QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Registro de Estudo de Caso.
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Ministério da Educação
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
QUESTÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE PALESTRANTE:NILMA PAES BARRETO aLVES.
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental Maria Malta Campos, Eliana Bahia Bhering, Yara Esposito,
24, 25 E 26 DE OUTUBRO DE  Art. 2 o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de.
Alicerces II Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período 1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013.
Contexto de atuação do CME
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
Política Educacional Brasileira
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
AP01 – Apresentação do PNE e PME
Plano de Gestão da Escola
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Mudanças na LDB e Projetos de Lei em Andamento Novembro 2014.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MEDIO: JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente de Ensino.
FEDERAL CATARINENSE DE EDUCAÇÃO INFANTIL.. EDUCAÇÃO INFANTIL 12 MESES EM TEMPO INTEGRAL Meta da lei /junho de 2014.
Artigo de Maria Campos, Yara Esposito, Eliana Bhering,
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
AUDIÊNCIA PÚBLICA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA Dia 19/11/2015.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
Revisita ao PPP.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
FUNDEB LEI /2007 – REGULAMENTA O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
1 TEMAS ESSENCIAIS AÇÕES PROPOSTAS Previsão da Criação de Polos Educacionais no Plano Diretor, Plano Municipal de Educação e Estatuto do Magistério Municipal.
CENTROS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOS CAESPs Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação – Gecea Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
O papel pedagógico do órgão gestor
Ações da educação – 1 trimestre AÇÃOPERIODOOBJETIVORESPONSAVEL Analise das avaliações e planos de ação das escolas relacionadas a aplicação da provinha.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Marcos Regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB MAUÉS e CAMARGO¹.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Plano Nacional de Educação. PNE - Plano Nacional de Educação Componentes: Carlânia de Brito Costa Edivan Reis Santiago Florivan Alves da Silva John Lennon.
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Art. 2o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos e cinqüenta.
CEAT - Central de Apoio Técnico - Setor Contábil Rua Dias Adorno 367, 5º andar Belo Horizonte - MG Cep.: Tel.: (31) FUNDEF E FUNDEB.
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Educação Infantil e Fundamental.
Transcrição da apresentação:

QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Pesquisa Nacional “Caracterização das práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos residentes em área rural” QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Conteúdo do questionário IDENTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO A - DADOS GERAIS B - PROFESSORES, PROFISSIONAIS E CONDIÇÕES DE TRABALHO C – ALIMENTAÇÃO D – TRANSPORTE E - CALENDÁRIO ESCOLAR F - CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO

DADOS GERAIS Assinale em que local de seu município as crianças de 0 a 6 anos residentes em área rural frequentam a Educação Infantil. Em seu município, na Secretaria/Diretoria Municipal de Educação, existe setor com equipe específica e/ou pessoa responsável pela Educação Infantil e/ou Educação do Campo?

DADOS GERAIS 3. Em seu município, existem orientações para a Educação Infantil? 4. Em caso afirmativo, elas estão formalizadas em documento? 5. Se a resposta à questão 4 foi afirmativa, marque com um X a opção que indica de que modo as orientações estão formalizadas. Mais de uma opção poderá ser assinalada.

DADOS GERAIS 6. Em seu município, as orientações para a Educação Infantil contemplam as especificidades relativas às crianças de 0 a 6 anos residentes em área rural? 7. Em seu município, existem orientações para a Educação do Campo? 8. Em caso afirmativo, elas estão formalizadas em documento?

DADOS GERAIS 9. Se a resposta à questão 8 foi afirmativa, marque com um X a opção que indica de que modo as orientações estão formalizadas. Mais de uma opção poderá ser assinalada. 10. Em seu município, as orientações formalizadas sobre a Educação do Campo contemplam as especificidades relativas às crianças de 0 a 6 anos residentes em área rural?

DADOS GERAIS 11. Se o município possui orientações para a Educação Infantil e/ou Educação do Campo formalizadas, estas contribuem na elaboração das propostas pedagógicas de creches e/ou pré-escolas? 12. Em seu município, a Secretaria/Diretoria Municipal de Educação possui setor com equipe específica e/ou profissional responsável para acompanhamento pedagógico? Assinale com um X a opção mais adequada para o atendimento oferecido.

