A intervenção do Serviço Social no SUS: Perspectivas e Possibilidades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Residência Farmacêutica Visão Humanista
Advertisements

Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
RESULTADOS CONSIDERAÇÕES INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVO METODOLOGIA
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
II Fórum nacional Anti-Droga SENAD
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
Políticas Sociais em Saúde Pública
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Projeto de saúde e qualidade de vida
Política Nacional de Humanização
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
DISCIPLINA: INICIAÇÃO EM FISIOTERAPIA PROFª RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
No Âmbito da Assistência Social
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
“O PAPEL DAS AUTOGESTÕES NA POLÍTICA DE SAÚDE DO TRABALHADOR BRASILEIRO – CONTRIBUIÇÕES PARA A 4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA”
OS DE SAÚDE C ONTRIBUIÇÃO: GERSON DOMONT PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DAS COMISSÕES DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO PARÁ.
Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” Campus de Botucatu Como elaborar um Pôster Luciana.
REFORMA SANITÁRIA.
PESQUISA QUALITATIVA OBJETIVO: Coletar dados nos campos econômico, ambiental e organizacional sobre a população beneficiária do Programa Pós Morar para.
CONCEITOS DE SAÚDE CONCEITO
HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Uma Escola do Tamanho do Brasil
O Papel do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Professora: Daniela de Souza
Controle Social, Saúde Mental e Cidadania: Estudo dos relatos de usuários e familiares participantes de um curso de controle social Bolsista: Aline da.
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
Enfermagem em Trauma e Emergência
QUESTÃO SOCIAL Processo Histórico Status emergência = 1830
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
“Ultrapassando a barreira do preconceito”
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil – PAFE ALMEIDA AE, ALVES GC, DINIZ ACI Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – UNESP/
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO DO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de proteção social especial, apresentado por De Julinana M. fernandes Pessoa/
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
 Que se construam rodas de diálogo dentro das residências para que diversos temas atrelados à religiosidade sejam explanados visando a garantia do respeito.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
LEI ORGÂNICA DA SAÚDE –LOS- LEI 8.080/90 HELENA Y.Y. KANASHIRO.
CRIAÇÃO DO NASF.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
ENCONTRO NACIONAL UNIMED DE ASSISTENTES SOCIAIS 2010 a nossa vida é cuidar da sua.
VI ENCONTRO ESTADUAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA GRAVATÁ.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Saúde Mental na Atenção Básica Karime Pôrto Coordenação Nacional de Saúde Mental DAPE/SAS/MS.
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
SAÚDE PÚBLICA FACULDADE DE FARMÁCIA DO PLANALTO CENTRAL – FARMPLAC
Transcrição da apresentação:

A intervenção do Serviço Social no SUS: Perspectivas e Possibilidades. Hospital Estadual Bauru “Dr. Arnaldo Prado Curvello” A intervenção do Serviço Social no SUS: Perspectivas e Possibilidades. Juliane Rocia Lobregat Assistente Social

O SERVIÇO SOCIAL ENQUANTO PROFISSÃO E ATUAÇÃO O Serviço Social enquanto profissão é de natureza eminentemente interventiva e atua no campo das relações humano-sociais, tem na questão social a base para sua fundamentação. Nessa perspectiva, a atuação profissional deve estar pautada em uma proposta que vise o enfrentamento das expressões da questão social que repercutem nos diversos níveis de complexidade da saúde. Campus de Botucatu "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

Lei 8080/90 Art 3º - A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do país. Dizem respeito também à saúde as ações que, se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar física, mental e social. Campus de Botucatu "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL O que são? Como identificar sua existência? Demandas trazidas pelos usuários aos serviços juntamente com a questão da saúde envolvida. Determinantes no processo de cuidar. (violência, miséria, desemprego, negligência, abandono, rede de apoio familiar, educação, saúde, entre outros)

A FAMÍLIA NO PROCESSO DE SAÚDE E DOENÇA O adoecimento/internação de um membro = sintomas de ansiedade, depressão e estresse nos demais membros → mobilização de recursos para enfrentamento da crise; Exigência de padrões adaptativos, novos papéis, novas demandas ... Campus de Botucatu "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM REDE REFERÊNCIA E CONTRA-REFERÊNCIA Trabalho em rede atendendo paciente em sua totalidade; Efetividade das ações e processo de vinculação dos serviços; Comunicação e acessibilidade; Trabalho de forma preventiva e curativa, redirecionando processo de cuidar para a efetividade da qualidade de vida e educação na saúde.

O B R I G A D A ! jlobregat.heb@famesp.org.br Ramal:(3516) Hospital Estadual Bauru Av. Luís Edmundo C. Coube, 1-100, N. Geisel, Bauru/SP Fone: (14) 3103-7777 www.heb.bauru.unesp.br Campus de Botucatu "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA