1º Workshop para Elaboração da Agenda Científica do LBA2

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Agenda 21 como instrumento de construção de Sociedades Sustentáveis
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
FÓRUM REGIONAL CONSECTI NORTE CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS ESTADUAIS PARA ASSUNTOS DE CT&I Palmas (TO) - 11/03/2008.
Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Matheus Fadini Oscar Guimarães Rayan Carretta Helder Ivo Pandolfi.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO Elementos para discussão
Grupo de Trabalho 1: Cenários e Sustentabilidade para a Amazônia
A Política Nacional sobre Mudança do Clima e seus Instrumentos
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Representações do espaço Amazônico
Uniformização do ZEE da Amazônia Legal e Integração com Zoneamentos Agroecológicos da Região. Adriano Venturieri Brasília, 27 de março de 2009.
Mudanças Climáticas: atuação do Congresso Nacional
AGENDA POSITIVA RS - CADEIA MADEIRA RS
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
IMPLICAÇÕES DA VARIABILIDADE E MUDANÇA CLIMÁTICA NOS RECURSOS HÍDRICOS
Ministério do Meio Ambiente
Rosangela M. Carnevale Carvalho Pesquisadora IBGE
INOVA Sustentabilidade
Mudanças Climáticas Um desafio para as políticas públicas
Desmatamento, Mercado e Políticas Públicas na Amazônia: A contribuição do INPE Observação importante: para ver corretamente esta apresentação, voce precisa.
O uso de métricas da paisagem como indicador da dinâmica da paisagem no Estado do Pará entre 1986 e 2000 Autores: Suyá Quintslr – UFF Cláudio Bohrer –
Plano Estratégico Regional de Turismo
Julho de 2007.
VICTOR MENDES Secretário SEMA BALANÇO. (1ª) ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL Definição de linhas de ação programática Objetivo:
Concurso Banco do Brasil Prof. Guilherme Soares Beltrami Anos 2012 / 2013 Londrina(PR) - Maringá(PR)
Um Banco da Amazônia.
Agenda 21: Agricultura Sustentável
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
CENÁRIOS PARA A AMAZÔNIA: USO DA TERRA, BIODOVERSIDADE E CLIMA
O solo como meio de produção de alimentos e energia
Contexto geral áreasalteradas  Cerca de 280 mil km 2 de áreas alteradas na Amazônia brasileira (26 mil km 2 só em )  Considerando que 20-25%
Amazônia Meridional Marcos Roberto Pinheiro - WWF-Brasil
VALE DO ZAMBEZE IMPLEMENTANDO O PLANO ESTRATÉGICO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO Apresentação à NOVA ALIANÇA PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICÃO ABRIL de.
Sala Caatinga Cerrado na ExpoSustentat 2008
O DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA DESTRÓI MILHÕES DE HECTARES DE FLORESTAS POR ANO.
OBJETIVO Consolidar a base científica e tecnológica para produção e processamento de Biodiesel no Estado de Sergipe. Consolidar a base científica e tecnológica.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Identificação dos gargalos nos procedimentos de coordenação e de gestão que ameaçam a consolidação.
CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA A COMISSÃO DE ÉTICA EM PESQUISA Marco Institucional, Políticas e Agenda de Pesquisa em Saúde Antonia Angulo Ministério de Saúde.
Vera Lucia Reis, Inciativa MAP,
Andrés Leandro Gumiero Jaime – Mestrando (ITA)
AV2 DE GEOGRAFIA – 7º ANO 3º TRIMESTRE.
Estratégias para a Amazônia
Zoneamento de riscos climáticos: abordagem para a agricultura familiar, agroenergia e pastagens SEG – MP
FUNDO CAATINGA Proposta para Discussão Fortaleza, 17/05/2010.
Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono
II Workshop Regional: Nordeste do Brasil Cruz das Almas, de Maio de 2015 Rede Latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre.
II Workshop Regional: Nordeste do Brasil Cruz das Almas, de Maio de 2015 Rede Latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Desenvolvimento Regional. RODOVIAS FERROVIA OESTE - LESTE FERROVIA FCA HIDROVIA PORTOS B R B R B R A L A G O A S ESP Í RITO.
Destino dos produtores rurais
PLANEJAMENTO PÚBLICO EM ADAPTAÇÃO: INTEGRAÇÃO DO TEMA ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA EM POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL.
O novo papel da Gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento Tania Zapata.
Política Climática da Cidade do Rio de Janeiro,. Principais Instrumentos  Criada pela Lei n°5248/2011 estabeleceu metas de redução de Emissões de GEE:
Zoneamento da Cana-de-açúcar e o Estado de Mato Grosso Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária Cuiabá – 06 de outubro de 2009.
ESTRATEGIA DA EMBRAPA PARA O PROGRAMA DE AGROENERGIA São Paulo, 09/11/2006 Evandro C. Mantovani Secretaria de Gestão e Estratégia.
HISTÓRICO LUTAMOS DESDE 1990 PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM TODO BRASIL Nasceu da sensibilização de um grupo de empresários do setor.
Debater as providências e encaminhamentos visando a implantação do Sistema Nacional Cadastro Ambiental Rural (CAR), a integração entre o governo federal.
Os grandes projetos PCN (1985) - Programa Calha Norte - Calha Norte é a faixa de fronteira no extremo norte do Brasil. Com quase seis mil quilômetros.
- 1 - PROJETO DE APOIO À GESTÃO DE FLORESTAS PÚBLICAS PARA A PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL Abril, 2011.
Novembro. Audiência pública do Senado Federal A importância do Sistema Financeiro Nacional para o Crédito Agrícola no Brasil - Desafios e Perspectivas.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL BANCO MUNDIAL PRAPEM/MICROBACIAS 2 SEMINÁRIO Manejo de.
OBJETIVO DA PROPOSTA Promover, no Amapá, o Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista, a partir da consolidação de um Sistema Integrado de Unidades.
Entidade Coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental e dos Recursos Hídricos do Estado do Paraná.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

