FUNDO DE REPARTIÇÃO DE PERDAS DO SEGURO RURAL POR RISCOS CATASTRÓFICOS (FUNREP) Audiência Pública Câmara dos Deputados Brasília, 18 de Agosto de 2009 Welington.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
"Seguro Rural como Instrumento de Gestão"
Advertisements

Quadro Institucional de Resseguros Origem e situação atual
Miguel Fonseca de Almeida
A CAPITALIZAÇÃO E O SEGURO DE RAMOS ELEMENTARES.
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
a comercialização agrícola
EXPERIÊNCIAS E NECESSIDADES
PROGRAMAÇÃO E APLICAÇÃO DE RECURSOS PELO CRÉDITO RURAL SAFRA 2005/2006 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Política Agrícola.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE “POSICIONAMENTO DO GOVERNO BRASILEIRO NA PRÓXIMA REUNIÃO DA CONFERÊNCIA ENTRE AS PARTES DA CONVENÇÃO DE ESTOCOLMO – COP-4 QUE OCORRERÁ.
Audiência Pública para discutir os desdobramentos do processo de concentração de mercado decorrente da proposta de fusão dos frigoríficos Marfrig e Seara.
Viabilidade Econômica dos Planos de Saúde oferecidos pelas Cooperativas Médicas Audiência Pública – Comissão de Desenvolvimento Econômico Câmara dos Deputados.
COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL Audiência Pública Câmara dos Deputados,
POLÍTICAS PÚBLICAS E COMERCIALIZAÇÃO
GESTÃO DO AGRONEGÓCIO II
SEGURO AGRÍCOLA MILHO SAFRINHA
1 Ministério da Fazenda SUSEP - Superintendência de Seguros Privados 1 Marco Regulatório do Mercado de Resseguros Murilo Matos Chaim Ministério da Fazenda.
Os efeitos da abertura do mercado ressegurador Brasileiro sobre os consumidores de seguro Agosto 2007.
Setor Rural Seguro Prestamista Agricultura Familiar - desenvolvido em conjunto com o BB e MDA (2004) p/ tomadores de crédito através do PRONAF - Programa.
CÂMARA TÉCNICA DE GRÃOS
“Investimentos – Parte 2 ”
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
SEGUROS AGRÍCOLAS PERSPETIVA FUTURA DO SEGURO DE COLHEITAS
Política de Garantia de Preços Mínimos para Extrativistas
“Miguel Roberto Soares Silva”
Ano IV – JUN/JUL 2010 Brasil: Crédito Rural – Programação e aplicação de recursos nas safras 2008/2009 e 2009/2010. Comentários A aplicação do crédito.
RESSEGURO: BREVE INTRODUÇÃO E ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
SEGURO RECEITA AGRÍCOLA
VARIAÇÃO DE PREÇOS DE FERTILIZANTES
- SFN - ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Conab - Companhia Nacional de Empresa Pública vinculada ao
SEAF SEGURO DA AGRICULTURA FAMILIAR
Instrumentos de Apoio à Comercialização Agrícola e Pecuária
Prof.ª Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
ANAPAR ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PARTICIPANTES DE FUNDOS DE PENSÃO
Estrutura do SFN (última parte): Sistema de Seguros e Previdência Prof.Nelson Guerra - Ano 2013 Londrina(PR) – Maringá(PR)
Câmara Técnica de Mecanismos de Regulação Reunião ANS - 24/10/12 Câmara Técnica de Mecanismos de Regulação Reunião ANS - 24/10/12.
Câmara dos Deputados Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural: Audiência Pública sobre as causas da recente queda nos preços.
Seguro Garantia. O que é seguro? “Contrato aleatório, pelo qual uma das partes se obriga, mediante cobrança de prêmio, a indenizar outra de um perigo.
Regulamentação dos critérios para realização de investimentos pelas sociedades supervisionadas pela SUSEP Regulamentação dos critérios para realização.
5ª MOSTRA STATÍSTICA ATUÁRIA.
Instituições intervenientes no Comércio Exterior no Brasil
Maria Angélica M. Lima UNIME-Itabuna Agosto/2009
Câmara de Comércio Exterior (CAMEX)
SEGURO RURAL Ricardo André Balbinot. SEGURO RURAL Ricardo André Balbinot.
Ministério do Desenvolvimento Agrário.
ADEQUAÇÃO DO PERCENTUAL DE RESERVA LEGAL DO MUNICÍPIO DE BACABAL
Estrutura do SFN (última parte): Sistema de Seguros e Previdência
SEAF SEGURO DA AGRICULTURA FAMILIAR
RESUMO DO DIA ANTERIOR. Resumo do dia anterior Solenidade de abertura: Abertura do evento Breve sumário da importância do seguro rural na perspectiva.
COMO UMA SECA CATASTRÓFICA PODE SER SEGURÁVEL Piracicaba, 03 de Dezembro de 2012 Konrad Mello – Subscritor de Agro Munich Re do Brasil.
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
CLIENT LOGO Regulação de Sinistros Daniel Cappello, Líder para Sinistros na Marsh Brasil e Armando Char, Consultor Senior em Sinistros 27 de Outubro de.
Política Agrícola e Comércio Internacional Acadêmicos: Aline Clarice Celmar Marcos Micheli Virginia.
Mercado Financeiro e Investimentos
A Comunidade Promovendo a Sanidade. 2 Histórico dos GDS (França) FASE I – 1954 – 1975 –Representação dos produtores –Luta contra as doenças regulamentares.
FUNDO DE REPASSE DA ECONOMIA CAFEEIRA FUNCAFÉ AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL 10/12/2008.
Ernani Ciríaco de Miranda Diretor do Departamento de Articulação Institucional Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades Brasília,
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender a estrutura dos mercados e o comportamento dos agentes econômicos.  Promover a discussão sobre.
Para onde caminha o Seguro na América Latina?. Realidade e Projeções(e) R$ bi Receita e2016e Var. 13/14 Var. 14/15 Var. 15/16 Seguros 82,890,794,910310%5%9%
Metas 2016 Secretaria de Política Agrícola (02 de março de 2016)
GIFUS/SP - FUNDO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL - FDS FDS FUNDO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
Agosto/2015 DISCUSSÃO MEDIDA PROVISÓRIA Nº 678/2015.
1 II ENCONTRO DAS COMISSÕES TÉCNICAS Comissão Rural Wady José Mourão Cury São Paulo
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo Departamento de Cooperativismo e Associativismo.
Ministério da Fazenda 1 Julho 2008 O Mercado de Capitais e o Desenvolvimento Econômico e Social AUDIÊNCIA PÚBLICA – CÂMARA DOS DEPUTADOS.
Plano Agrícola e Pecuário 2013/14 Antonio Andrade Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Brasília – DF, 26 de setembro de 2013.
1 Fundo de Estabilidade do Seguro Rural – FESR Junho/2016.
“Indicações Geográficas como ferramenta para o desenvolvimento regional” Coordenação de Incentivo a Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários Departamento.
Transcrição da apresentação:

