Profª. Karen Neves Olivan

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução ao Romantismo
Advertisements

Professora: Tânia Valéria
O romantismo I – Contexto Histórico.
O que estudar para a prova de Literatura do ENEM
Características do Romantismo no Brasil. Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque.
Arcadismo ou Neoclassicismo
O último dos poetas românticos
ROMANTISMO Contexto.
Literatura Portuguesa
Romantismo Século XIX.
A prosa no romantismo.
Romantismo “Se quisermos defender a liberdade, precisamos negar o mundo exterior.” (Fichte)
o amor nos tempos modernos
Professora: Tânia Valéria
ROMANTISMO Prof. Karen.
Literatura Informativa
ROMANTISMO Prof. Karen Arcadismo (Setecentismo) Barroco (Seiscentismo)
História Social do Romantismo. A poesia
ARCADISMO (ou NEOCLASSICISMO)
Literatura - Prof. Hélia
Romantismo Contexto no Brasil
ROMANTISMO NO BRASIL ROMANCE E TEATRO
ROMANTISMO NO BRASIL AUTORA LILIANE TOMASI PÚBLICO 2º F.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
SIMBOLISMO.
ROMANTISMO.
ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO.
CARACTERÍSTICAS DA S ESCOLAS LITERÁRIAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
ARCADISMO Literatura                                                                                               O pintor francês Watteau é o grande.
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
Romantismo Prof. Juarez Poletto.
PARNASIANISMO E SIMBOLISMO
A poesia romântica brasileira
Profª. Karen Neves Olivan
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
2ª Série Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Romantismo brasileiro
QUINHETISMO Características Literatura informativa
Revisão – professora Margarete
Antologia Poética do Romantismo
POESIA ROMÂNTICA BRASILEIRA E JOSÉ DE ALENCAR
ROMANTISMO Profª: Indianara..
O ROMANTISMO NO BRASIL.
ROMANTISMO.
Arcadismo Profª. Indianara..
Romantismo (1) 2ª Geração.
Principais autores e obras.
LITERATURA BRASILEIRA
A nossa história, a nossa literatura. Romantismo no Brasil O Romantismo nasce no Brasil poucos anos depois da nossa independência política. Por isso,
Romantismo no Brasil: poesia
Romantismo poesia. Características:  Um novo público: a mulher e o estudante  Vinda da Família Real  Imprensa passa a existir no Brasil  Folhetins.
Arcadismo – século XVIII
Profª Sandra. No Brasil, o movimento Simbolista foi quase inteiramente ofuscado pelo movimento Parnasiano, que desfrutou de prestígio social nas camadas.
ROMANTISMO PROFESSORA ELIS. Veja uma tabela abaixo comparando algumas caracter í sticas do Classicismo com o Romantismo.
Romantismo “... mesmo quando a vida nos sorri, estamos a ponto de morrer” (Wagner) Romantismo e romantismo romantismo = maneira de se comportar, de agir,
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
ROMANTISMO Profª. Karen Neves Olivan. ROMANTISMO PROF. KAREN NEVES OLIVAN  A Literatura é a história contada com estilo.  O Romantismo é a estética.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
ROMANTISMO NO BRASIL – 1836 “SUSPIROS POÉTICOS E SAUDADES” – GONÇALVES DE MAGALHÃES CONTEXTO HISTÓRICO: Revolução Francesa ( 1789) A vinda da Família Real.
PARNASIANISMO LITERATURA.
ROMANTISMO ( no Brasil de 1836 a 1881)
ROMANTISMO SÉC. XIX – “Liberdade conduzindo o povo” - Delacroix.
LITERATURA ROMANTISMO: 2º GERAÇÃO.
Romantismo brasileiro
Transcrição da apresentação:

Profª. Karen Neves Olivan Colégio Cruz e Sousa Profª. Karen Neves Olivan A POESIA ROMÂNTICA

Arcadismo (Setecentismo) Barroco (Seiscentismo) Literatura de informação Pré-modernismo Romantismo Realismo-Naturalismo Parnasianismo Simbolismo 1ª geração modernista 2ª geração modernista 3ª geração modernista Literatura contemporânea ERA COLONIAL ERA NACIONAL

A POESIA ROMÂNTICA Quinhentismo (1500-1600) Barroco ou Seiscentismo (1601-1768) * Predomínio da subjetividade. * Influência da Contra-reforma. * Oposição. * Medievalismo x Paganismo. * Homem em conflito. * Predileção pela ordem inversa. * Linguagem complexa. Arcadismo ou Setecentismo ou Neoclassicismo (1768-1808) * Predomínio da objetividade. * Influência das idéias Iluministas. * Equilíbrio. * Paganismo. * Homem em equilíbrio. * Predileção pela ordem direta. * Linguagem simples. ERA COLONIAL

A POESIA ROMÂNTICA Momento histórico: Guerras napoleônicas (desdobramento da Revolução Francesa). O legado da 1ª Revolução Industrial. O liberalismo francês. A vinda da família real portuguesa para o Brasil. O período Joanino (1808-1821). A Independência (1822).

EUGÈNE DELACROIX. A liberdade guiando o povo. 1830.

A POESIA ROMÂNTICA Aspectos centrais: Liberdade de criação e de expressão – a liberdade de pensamento e de criação faz do romântico um opositor natural do Classicismo e do Neoclassicismo (Arcadismo). Sentimentalismo – supervalorização do amor – o coração é a medida mais exata da existência; o amor é o valor supremo da vida. Idealização – a fuga da realidade vai se manifestar ora pela criação de um mundo ideal (cenários maravilhosos, exóticos e luxuosos), ora pela morte. Agradar ao público – a literatura romântica reflete o gosto burguês da época, público consumidor-leitor das obras.

A POESIA ROMÂNTICA Aspectos centrais: Forte nacionalismo – valorização do passado histórico, da cor local, orgulho pela pátria (ufanismo). Culto à natureza – a natureza exótica, exuberante e riquíssima, vista como inspiração, motivo de orgulho, refúgio onde o poeta busca conforto e identidade, espelho que reflete o estado da alma do artista. A todos esses sentimentos acrescenta-se a religiosidade, que vê a natureza como expressão da força divina. Indianismo – o indígena é a figura idealizada do herói nacional: valoroso, nobre, defensor e servidor da mulher amada, que o torna um personagem mítico, com características do herói branco, de cavaleiro medieval.

A POESIA ROMÂNTICA ARCADISMO ROMANTISMO Modelos clássicos seguidos com certo rigor – maior disciplina Formas poéticas fixas A arte tende ao geral, ao universal Inspiração na Antiguidade Clássica – paganismo Certa elitização – erudição Impessoalidade, objetividade Apelo à inteligência – predomínio da razão Homem em equilíbrio A natureza é decorativa Não há modelos as serem seguidos com rigor – maior liberdade Versificação mais livre A arte tende ao particular, individual Inspiração na Idade Média – cristianismo Motivos mais populares Pessoalidade, subjetividade Apelo à imaginação, à sensibilidade – predomínio da emoção Homem em liberdade A natureza é expressiva

A POESIA ROMÂNTICA 3 gerações 1ª Geração – aspectos essenciais: Produzida pelos viajantes que aqui estiveram. Influências de Jean-Jacques Rousseau (o mito do bom selvagem). Predomínio do nacionalismo e patriotismo. Indianismo e culto à natureza. Forte religiosidade. Poesia amorosa, idealizante e marcadamente sentimental.

