COLABORAÇÃO BANCO MUNDIAL CONACI CGEs Objetivos Principais: Um Novo Foco Atingir os objetivos de maneira sustentável: Assegurando o futuro do planeta.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Advertisements

Ciclo de vida e organização do projeto
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Macro Função Auditoria Governamental
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A era da transparência: revolucionando as transferências voluntárias do Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO X Encontro.
O setor de saúde e suas relações – Um desafio para diversos atores
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Plano de Negócio Elber Sales.
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
GTI Claudia Salles Haddad
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
1 Fórum Nacional da Previdência Social A gestão da Previdência Social: uma questão de governança Peter Spink Brasília – DF 10 de maio de 2007.
Seminário O controle interno governamental no Brasil Velhos Desafios, Novas Perspectivas Visão do Banco Mundial.
Abordagem das Questões Anticorrupção na Perspectiva do PNUD.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Articulação internacional por controle e transparência Maria João Kaizeler Especialista em Gerenciamento Financeiro Banco Mundial - Brasil 1.
III Workshop de Planejamento de FMM – BRASIL
Gerenciamento Financeiro e Controles Internos (FMC) na Prática
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Estratégia Organizacional
III ENCONTRO DAS INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA REGIONAL DE TURISMO DO PARANÁ Curitiba, 15 de dezembro de 2009 Boas práticas das instâncias de governança de.
O Estado é grande, sua gestão é muito complexa e vivemos uma era de enormes desafios para o país.
Prevenção à Corrupção no Setor da Saúde Parceria PNUD e CGA-SP
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Local: Tribunal de Contas da União.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Planejamento e Responsabilidade Social
Auditoria e Acompanhamento.
COMPLIANCE 30/03/2010.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
IV Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas O “Apagão” Logístico Impedirá a Retomada do Crescimento? José de Freitas Mascarenhas Presidente.
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
Avaliação da Maturidade dos Órgãos de Controle Interno
Auditoria externa e boa governação financeira O papel e os mandatos das Instituições Supremas de Controlo, na qualidade de auditores externos dos Governos.
Fortalecimento do Sistema de Controle Interno no Brasil
- Controle e Transparência contra a Corrupção -
Sistemas de Controle Interno: Abordagem do Banco Mundial
Fortalecimento do sistema de controle externo como instrumento de cidadania, incluindo a intensificação das relações intergovernamentais e interinstitucionais,
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
“O BID E A MODERNIZAÇÃO DAS ADMINISTRAÇÕES TRIBUTÁRIAS”
Elizabeth (Libby) MacRae
1. Visão de Controladoria; Identidade Institucional da CGE/SE; Constituição da República do Brasil; Lei de Acesso à Informação Pública – /11; Lei.
NBome Auditoria Geral do Estado. VISÃO DO BANCO MUNDIAL - DESAFIOS Auditoria Geral do Estado Estratégia – Avaliação do Controle Interno Coordenação e.
XXVIII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil Painel 4 Visão do Banco Mundial Recife, Dezembro 1-4, 2015 Susana Amaral Especialista Senior em Gerenciamento.
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
PARCERIAS INTERNACIONAIS PARA A BOA GOVERNANÇA DO CONTROLE
O papel do Tribunal de Contas no apoio à sustentabilidade econômica dos municípios do Brasil.
MÓDULO 2 QUALIDADE.
ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DO GASTO Maria Catarina Ribeiro Raulino Analista do Tesouro do Estado
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Visão: RETOMAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM EQUIDADE E PARTICIPAÇÃO Gestão Pública Focos de Atuação Sociedade MAPA ESTRATÉGICO: Governo do Estado.
6/2/2016DRAFT - Huascar Eguino/FMM * *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial do.
Ratings Services Regina Nunes Presidente Standard & Poor’s 55 (11)
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Transcrição da apresentação:

COLABORAÇÃO BANCO MUNDIAL CONACI CGEs

Objetivos Principais: Um Novo Foco Atingir os objetivos de maneira sustentável: Assegurando o futuro do planeta e os recursos nele, mantendo a inclusão social, limitando a carga economica sobre gerações futuras. Eliminar a pobreza extrema Reduzir a porcentagem das pessoas vivendo com menos de $1.25 por dia a3% até 2030 Promover a prosperidade compartilhada Estimular o crescimento da renda dos 40% mais pobres da população em cada país

A maneira em que a autoridade econômica, política e administrativa são realizadas na gestão dos recursos públicos Boa Governança Informaçoes exatas, pertinentes e oportunas Contabilidade Garantia independente da integridade das informações das operações do governo Controle Externa Capacidade aumentada da economia para satisfazer as necessidades dos cidadão s Crescimento Econômico Fornece os meios em que os gestores públicos prestam contas sobre o uso dos recursos públicos Ambiente Robusto de Gestão Financeira Garantia sobre o alcance dos objetivos Controle Interno

O papel do controle interno Hindsight – Avaliação retrospectiva Cumprimento com o marco regulatorio Insight – Avaliação introspectiva Melhorias dos processos de gestão Foresight – Visão do futuro Gestão de riscos Transparencia + Accountability + Participação do cidadão = Maior credibilidade

Problema da infraestrutura Exemplo do setor da logística de transportes Investimento medio: 8% do PIB Brasil: Menos de 2% do PIB Medio nos últimos 30 anos: 0,8% do PIB Valor total nos últimos 10 anos: US$ 200 bilhões Necessidade nos proximos 10 anos: US$ 800 bilhões Menos de 25% do necessário

Algumas soluções Reduzir o desperdício de dinheiro Combater a corupção Aumentar a eficiencia no gasto publico Atrair investimentos do setor privado Credibilidade Gestão de riscos Melhor administração de projetos de infraestrutura Planejamento Licitação Implementação Gestão

Projetos do Banco Mundial Arranjos de gestão financeira Uso dos recursos dos projetos Uso dos sistemas nacionais

Instrumentos de apoio ProjetosOperações de Asistencia técnicaProdutos de conhecimentoPropagação de boas práticasFacilitação da troca de experiências

Estado na ÍndiaSituação de contrôle interno fracoRealização de um estudo diagnósticoElaboração de uma estrategiaImplementação da estrategia: Treinamento Manuais Políticas e procedimentos Experiencia do Banco - Bihar

INDONESIA Capacidades fracas Estabelecimento de um orgão de coordenação de controle interno Asociação de Auditores Governamentais foi estabelecida. Normas de Controle Interno foram adotados Pre 2008 PP 60/2008 Desde 2008 Proliferação de responsabilidades/atores – Falta de clareza sobre as responsabilidades Falta de coordenação da função de controle interno Estabelecimento e esclarecimento das responsabilidades Adoção do marco COSO. BPKP was accorded responsibility of facilitating COSO implementation. Codigo da ética, orientações de revisão dos pares emitodos. Estrategia do Orgão de Controle interno for Convergencia com o marco COSO.

Ambiente de Controle Avaliação de Riscos Informação e Comunicação Atividades de Controle Atividades de Monitoramento Mexico – Implementação do COSO

Ciclo de melhoria contínuo Diagnóstico Estratégia Implementação Monitoramento

OBRIGADO