PROF. PATRICIA PEREIRA e OLGA FRANCISCO 2009/2010

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Transcrição da apresentação:

PROF. PATRICIA PEREIRA e OLGA FRANCISCO 2009/2010 Plano de Estudos – 3º e 4º Anos Actividades Desportivas 2008/2009 Prof Patricia Pereira ESCOLA BÁSICA Nº3 PROF. PATRICIA PEREIRA e OLGA FRANCISCO 2009/2010

Número de aulas 45 minutos 3x por semana Orientações Programáticas “Actividade Física e Desportiva no 1º Ciclo do Ensino Básico” ESCOLA BÁSICA Nº3 PROF. PATRICIA PEREIRA e OLGA FRANCISCO 2009/2010

PROF. PATRICIA PEREIRA e OLGA FRANCISCO 2009/2010 ÁREAS DE INTERVENÇÃO Actividades Desportivas: constituem-se como uma parte da actividade física e, para além da realização do exercício físico, decorrem em ambiente competitivo, regendo-se por normas e regras específicas e universais com um maior grau de exigência. Fundamentam-se na perspectiva do confronto com um elemento definido: a distância, o tempo, o adversário, ou contra si próprio. Em conformidade, a escola, mesmo no 1º CEB, não deve negligenciar a realidade desportiva. O desporto, na actualidade, constitui um fenómeno social incontornável. A atracção que os ídolos desportivos exercem sobre as crianças deve constituir uma referência e um factor de motivação que as mobilize para a prática desportiva. A actividade lúdica é fundamental para a criança. Para ela, tudo é pretexto para jogar, servindo, simultaneamente, para testar as suas capacidades. Como o trabalho é a actividade do adulto, o jogo é a actividade da criança. A partir dos 7 anos, começam a aparecer nos jogos as relações e os contactos com o outro. Numerosos jogos são uma excelente ocasião para uma verdadeira aprendizagem social: conhece-se, aceitam-se os outros e compreende-se porque se devem respeitar as regras. Entretanto, a regra que define a cooperação e oposição começa a ser rigorosamente cumprida pela criança. Assim, o jogo quando devidamente aplicado, possui um conteúdo educativo, que permite o desenvolvimento de certas dimensões da personalidade da criança: - Dimensão motora: Factores perceptivos; Factores de execução e coordenação motora; - Dimensão cognitiva: Capacidades de observação, análise, interpretação e adequação das soluções; - Dimensão relacional: Relacionamento afectivo; Descoberta do outro; Aprendizagem social. No âmbito das áreas de intervenção atrás referidas, o quadro seguinte indica as áreas e as matérias consideradas fundamentais para o correcto desenvolvimento das crianças nestas idades, por ano de escolaridade ESCOLA BÁSICA Nº3 PROF. PATRICIA PEREIRA e OLGA FRANCISCO 2009/2010

PROF. PATRICIA PEREIRA e OLGA FRANCISCO 2009/2010 1º PERIODO Meses Setembro Outubro Novembro Dezembro Nº aulas 12 9 Fase Avaliação Inicial Aprendizagem Matérias Todas Jogos Pré-desportivos, Andebol, Basquetebol, Futebol, Voleibol, Atletismo, Ginástica Actividades   Actividade de Natal ESCOLA BÁSICA Nº3 PROF. PATRICIA PEREIRA e OLGA FRANCISCO 2009/2010

Aprendizagem e Desenvolvimento 2º PERIODO Meses Janeiro Fevereiro Março Nº aulas 12 10 Fase Aprendizagem e Desenvolvimento Matérias Jogos Pré-desportivos, Andebol, Basquetebol, Futebol, Voleibol, Atletismo, Ginástica Actividades   Actividade de Carnaval Actividade "Final de Período" ESCOLA BÁSICA Nº3 PROF. PATRICIA PEREIRA e OLGA FRANCISCO 2009/2010

Desenvolvimento e Consolidação 3º PERIODO Meses Abril Maio Junho Nº aulas 7 12 8 Fase Desenvolvimento e Consolidação Matérias Jogos Pré-desportivos, Andebol, Basquetebol, Futebol, Voleibol, Atletismo, Ginástica Actividades   Actividade “Último Dia de Aulas" ESCOLA BÁSICA Nº3 PROF. PATRICIA PEREIRA e OLGA FRANCISCO 2009/2010

Objectivos das Actividades Desportivas no 1º Ciclo do Ensino Básico   OBJECTIVOS ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS Adquirir competências fundamentais para potenciar a aprendizagem dos jogos desportivos colectivos; Bola ao capitão, stop, rabia, jogo de passes, bola ao poste, etc. Abordagens interdisciplinares, em grupo e com uma forte componente lúdica; Aplicar a capacidade criativa numa perspectiva interdisciplinar; JOGOS COLECTIVOS (Andebol, Basquetebol, Futebol e Voleibol) Realizar habilidades básicas, ajustando-as às acções técnico-tácticas fundamentais da respectiva modalidade; Formas simplificadas de jogo, em espaços reduzidos e com um menor número de jogadores por equipa; Explicar globalmente o jogo, focando o objectivo e apresentando progressivamente as regras que o caracterizam; Cumprir as regras e o objectivo do jogo, em cooperação com os companheiros. Situações de exercício; Adequar o número de elementos de cada equipa para facilitar a compreensão do jogo e permitir mais oportunidades de prática; jogo Trocar frequentemente as funções de cada um, para evitar a especialização precoce; ATLETISMO Realizar as acções motoras fundamentais de cada modalidade do Atletismo. Corridas, saltos e estafetas. Utilizar formas lúdicas; Privilegiar as estafetas como forma de relacionamento do esforço individual aos resultados colectivos; GINÁSTICA Conhecer e executar as principais habilidades gímnicas. Enrolamentos, posições de equilíbrio, deslocamentos e elementos de ligação (saltos e voltas); Utilizar Formas lúdicas e percursos simplificados. Manipulação de materiais específicos (bolas, arcos e cordas) ESCOLA BÁSICA Nº3 PROF. PATRICIA PEREIRA e OLGA FRANCISCO 2009/2010

PROF. PATRICIA PEREIRA e OLGA FRANCISCO 2009/2010 FINALIDADES As finalidades educativas representam o ideal humano, dando sentido e orientação, neste caso, à actividade física e desportiva. Nesta perspectiva, são finalidades da actividade física e desportiva: 1. Desenvolver o nível funcional das capacidades motoras dos alunos; 2. Melhorar a realização das habilidades motoras nos diferentes tipos de actividades, conjugando as suas iniciativas com a acção dos colegas e aplicando correctamente as regras; 3. Promover o desenvolvimento integral do aluno, favorecendo o reforço da oferta educativa numa perspectiva interdisciplinar e integrada com as restantes aprendizagens escolares; 4. Fomentar a aquisição de hábitos e comportamentos de estilos de vida saudáveis que se mantenham na idade adulta, contribuindo para o aumento dos índices de prática desportiva da população portuguesa; 5. Fomentar o espírito desportivo e do fair-play, no respeito pelas regras das actividades e por todos os intervenientes; 6. Estimular a tomada de consciência para a fruição da natureza numa perspectiva da sua preservação. ESCOLA BÁSICA Nº3 PROF. PATRICIA PEREIRA e OLGA FRANCISCO 2009/2010