1º Workshop para Elaboração da Agenda Científica do LBA2 Grupo 1: Futuros cenários e sustentabilidade para Amazônia Carlos Nobre (INPE-CPTEC) Tatiana Sá (Embrapa) Brasília, 16/5/2006

- Políticas governamentais vigentes/planejadas - Futuros cenários de ocupação   - Futuros cenários de mudanças climáticas

Estratégias para a Amazônia Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia Plano Amazônia Sustentável Plano BR 163 Sustentável Fomento a atividades economicas que mantenham a floresta em pé

Áreas potenciais para Distritos Florestais Estuário Amazônico Polo Carajás BR 163 Caatinga Oeste Amazônico Cerrado Região Sul

Distrito Florestal BR 163 Projeto BR 163 Sustentável 1,2 milhões de Km2 DFS BR 163 – 190 mil Km2

Distrito Florestal BR 163 Potencial Florestal Polos Industrias: Santarém Itaituba Potencial Florestal Polos Industrias: Jacareacanga Novo Progresso Itaituba Moraes de Almeira - Castelo dos Sonhos - Santarém Moraes de Almeida Jacareacanga Novo Progresso Castelo dos Sonhos

Área de expansão da Agricultura de Energia

BIODIESEL: ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO POTENCIAL DENDÊ SOJA-MAMONA-ALGODÃO (CAROÇO) SOJA-ALGODÃO-GIRASSOL-CANOLA SOJA-ALGODÃO-GIRASSOL BABAÇU-MAMONA-PALMA

PLANO NACIONAL DE AGROENERGIA Passos para implementação Ÿ Programa Nacional Ÿ Rede Multi -institucional Ÿ Fundo Nacional Ÿ Internalização na Embrapa e SNPA

ESTRATÉGIA Equipe técnica multidisciplinar e multi-institucional Consórcio de pesquisa e redes complexas Gestão do processo Parcerias organizacionais Parcerias estratégicas Mobilização de competências Empreendedorismo Treinamento Fontes de financiamento

Análise de Cenários Soares-Filho et al. (2006) Cobertura florestal Cenário “o mesmo de sempre” Cenário de governança Cobertura florestal % de floresta perdida por bacia hidrográfica Soares-Filho et al. (2006)

Cenários associados a mudanças climáticas:

Ordenamento, gestão e monitoramento territorial Principais temáticas de atuação da Embrapa na Amazônia Manejo, valoração e valorização da floresta Uso sustentável para áreas já alteradas (áreas de consolidação)