PROFª Leila de Souza Ganem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
LETRAMENTO.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
CLARICE LISPECTOR (1920 – 1977) Medo da eternidade.
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
Resumo.
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
CARACTERÍSTICAS DA SONDAGEM PROPOSTA POR FERREIRO E TEBEROSKY:
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Currículo oficial de São Paulo
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Encontro com Professores Coordenadores dos Anos Finais fevereiro de 2014 OBJETIVO: Subsidiar os PCs do Ensino Fundamental - anos finais, quanto a sondagem.
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Orientação Técnico-Pedagógica
Profa. Reane Franco Goulart
Trabalho em grupo.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Livro: Estratégias de leitura
A apropriação do sistema ortográfico
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Organizando o trabalho pedagógico
II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo
Análise Pedagógica PAEBES-Alfa Língua Portuguesa e Matemática
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Planejamento da Rotina Semanal
Ano 2 Unidade 1.
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Resumo.
Conexão do saber Língua Portuguesa
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
REUNIÃO DATA: 04/04/11 PAUTA:
Etapas de uma sequência didática
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
ROTEIRO PEDAGÓGICO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
Roteiro Pedagógico para o uso do Conexão do Saber
Secretaria Municipal de educação
PROFª. Leila de Souza Ganem
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Resumo.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
Criar agendas telefônicas
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
Crítica à concepção de currículo cristalizado
O T EXTO NÃO É PRETEXTO. M ARISA L AJOLO O texto não é pretexto para nada. Ou melhor, não deve ser. - Texto – ponto de encontro entre dois sujeitos:
Projetos e Sequências Didáticas
ALFABETIZAÇÃO.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Transcrição da apresentação:

PROFª Leila de Souza Ganem UME DOS ANDRADAS II   A ordem alfabética PROFª Leila de Souza Ganem

Objetivos: Auxiliar o aluno no processo de alfabetização. Desenvolver a competência e habilidade da leitura e escrita. Levar as crianças a reconhecer e memorizar a ordem alfabética, as diferentes grafias das letras do alfabeto. Identificar cada letra pelo nome e encaixá-la corretamente na sequência alfabética. Usar a sequência alfabética como recurso nas buscas de palavras e leituras de listas, agendas. Compreender a natureza do sistema alfabético de escrita, as relações entre letra som e a segmentação entre as palavras. Compreender o funcionamento da linguagem escrita. Emprego da ordem alfabética em suas produções.

Conteúdos   • Ordem alfabética   • Letras do alfabeto (nomes, vogais e consoantes, grafias).   • Portadores de texto: agendas, dicionários, listas, entre outros.

Justificativa   A ordem alfabética é uma forma convencional de organizar informações escritas utilizada em portadores de texto de diferentes funções, quer sejam científicos ou de uso cotidiano. Seu aprendizado, logo no início da alfabetização, favorece a construção de estratégias de leitura de dicionários e enciclopédias. Além disso, o domínio da sequência alfabética funciona como suporte à escrita de textos de uso cotidiano como agendas, listas e organização de informações.

Resumo das Atividades Distribuir aos alunos uma bola de gás. Coloque dentro das bolas um papelzinho escrito com um nome de um colega da turma. Dividir a turma em dois grupos e pedir que encham as bolas até que estourem e leiam o papel que cair. Solicitar que procurem, num monte, a letra inicial do nome lido e separem. Quando os dois grupos terminarem a separação das letras, peça que arrumem as letras de acordo com a ordem alfabética. Com a ordem alfabética memorizada, os alunos podem recorrer mais facilmente à busca dos significados das palavras em dicionários. Para isso, além das solicitações normais incluídas nas atividades de rotina, é preciso incluir exercícios de busca que mobilizem os recursos que os alunos já dominam com desafios e proposições novas. Os alunos poderão aprender a buscar palavras com foco na primeira, segunda, terceira letra, e assim por diante. Aprenderão também a retroceder e a avançar nas páginas de acordo com o ponto em que o dicionário estiver aberto e a palavra buscada. Além disso, aprenderão a tomar como referência a palavra do topo da página do dicionário.

Ajustar o nível de desafio às possibilidades dos alunos, para que realmente tenham problemas a resolver. Organizar agrupamentos produtivos, em função do que os alunos já sabem sobre a escrita. Ler a proposta definindo o que devem fazer: escrever o nome de quinze alunos da classe. Garantir a circulação de informações, promovendo a socialização das respostas e dos procedimentos usados pelas duplas. Acessar o módulo do Conexão do Saber - Ciclo I – Língua Portuguesa - Alfabeto, para a realização das atividades e fixação do conteúdo proposto.

Duração O trabalho deverá acontecer frequentemente no início da alfabetização. Avaliação Registro contínuo das observações dos alunos na execução da atividade. É preciso avaliar os avanços das crianças em diferentes modalidades e checar o domínio da sequência alfabética em exercícios e jogos pontuais. É imprescindível conhecer bem os saberes prévios que os alunos trazem, tanto da sequência da ordem alfabética como de seu uso na leitura.

Produto   Se as atividades estiverem voltadas para a aprendizagem da sequência de maneira genérica, um bom fechamento seria a confecção de uma agenda telefônica para o grupo. Com as crianças em início de alfabetização, a organização da lista de presença dos alunos poderia funcionar como produto final. Já alunos em níveis mais avançados de letramento, poderiam organizar a biblioteca de classe por autor, por título ou por editora, por exemplo. O trabalho de aprender ordem alfabética pode estar vinculado ao trabalho com leitura de dicionários e enciclopédias, motivado pela pesquisa no contexto de um projeto mais amplo como a confecção de um pequeno dicionário de animais marinhos, ou uma enciclopédia de plantas ou árvores frutíferas.