ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sociologia Émile Durkheim ( ).
Advertisements

EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
Émile Durkheim Os fatos sociais.
Profª: Gabrielle Bertolli
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA : MARX, DURKHEIM E WEBER
As Instituições Sociais
RESUMO DE SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados neste primeiro semestre.
Sociologia DURKHEIM.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
1. Antecedentes e as condições históricas. 2. DURKHEIM.
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados.
Professor Marcelo Rocha Contin
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Sociologia
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da silva correa
Prof. Everton da Silva Correa
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
Estrutura e Dinâmica Social
Émile Durkheim (15/04/1858 – Epinal – França morre em Paris)
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
A sociologia de Emile Durkheim.
Fato social.
Emile Durkheim e o fato social
Émile Durkheim
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
09/04/2017
A sociologia de Émile Durkheim
Sociologia geral Introdução.
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
Durkheim.
Universidade Federal de Uberlândia – 1ª fase
Sociedades Humanas por que tantas ?
Aula de Sociologia aula 03
Os teóricos da Sociologia e suas obras
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA : MARX, DURKHEIM E WEBER
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
Sociologia Clássica e Educação
Émile Durkheim (1858 – 1917).
Os Clássicos da Sociologia
Autores Clássicos Émile Durkheim
“... A TAREFA NÃO É CONTEMPLAR O QUE NINGUÉM AINDA CONTEMPLOU,
Émile Durkheim ( ) David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente criou a disciplina acadêmica e,
ESTÁCIO RECIFE – Professora Josineide de Meneses
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
Módulo 5 – instituições sociais e consciência coletiva
OBRAS: DA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO (1893);
A divisão do trabalho social parte 2
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS Augusto Rocha; Caroline Guedes; Maria Elvira; Mariana Vecchia;
Divisão social do trabalho
As Instituições Sociais
Émile Durkheim.
A SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM
Émile Durkheim Principais obras: Da Divisão do Trabalho Social (1893)
Émile Durkheim Prof. Edson Fernando Meirelles
Texto 1: pontos principais
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Émile Durkheim
A sociologia durkheimiana | 1 Para compreendermos a sociologia durkheimiana, ajuda conhecermos sua concepção sobre o que é uma sociedade: «As representações.
Weber | «Individualismo metodológico»
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
Padrões de controle.
Aula 2 Liberdades individuais e coerção social Os primeiros estudos sociológicos A escola sociológica francesa Émile Durkheim (1858 – 1917) Considerado.
Introdução ao pensamento sociológico
Transcrição da apresentação:

ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima

Biografia de Émile Durkheim: Émile Durkheim (1858-1917) foi sociólogo francês. É considerado o pai da sociologia moderna. É criador da teoria da coesão social. Junto com Karl Marx e Max Weber, formam um dos pilares dos estudos sociológicos.

Os Fatos Sociais “os fatos sociais são coisas” O fato social é independente e exterior ao indivíduo, capaz de exercer algum tipo de coerção sobre o indivíduo. Exemplos: - Regras jurídicas e morais de uma sociedade, seus dogmas religiosos, seus sistemas financeiro e até mesmo seus costumes.

Princípios básicos dos fatos sociais: A coercitividade: é a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, obrigando-os, através do constrangimento, a conformarem-se às regras impostas pela sociedade em que vivem. A coerção é constatada pelas sanções (punições) que serão impostas ao indivíduo, caso ele venha a se rebelar.  Exemplos – família, escola, religião, empresa

A exterioridade: padrões exteriores aos indivíduos e independentes de sua consciência. Exemplos - as diversas leis, portarias, decretos, etc. além disso, temos a influência das religiões e a mídia em geral com sua forte influência sobre a vida da população (em geral alienada), tais como a música, a televisão, os filmes, as novelas, a propaganda, internet, etc.

A generalidade: os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.  Exemplo - uso do uniforme

Solidariedade mecânica: Prevalece nas sociedades "primitivas" ou arcaicas (agrupamentos humanos de tipo tribal formado por clãs); os indivíduos que as integram aceitam sem questionamento todos os valores, tradições e costumes da tribo; o grupo compartilha os mesmos valores e crenças, o que assegura a coesão social. É uma sociedade mais conservadora.

Solidariedade orgânica: Característica das sociedades ditas "modernas" ou "complexas“. Neste modelo, cada indivíduo tem uma função e depende dos outros para sobreviver. A Solidariedade Orgânica é fruto das diferenças sociais, já que são essas diferenças que unem os indivíduos pela necessidade de troca de serviços e pela sua interdependência.  O indivíduo é socializado porque, embora tenha sua individualidade, depende dos demais e, por isso, se sente parte de um todo. Os membros da sociedade onde predomina a Solidariedade Orgânica estão unidos pelo laço oriundo da divisão do trabalho social.

DIREITO E ANOMIA

Sociedades simples: Todos se conhecem; A coesão é garantida por meio de um conjunto de princípios e de um conjunto de regras. Punição aquele que, com sua transgressão, ofende todo conjunto.

Sociedades complexas: Precisamos ser solidários não por que somos iguais, mas justamente por que somos diferentes. Também convivemos com regras e normas; A falta, o rompimento a regra não atinge e coletivo, e sim as pessoas separadamente. DESEQUILIBRIO Individualismo exacerbado: os indivíduos só pensam em si anomia moral: ausência de norma, falta de regras e de limites.

Ética e mercado São as regras morais que podem garantir à sociedade um princípio de justiça. Para Durkheim devemos voltar nossa atenção para o mercado de trabalho, afinal é lá que homens e mulheres passam a maior parte de seu tempo.