A POESIA ROMÂNTICA 1ª Geração – principais autores e obras: Gonçalves de Magalhães Poeta de importância mais histórica do que literária. Suspiros poéticos e saudades (1836). A confederação dos Tamoios (poema épico). Gonçalves Dias Um dos poetas fundamentais da literatura brasileira. Principais obras foram de poesia indianista e poesia lírico-amorosa (frustração no amor / natureza e saudades de sua terra natal). Primeiros Cantos Segundos Cantos Últimos Cantos Os timbiras (poesia) Leonor de Mendonça (teatro)

A POESIA ROMÂNTICA Jean Baptiste Debret – Chefe de bororenos partindo para uma expedição guerreira

A POESIA ROMÂNTICA 2ª Geração – aspectos essenciais: Também chamada de geração byroniana ou Ultra- Romantismo. Influências de Lord Byron (principalmente), Musset e Lamartine. Subjetivismo, egocentrismo, tendendo ao sonho e à evasão (fuga) da realidade. Temática emotiva de amor e morte, dúvida e ironia, entusiasmo e tédio. Forte tendência para o devaneio, o erotismo difuso ou obsessivo, a melancolia, o tédio, o pessimismo e insatisfação. Obsessão pela imagem da morte. O medo de amar, o amor platônico e irrealizado.

A POESIA ROMÂNTICA 2ª Geração – principais autores e obras: Álvares de Azevedo O maior nome da 2ª geração. Obra influenciada por Lord Byron e por Musset, dos quais herdou as características do spleen (sarcarmos, ironia e autodestruição). Obra traz o amor idealizado e que nunca se materializa: daí a frustração, o sofrimento e a dor. Lira dos vinte anos (poesia). Noite na taverna (contos). Macário (teatro).

A POESIA ROMÂNTICA 2ª Geração – principais autores e obras: Casemiro de Abreu Apesar de pouca qualidade técnica, fez sucesso na época. Temas: saudade, infância, família e amor platônico. Seus últimos poemas são marcados pelo pessimismo. As Primaveras. Junqueira Freire Obra composta de 2 livros que refletem as contradições e atribulações de sua vida. Temas: vida religiosa x vida mundana; obsessão pela morte. Inspirações do claustro. Contradições poéticas.

A POESIA ROMÂNTICA 2ª Geração – principais autores e obras: Fagundes Varela Autor de transição entre a 2ª e a 3ª gerações. Sua obra abrangeu quase todos os temas do Romantismo. Uma 1ª fase de sua obra engloba as produções da década de 60, em que se misturam o mal-do- século, o patriotismo, a luta abolicionista, a natureza e a morte. Sua 2ª fase, início da década de 70, caracteriza-se pelo misticismo religioso. A religião torna-se seu escape, uma espécie de redenção de seus sofrimentos pessoais.

A POESIA ROMÂNTICA Goya – A mulher vestida

A POESIA ROMÂNTICA 3ª Geração – aspectos essenciais: Inspiração no profetismo de Víctor Hugo. Também considerada como Geração Condoreira ou Condoreirismo – estilo grandiodo, retórico, com uma linguagem que visa à grandiloqüência. Contempla as produções poéticas dos momentos finais do Romantismo no Brasil e muito próximas do Realismo. É a poesia social e libertária do Romantismo, que se volta para as temáticas sociais e políticas. O amor platônico perde espaços, que vão sendo ocupados por manifestações mais sensuais e até eróticas de amor; a mulher se apresenta mais real e palpável.

A POESIA ROMÂNTICA 3ª Geração – principais autores e obras: Castro Alves O amor some da 3ª geração Sua poesia, além de apresentar o caráter individualista e amoroso, também é de cunho social, abolicionista e liberal Castro Alves abandona a visão platônica e imaginária da 2ª geração e adota uma postura em que se destaca o sensualismo ousado, carnal da experiência amorosa plena. Espumas flutuantes A cachoeira de Paulo Afonso Os escravos (poesia) Gonzaga ou Revolução de Minas (teatro)

Johann Moritz Rugendas - Navio Negreiro A POESIA ROMÂNTICA Johann Moritz Rugendas - Navio Negreiro

Profª. Karen Neves Olivan Colégio Cruz e Sousa Profª. Karen Neves Olivan FIM A POESIA ROMÂNTICA