MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
Advertisements

Fundamentos da Logística
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS
Distribuição GRUPO 14FY.
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
LOGÍSTICA Operador Logístico.
GESTÃO DE OPERAÇÕES - II
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Logística e Gerenciamento da
AUXILIAR DE LOGÍSTICA AULA 2.
GESTÃ DE ESTOQUES.
SUPPLY CHAIN GRUPO 1997 Alex Borges Fernanda Almeida Igor Fernandes
GESTÃO DE ESTOQUES NA CADEIA DE LOGÍSTICA INTEGRADA – SUPPLY CHAIN
Gestão em Logística O termo foi usado amplamente
Unidade 4 REPENSANDO A LOGÍSTICA
LOGÍSTICA Disciplina do curso de Métodos de Melhoria da Produtividade - Engenharia de Produção 30 horas Dayse Regina Batistus Profa. da UTFPR Dra . Eng.
Dinâmica intraorganizacional
Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
LOGÍSTICA INTEGRADA GRUPO 19X.
GRUPO 6.
A disciplina foi estruturada para capacitar o aluno para atuar com os mais modernos conceitos de logística O conteúdo do curso foi definido considerando.
A LOGÍSTICA COMPARADA COM SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Armazenagem Prof. Eduardo Mangini.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Centro de Distribuição Expedição
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Pato Branco/Pr – 02 de agosto de 2013
Aula 2 - A Logística .A LOGÍSTICA
EngªCivil Disciplina: Engª dos Transportes
Definição de Logística
Logística Planejamento e Programação Logística
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Logística Empresarial
Controle de estoque.
MAM Movimentação e Armazenagem de Materiais
Iniciando na logística empresarial
Logística Grupo 14 F x.
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA.
Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais
Logística de Operações Globais
Logística Armazenagem e Estruturas de Distribuição
- LOGÍSTICA - UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
COMPONENTES DA GESTÃO DA LOGÍSTICA
Logística Integrada Engenharia de Produção
Cadeia de suprimentos.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Estratégia competitiva através da Cadeia de suprimentos
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Logística e Gerenciamento da
3 - DISTRIBUIÇÃO 1- Tipos de distribuição
Logística Empresarial
Logística Empresarial
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Estratégias de Ponto Aula 10.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E MATERIAIS Unidade 1
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
Logística e Gerenciamento da
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Prof. Paulo Roberto Leite BOWERSOX e CLOSS, Cap. 6; BALLOU, Cap.5; FLEURY et al, Cap. 9; NOVAES, Cap. 4; LEITE, Cap. 1,2.
PROCESSOS LOGÍSTICO Prof. Vagner Olegário PLT.
Logística Empresarial / Cadeia de Suprimentos – uma área vital
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
Fundamentos e conceitos da Logística Profª Carina Coloni
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo.
Transcrição da apresentação:

MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM Prof. Valéria Prado 1ª. 11/08/09 – 12/08/09 – UNIP – Alphaville

Horário: Aulas 19:30 hs. as 22:30 hs. Intervalo: 21:00 – 21:15 hs. - Expositivas, palestrantes e trabalhos em grupos; Celulares desligados ou vibra call; lista de presença: 1º. Horário: 20:50 hs. 2º. Horário: 21:25 hs. Faltas: 1 aula: 3 faltas ½ aula: 1 falta

Programa: - Gestão de estoques; - Lay-out de armazéns; - Produtos contaminantes; - Estruturas de armazenagem e equipamentos de movimentação; - Tipos de pallets; - Formação de pallets; - Tecnologia da Informação, etc

Bibliografia Básica: Aplicações práticas de Equipamentos de movimentação e armazenagem de materiais. - 1998 Autor: Moura, Reinaldo A. Banzato, Reinaldo Armazenagem: Do Recebimento a Expedição. - 2003 Autor> Moura, Reinaldo A. Editora: IMAM Bibliografia Complementar Gestão de estoques: Ação e monitoramento na cadeia logística. Autor: Moura, Cássia E. de Editora: Ciencia moderna

MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM O QUE É LOGÍSTICA? De HOLLANDA (1986, 1045p) pode-se encontrar definição de logística como: 1 – “Do Grego Logistike, relativo ao cálculo. Denominação dada pelos gregos à parte aritmética e da álgebra concernente às quatro operações” i. “Da Filosofia: conjunto de sistemas de algoritmos aplicados à logística.

MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM 2 – “Do Francês: Logistique: parte da arte da guerra que trata do planejamento e realização de: - Projeto e desenvolvimento; obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material (para fins operativos ou administrativos); - Recrutamento, incorporação, instrução e adestramento, designação, transporte, bem estar, evacuação, hospitalização e desligamento pessoal; - Aquisição ou construção, reparação, manutenção e operação de instalações e acessórios destinados a ajudar o desempenho de qualquer função militar; - Contrato ou prestação de serviço.”

MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM Já MICHAELIS (1998: 1273) apresenta logística como: 1 – “Aritmética aplicada” 2 – “Álgebra elementar” 3 – “Lógica simbólica” 4 – “Ciência militar que trata do alojamento, equipamento e transporte de tropas, produção, distribuição, manutenção e transporte de material e de outras atividades não combatentes relacionadas”

MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM Segundo o COUNCIL OF SUPPLY MANAGEMENT PROFESSIONALS (CSCMP) ex COUNCIL LOGISTIC MANAGEMENT (CLM), logística se define como: “ Logistics is that part of the supply chain process that plans, implements, and controls the efficient, effective forward na reverse flaw and storage of goods, services, and related information between the point of origin and the consumption in order to meet customers’ requirementes” “ Logística é o processo de planejamento, implementação e controle, eficiente e eficaz, do fluxo de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o de consumo, com o objetivo de atender às necessidades do cliente”. Esta definição reflete a necessidade de administrar a movimentação total dos produtos, do ponto de aquisição dos materiais ao local de distribuição do produto final.

