6 Tipos de Conhecimento – Material de Apoio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Advertisements

PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Pedagogia da pesquisa-ação
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2001.
15 Tutorial do E-book Violão - Atividades
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
7 Captação, Amplificação e Efeitos Sonoros - Atividades Participe da atividade a seguir: Organização de uma palestra Audições Adicionais Bom trabalho!
Introdução Tópicos a serem revisados Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas.
Você deve participar das propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Revisão de conteúdos e recuperação de atividades anteriores Avaliação.
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
Projeto Individual Progressivo Atividades Complementares Estágio
Edna Maria Barbosa Arrebola
Programa aluno pesquisador
Construindo uma identidade profissional
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Rotina na Alfabetização:
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Apresentação.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
A Função do Professor Articulador
MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira.
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
24 Currículo em Educação Musical – Material de Apoio
Centro de Artes e Educação Física da UFRGS
Tomás de Aquino – o mestre da razão e da prudência
13 Liderança nos Grupos - Atividades
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
5 Princípios da Educação Libertária - Material de Apoio Educação Braslieira Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades.
31 Três Reis Magos: Melodia e Forma – Material de Apoio
Introdução O que diz a lei O papel do professor As funções da música na sociedade A contribuição de Alan Merriam Qual a sua contribuição para a Educação.
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Você deve participar das propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Diversidade de sistemas de notação para Violão Fórum Uso de Cifras ao.
31 Três Reis Magos: Melodia e Forma – Atividades
Você deve participar das duas propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Planejamento de Estudo Entrevista com um instrumentista Bom trabalho!
Teorias da aprendizagem
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Centro de Artes e Educação Física da UFRGS IV Seminário do Ensino da Arte Desafios e Possibilidades Contemporâneas Caldas Novas, ENSINO DE MÚSICA.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Apresentação da disciplina – Psicologia da Educação
37 Seriados da TV: Ritmo – Material de Apoio
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Introdução O que é necessário retomar? Identificando o padrão maior na melodia Identificando o padrão menor na melodia Tonalidades homônimas Intervalos.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Você deve participar das duas propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Estudo 18 Escalas Diatônicas Maiores e Menores Bom trabalho! 26 Formação.
Você deve participar das três propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Construção de Acordes de Subdominante Execução do Encadeamento I.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Por fim, adotamos a premissa de que a escola é o espaço por excelência que pode permitir uma ampliação cultural musical dos alunos, sobretudo dos menos.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

6 Tipos de Conhecimento – Material de Apoio Música e os tipos de conhecimento Tipos de conhecimento Piaget e a construção do conhecimento Psicologia e música Posteriormente trasnformados em links, que remeterão às telas seguintes. Psicologia da Educação Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 16

Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 6 Tipos de Conhecimento – Material de Apoio Música e os tipos de conhecimento BORGES, Suelena. Planejamento. Porto Alegre, CINTED, Trabalho para a disciplina de Alfabetização Integral no Curso de Especialização em Artes e Educação Física na Escola Básica, 2007 A autora apresenta a descrição das atividades propostas para o estudo dos princípios de leitura de alturas em clave de sol, em relação aos tipos de conhecimento. BORGES, Suelena. Reflexões: o ensino de Música e as teorias estudadas em Alfabetização Integral. Porto Alegre, CINTED, Trabalho para a disciplina de Alfabetização Integral no Curso de Especialização em Artes e Educação Física na Escola Básica, 2007 A autora apresenta uma reflexão analítica acerca das teorias sobre memória, processamento de informação e tipos de conhecimento e o ensino de Música. Psicologia da Educação Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 17

Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 6 Tipos de Conhecimento – Material de Apoio Tipos de conhecimento RANGEL, Annamaria Pífero (org.) [et al.]. Tutorial de alfabetização através da arte e educação física. Porto Alegre: CAEF da UFRGS, 2005. Trata-se de um livro aplicado à alfabetização e ao letramento. Nele é feita uma análise prática e aplicada de todos os principais componentes para um efetivo letramento, além sugestões de atividades variadas incluindo música e atividades físicas. Da página 9 a 14 você pode encontrar uma descrição minuciosa sobre cada tipo de conhecimento. Psicologia da Educação Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 18

Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 6 Tipos de Conhecimento – Material de Apoio Piaget e a construção do conhecimento FERRACIOLI, Laércio. Aspectos da construção do conhecimento e da aprendizagem na obra de Piaget. Disponível http://www.fsc.ufsc.br/ccef/port/16-2/artpdf/a5.pdf. Acesso em fev. 2009. O texto apresenta, inicialmente uma visão geral das idéias de Jean Piaget, seguida da abordagem de alguns aspectos de sua obra relacionados à construção do conhecimento através de estádios e dos fatores que os influenciam, concluindo com uma discussão da definição e diferenciação dos conceitos piagetianos de desenvolvimento, aprendizagem e conhecimento. Psicologia da Educação Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 19

Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 6 Tipos de Conhecimento – Material de Apoio Psicologia e música BORGES, Gilberto André. Psicologia da Educação e Música: Possibilidades. Disponível http://www.musicaeeducacao.mus.br/artigos/gilbertoborgespsicologiadaeducacaoemusica.pdf. Acesso em fev 2009. Assim como em qualquer outra área da educação, na prática da Educação Musical se faz necessária a compreensão dos fenômenos de ordem psicológica relacionados tanto à prática didática (sala de aula), quanto ao objeto de estudo (no caso da Educação Musical, a relação entre a psicologia e os fenômenos musicais). A música, no âmbito da escola regular é, sobretudo, atividade de grupo. A ação do professor se dará no sentido de trabalhar o grupo. Psicologia da Educação Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 20