FUNDO DE REPARTIÇÃO DE PERDAS DO SEGURO RURAL POR RISCOS CATASTRÓFICOS (FUNREP) Audiência Pública Câmara dos Deputados Brasília, 18 de Agosto de 2009 Welington Soares de Almeida Diretor DEGER/SPA/MAPA

Porquê criar o FUNREP? 1.Ineficiência do Fundo de Estabilidade do Seguro Rural (FESR). 2.Oferta de seguro em regiões mais sensíveis a riscos climáticos ou para culturas mais sujeitas a tais eventos. 3.Estabilidade para a carteira de seguro rural das seguradoras e resseguradoras.

Valores de Prêmios e Sinistros ( ) Fonte: SUSEP

Funcionamento do FUNREP 1,0 0,5 3,0 Média 10 anos > 1,00 Índice de Sinistralidade Período de 10 anos 3,2 x Média 10 anos < 1,00 Aumentar o prêmio para a média de longo prazo ficar abaixo de 1,00 o que torna o seguro muito caro, afastando o interesse do produtor O FUNREP elimina o efeito catastrófico, viabilizando a operação

Recursos do FUNREP 1.Integralização de cotas: Do Governo Federal  em moeda corrente;  em títulos públicos. Das seguradoras e resseguradores. 2.Valores pagos pelas seguradoras e resseguradores na aquisição de cobertura suplementar junto ao FUNREP. 3.Resultado das aplicações financeiras e outras fontes definidas no estatuto.

Benefícios do FUNREP para o Produtor Rural 1.Garantia de recebimento da indenização do seguro na ocorrência de sinistro catastrófico. 2.Cobertura diferenciada:  oferta de seguro mesmo nas regiões mais sensíveis aos riscos climáticos e para lavouras mais sujeitas a esses riscos.

MUITO OBRIGADO WELINGTON SOARES DE ALMEIDA Diretor Departamento de Gestão de Risco Rural – DEGER Secretaria de Política Agrícola - SPA Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA Fone: 0xx