Gerenciamento Logístico A logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo. O objetivo da Logística integrada é tornar disponíveis produtos e serviços no local onde são necessários, no momento em que são desejados. Os consumidores, esperam encontrar os produtos disponíveis e recém-fabricados nas prateleiras. Nesse sentido, é difícil imaginar a realização de qualquer atividade de produção ou de marketing sem o apoio logístico.

Dispor o produto e serviço certo; No lugar certo; No tempo certo; Nas condições desejadas; Ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa (agrega valor).

Introdução à Armazenagem Histórico: Para oferecer suporte as técnicas de Marketing nos períodos após a 2ª Guerra, teve início o desenvolvimento de uma metodologia para controlar e dimensionar os custos envolvidos no processo de distribuição de mercadorias. O mercado consumidor deixou de ser local para tornar-se regional, e num segundo momento, global. Integrada. Portanto a lacuna de tempo e espaço entre a fabricação de produtos e seus locais de demanda aumentou, exigindo das empresas a necessidade de armazenar e distribuir mercadorias. Esta lacuna tem sido preenchida pelo desenvolvimento da Administração de Materiais e Distribuição Física, que balanceados sinergicamente enquanto processos, possibilitam a Logística Integrada.

Introdução à Armazenagem A aplicação destas técnicas de gestão empresarial, sobretudo com o paralelo desenvolvimento da Tecnologia de Informação e popularização dos micro-computadores, culminou no desenvolvimento da chamada Logística Integrada, nos anos 80 e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos após os anos 90. O processo de globalização estendeu os mercados consumidores e fornecedores, proporcionando um ambiente de consumo e de fornecimento ampliado, porém altamente competitivo. Esta competitividade alterou o processo de formulação de preços. Hoje temos os seguintes fundamentos em termos de preço: O preço é estabelecido antes do custo O preço é fixado pelo mercado e pela concorrência O custo é fixado pela administração efetiva

Introdução à Armazenagem Aparece ainda como fator preponderante no sucesso dos negócios, o atendimento das necessidades dos clientes. As variáveis de tempo e lugar devem ser equacionadas, proporcionando valor aos consumidores finais a medida que estes encontram os produtos no tempo certo, no lugar desejado e com o sortimento necessário. E a Armazenagem tem um peso importantíssimo, em última análise, nos custos totais de um sistema Logístico. Ela deve promover estas ações, agregando valor aos produtos através de uma rede de armazenamento planejada, afim de suprir estas expectativas, a um custo aceitável em termos de preço final das mercadorias.

Média dos Custos Logísticos Daí então a importância da Logística Integrada. Não temos oportunidade de maximizar a margem de lucro aumentando simplesmente o preço dos produtos. Este já está determinado pelo mercado consumidor bem como pela concorrência. Resta portanto a administração eficaz e planejada dos custos envolvidos, e da oferta de serviços agregados, sendo estes dois objetivos, fundamentais na Administração da Armazenagem. Média dos Custos Logísticos 10 % 20 %

Logística no Mundo Moderno As grandes empresas e corporações com várias fábricas espalhadas pelo mundo, tinha a necessidade de transportar, abastecer, armazenar e distribuir os produtos e matérias-primas para sua unidades e centros de consumo. 1902 - Lei dos Armazéns Gerais Armazenagem de produtos primários como: café e algodão. Fiel Depositário - garantia - warrant. Antigos depósitos - Hoje Centro de Distribuição (CD)

Diferença entre Estocagem e Armazenagem Armazenagem: atividade de estocagem ordenada e à distribuição de produtos acabados no próprio local de produção ou em outros locais destinados a este fim. Estocagem: atividade a guarda segura e ordenada de todos os materiais, em ordem de uso para produção e peças para operações de montagens Finalidades básicas Alimentar o processo produtivo; Fornecer produto acabado. Capítulo 1

Armazenagem: Estocagem: É uma forma genérica e ampla com função à guarda temporária e a distribuição de materiais (depósitos, almoxarifados, centro de distribuição) Estocagem: É destinados a locação estática dos materiais. Dentro do armazém, podem existir vários pontos de estocagem. Tipos: CD – Centro de Distribuição CDA – Centro de Distribuição Avançado – outros locais Terminal de Carga HUB – Centro de concentração – Fedex – Memphis – EUA Capítulo 1

Armazenagem /Centro de Distribuição Produto Acabado, relacionado com mercado consumidor: Vendas; Abastecimento de lojas. Matéria Prima, relacionado diretamente com a produção; Fabricação / “Just in Time”; Abastecimento de linha de produção (Line Feed)

Funções estratégicas da Armazenagem Adequada alimentação do processo produtivo e dos canais de distribuição; Garantir nível de serviço; Minimizar custos; Indicar consumo, tendências, comportamento; Proteção contra incertezas.

Unidade de Medidas M3; Tonelada - Palete / caixa / sacaria /tambor /bambona /rolo/ item etc.; M2 - lastro para formação de custos. Só é usando para produtos estáticos, ou seja, não tem movimentação; - Exemplo: 01 ton. de chumbo 01 ton. de algodão Peso x volume ocupado.

Pallet, m2, m3 ???? Que unidade de medida deveremos usar para calcular uma armazenagem!!!!! Depende da característica do produto !!!! - Cumprimento - Largura; - Altura; - Peso; - Valor agregado do produto etc.