3. plano de acção; 4. monitorização/ avaliação; 5. trabalho curricular; 6. divulgação à comunidade; 7. eco-código São abordados os temas: água, resíduos, energias renováveis, espaços exteriores e alterações climáticas. O Agrupamento desenvolve este programa há menos de um ano e pretende ser reconhecido com a Bandeira Verde Eco-Escolas. Colocar os objectivos

PROJECTO AMBIENTAL A sustentabilidade ambiental, discutida em larga escala nos últimos tempos, visa promover factores ambientais para a qualidade da vida humana no planeta. A sustentabilidade das florestas, do ar, das fontes energéticas e da biodiversidade dependem da implementação de práticas ambientais responsáveis. Estas práticas suportadas em Projectos do Ambiente, na divulgação de informação junto da comunidade, pretendem envolver cada um numa política responsável e sustentável sobre o meio ambiente.

Cuidar da Escola de A a Z Preservação do espaço exterior Criação da Brigada da Limpeza Colocação de papeleiras Cuidar dos canteiros Recolha selectiva do lixo

As pilhas contaminam o solo, as águas e os lençóis freáticos. Nas salas de aulas recolheram-se quilogramas de papel usado, de revistas, de jornais…, para reciclagem Juntar o maior número possível de tampas de garrafas de água, refrigerantes e iogurtes líquidos que são depois "recicladas" em material ortopédico, entregue a quem mais precisa.

Oficinas de Expressão Dramática Oficinas de Expressão Dramática ,4º Ano,subordinadas ao tema “ A Água, como recurso natural a preservar” … envolve-me e eu aprenderei! (provérbio chinês)

Oficinas de Expressão Dramática Homenagem ao MAR com a canção de Dulce Pontes “Canção do Mar”

''Podemos dar um barco a alguém, podemos colocar esse barco na água e ensinar esse alguém a remar. Mas para que a pessoa reme, é preciso que ela queira remar.'' (Provérbio chinês)