Alienação Jurídica Nomes: Dayane Basílio nº10 Fernanda Berti nº17

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo 5 Alienação no trabalho
Advertisements

Filosofia grega Ethos : morada do homem.
DAMATTA (p ): (espiritualidade brasileira) Se na casa e na rua utilizamos o idioma … das coisas práticas deste mundo… no nosso modo de conceber.
O QUE É ÉTICA?.
A Psicologia Sócio-Histórica
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Curso Livre de Humanidades
Alienação Jurídica EE Dom José de Camargo Barros – Indaiatuba – SP
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Alienação no Trabalho 2ºE Sala 04 DANIEL DO VALLE N°06
Trabalho de Filosofia EE Dom José de Camargo Barros - Indaiatuba
TRABALHO DE FILOSOFIA ALIENAÇÃO RELIGIOSA
Alienação Jurídica E.E. Dom José de Camargo Barros
ALIENAÇÃO POLÍTICA 2ºA EE “Dom José de Camargo Barros” – Indaiatuba
EE “Dom José de Camargo Barros” Alienação Religiosa
Alienação Política Trabalho de Filosofia do 4º Bimestre de 2007
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Ciência - Conhecimento/saber/poder
O Homem como animal político – definição aristotélica.
Eugenia e Eutanásia destroem a Sociedade.
O I L U M N S Professor: Odair.
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
O CONCEITO DE INSTITUIÇÃO
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
GÊNERO.
Professoras Camila e Fátima
O comportamento é uma manifestação do maneirismo e é inteiramente capturado pelos critérios incidentais da arena pública.
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
O Homem como animal político – definição aristotélica -O objetivo desse trabalho é demonstrar como é a vida em nossa cidade, Indaiatuba, através do nosso.
O materialismo histórico
FILOSOFIA. TURMA: 3206  PROF. JOSÉ LUÍZ LEÃO  ALUNOS: ANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUESANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUES EDRIANE SILVA PEREIRAEDRIANE SILVA PEREIRA JULIANA.
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
CULTURA JURIDICA.
Prof. jose PLANEJAMENTO.
E.E. Dom José de Camargo Barros
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
Profª. Taís Linassi Ruwer
A INVERSÃO DA REALIDADE
- Homem como animal político
Apresentação do Livro da Maria Lúcia Barroco
MONTESQUIEU MARX ESTADO
Estudos sobre sociologia
Filosofia – Como ser feliz em Indaiatuba
“TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007”
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
HUMANIZAÇÃO E ALIENAÇÃO
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
IDEOLOGIA Conteúdo Estruturante: Teoria do Conhecimento
EE “Dom José de Camargo Barros”-Indaiatuba Disciplina de Filosofia.
A DIALÉTICA OBJETIVAÇÃO-APROPRIAÇÃO O significado e o sentido
E.E. Dom José de Camargo Barros Filosofia – Prof. Gentil Gonçales Filho Bruna Ferraz, nº. 10; Bruna Lima, nº. 11, Evilyn Freire, nº. 18; Geovanna Giusti,
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Alienação Mental Nomes dos componentes do grupo: Aline Santiago n°: 01 Danilo n°: 10 Gabriela n°: 17 Gean n°: 18 Laís n°: 29 Priscila n°: 37 2° A. EE.
PSIQUISMO E VIDA COTIDIANA
E.E. Dom José de Camargo Barros Disciplina: Filosofia Série: 3º G Nomes: Marcos Paulo Marossi Nº 23 Matheus Arantes Furgei Nº 25 Andre Willian Nunes dos.
Opinião Pública Sociologia Jurídica.
Marx e a educação.
Karl Marx.
A Dialética do Iluminismo Adorno e Horkheimer Método da teoria crítica: 1.Orientar para emancipação 2.Manter um comportamento Crítico.
Das aparências ao mundo das idéias.
E.E Dom José de Camargo Barros Trabalho de Filosofia do 3º bimestre Aluna: Raissa Alonso Roda Soares Nº.:27 2º C Data: 08/08/2013.
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
Transcrição da apresentação:

