Artigo de Maria Campos, Yara Esposito, Eliana Bhering,

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Transcrição da apresentação:

A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO EM SEIS CAPITAIS BRASILEIRAS Artigo de Maria Campos, Yara Esposito, Eliana Bhering, Nelson Gimenes e Beatriz Abuchaim Kalila Winkler

Estudo desenvolvido por professores da PUC-SP e em parceria com a Fundação Carlos Chagas, Ministério da Educação e Banco Interamericano de Desenvolvimento; Capitais: Belém, Teresina, Fortaleza, Campo Grande, Rio de Janeiro e Florianópolis.

Inserção de crianças menores de 7 anos na educação (creches/pré- escolas) aumentou desde 1970 por fatores sociais; O debate sobre a qualidade na educação para creches e pré- escolas tem a concepção de qualidade voltada aos direitos das crianças; Uma das principais responsabilidades da educação infantil é favorecer o desenvolvimento integral (aprendizagem e domínio de novas habilidades); Pesquisas mostram que a educação infantil interfere nos resultados do ensino fundamental.

Pesquisa A seleção das instituições foi através da análise dos dados do MEC do censo escolar de 2008, pelas variáveis: dependência administrativa, tipo de estabelecimento, nº de alunos, período de atendimento, localização, IDEB médio das escolas de ensino fundamental nos arredores; Para análise foram utilizadas as escalas ITERS-R (creche) e ECERS-R (pré-escola); Uso de questionários para recolher informação sobre a instituição e seus funcionários.

Avaliação Creches

Creches

Pré-escolas

Pré-escolas

Buscou-se fatores que pudessem estar associados as variações das notas; Creches Pré-escolas 1. atendem exclusivamente crianças da Ed. Infantil; melhor infraestrutura. 2. crianças usam algum tipo de transporte escolar. 3. matrícula dos filhos dos funcionários não é automaticamente assegurada. 3. são dirigidas por profissionais formados há 15 anos ou mais. 4. salário bruto do diretor maior que 9 salários-mínimos 4. diretores promovem atividades/cursos para os professores e os funcionários. 5. professores jovens (até 44 anos); realizam mais de 8 tarefas diárias com as crianças. 5. salário bruto do diretor maior que 4 salários-mínimos. 6. localizadas em bairros com baixa % de responsáveis com menos de 7 anos de estudos. 6. diretores não tem muitas dificuldades - quadro de pessoal, tamanho de turmas,... 7. professores com pós em educação, voltados na área pedagógica específica p/ Ed. Infantil.

Conclusões Aspectos importantes estão sendo negligenciados na maioria das instituições avaliadas; Algumas variáveis associadas a melhores resultados na qualidade da educação referem-se a características socioeconômicas; Resultados reforçam a urgência na adoção de políticas que permitam o ganho na qualidade da educação; Infraestrutura mais adequada, melhor orientação, formação continuada do pessoal e sistemas de supervisão mais eficientes, são ações que podem ter efeitos positivos na melhora da qualidade da educação e nas oportunidades de aprendizagem propiciadas às crianças, na continuidade de sua escolaridade.