Alienação Jurídica Nomes: Dayane Basílio nº10 Fernanda Berti nº17 Lilian Amorin nº24 Natatia Andrade nº33 Raquel Zanetti nº35 E.E. Dom José de Camargo Barros Indaiatuba, disciplina de Filosofia – “Trabalho de Filosofia do 4º Bimestre de 2007”

Alienação Jurídica Alienação: Perda de algum bem material, físico, mental, emocional, cultural, social, político e econômico. Onde você não apenas cede mas o repciona novamente como algo indiferente, o criador se torna criatura a coisas são humanizadas e os humanos são coisificados

Definição A palavra alienação tem várias definições: cessão de bens, transferência de domínio de algo, perturbação mental, na qual se registra uma anulação da personalidade individual, arrombamento de espírito, loucura. A partir desses significados traçam algumas diretrizes para melhor analisar o que é a alienação, e assim buscar alguns motivos por quais as pessoas se alienam. Ainda assim, os processos alienantes da vida humana foram tratados de maneira atemporal, defraudada, abstraído de processos sócio- econômicos concreto.

Características O que caracteriza a Alienação Jurídica seria a maneira incorreta de realizar uma percepção em massa e fazer com que todos que estão no poder jurídico sejam de uma maneira “manipulados” a adotar determinado tipo de racionalidade.

Características Em síntese, para melhor compreender o problema da alienação é importante observar sua dupla contradição. Por um lado, há a ruptura do indivíduo com o seu próprio destino e há uma síntese de ruptura anterior, que apresenta novas possibilidades de romper à mesma alienação. O outro lado se apresenta como uma contradição externa, sendo o capital tentando tirar suas características como humano, que leva o homem a lutar pela reapropriação de seus gestos.

Principais Problemas A alienação é a perda de controle sobre as atividades humanas que poderíamos e deveríamos controlar. O sistema social é uma construção humana e deveria ser controlado pelos homens, mas está longe de nós, fora de nosso alcance, está alienado. Está, algumas vezes, usurpado. A alienação leva à racionalização da insanidade, o que cria a ilusão de ser algo bom e aceito na felicidade de todos

Principais Problemas A alienação de um ponto de vista geral, transforma todos os seres humanos em “cobaias” que seguem algum tipo de doutrina ou pensamento a partir de uma elaboração feita pela sociedade como um todo.

Exemplos A alienação não é só material. Ela ocorre em todas as esferas da vida. É assim, por exemplo, que o carnaval, a mais importante festa popular do país, é responsável por um verdadeiro apartheid social na Bahia, com os abadás de R$ 2 mil, acessíveis somente aos filhos da burguesia. A juventude negra e pobre de Salvador acompanha “a festa popular” de fora, da “pipoca”, como se diz por lá, separada dos blocos por uma corda e muitos seguranças. O povo, criador da cultura, é alienado dela.

Exemplos A alienação ocorre em todos os setores da sociedade como por exemplo: Operários de construções cívis - Festas tipícas e crenças materialistas - Ponto de vista de uma classe social privilegiada sobre uma dominada. Enfim, sobre todos pontos capitalistas que existem na sociedade.

Referências A ENCICLOPÉDIA LIVRE, Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alienação SOCIAL, Alienação: http://www.alienacaosocial.hpg.com.br/alienacaoII.htm CANARY, Henrique. Juventude e Alienação. PSTU, SP; 06 de junho de 2006, Teoria http://www.pstu.org.br/teoria_materia.asp?id=5172&ida=0 Bibliografia das imagens: http://rascunho.net/img/la_maman_et_la_putain.jpg http://gnumoon.blogs.com/gnumoons_gnarly_page_o_st/images/226631284_a41a1c8f0c.jpg http://www.mindlandgraphics.com/big/Bay%20and%20Castle.jpg http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0c/RobertFuddBewusstsein17Jh. png