DADOS GERAIS 13. . Número de matrículas de crianças de 0 a 6 anos na Educação Infantil do município. 14. Número de crianças residentes em área rural, de 0 a 6 anos, frequentando Educação Infantil. 15. Valor do custo anual aproximado (em reais) investido por criança de 0 a 6 anos na Educação Infantil.

DADOS GERAIS 16. Em relação à oferta de Educação Infantil, assinale com X as modalidades existentes em seu município para as crianças de 0 a 6 anos residentes em área rural. 17. Assinale com X a forma de funcionamento, do ponto de vista da autonomia administrativa, das instituições educacionais que atendem as crianças de 0 a 6 anos residentes em área rural.

DADOS GERAIS 18. Assinale com um X o tipo de regulamentação que o município segue para estabelecer o número de crianças de 0 a 6 anos por turma na Educação Infantil. 19. Assinale com um X a área de abrangência a que se refere a regulamentação sobre o número de crianças de 0 a 6 anos por turma na Educação Infantil.

DADOS GERAIS 20. Informe o número mínimo e máximo de crianças atendidas por adulto, em seu município, nas turmas de Educação Infantil. 21. As crianças da Educação Infantil do seu município são filhos de alguma das populações abaixo descritas? Mais de uma alternativa poderá ser assinalada.

PROFESSORES, PROFISSIONAIS E CONDIÇÕES DE TRABALHO 22. Informe o número de professores que trabalha com crianças de 0 a 6 anos em turmas que funcionam em prédios exclusivos de Educação Infantil com autonomia administrativa, por nível de escolaridade do professor, considerando a titulação máxima. 23. Informe o número de professores que trabalha com crianças de 0 a 6 anos em turmas que funcionam em prédios sem autonomia administrativa ou salas anexas às escolas de Ensino Fundamental, por nível de escolaridade do professor, considerando a titulação máxima.

PROFESSORES, PROFISSIONAIS E CONDIÇÕES DE TRABALHO 24. . Informe o número de professores que trabalha com crianças de 0 a 6 anos em turmas que funcionam em salas multisseriadas do Ensino Fundamental, por nível de escolaridade do professor, considerando a titulação máxima. 25. Assinale com X que profissionais atendem a criança de 0 a 6 anos residente em área rural no seu município. Mais de uma opção poderá ser assinalada.

PROFESSORES, PROFISSIONAIS E CONDIÇÕES DE TRABALHO 26. Informe a quantidade de profissionais da educação que atendem diretamente as crianças de 0 a 6 anos residentes em área rural no seu município. Caso não possua o profissional indicado, coloque 0 (zero). 27. Indique como seu município contrata os professores para atuar com as crianças de 0 a 6 anos. Mais de uma opção poderá ser assinalada.

PROFESSORES, PROFISSIONAIS E CONDIÇÕES DE TRABALHO 28. Assinale com um X os critérios empregados no encaminhamento/designação de professores para trabalhar com crianças de 0 a 6 anos em seu município. Mais de uma opção poderá ser assinalada. 29. Assinale com X em que área do município reside a maioria dos professores que atua em turmas de crianças de 0 a 6 anos residentes em área rural.

PROFESSORES, PROFISSIONAIS E CONDIÇÕES DE TRABALHO 30. O município possui programa de formação continuada e/ou formação em serviço para os professores de Educação Infantil? 31. Caso tenha respondido sim na questão 30, indique as principais modalidades de ações formativas e sua periodicidade. Mais de uma opção poderá ser assinalada.

PROFESSORES, PROFISSIONAIS E CONDIÇÕES DE TRABALHO 32. Indique como a formação continuada dos professores que atuam com crianças de 0 a 6 anos residentes em área rural acontece. Mais de uma opção poderá ser assinalada. 33. O município possui Plano de Carreira, Cargos e Salários para os professores de Educação Infantil?

PROFESSORES, PROFISSIONAIS E CONDIÇÕES DE TRABALHO 34. Complete o quadro abaixo com o valor em reais do Piso Salarial mensal do município em dezembro de 2013 para a carreira do magistério. 35. Existem especificidades ou benefícios para os professores que atuam na Educação Infantil na zona rural.

ALIMENTAÇÃO 36. A alimentação oferecida nas creches e pré-escolas da zona rural ou da zona urbana que recebem crianças de 0 a 6 anos residentes em área rural inclui alimentos da agricultura familiar? 37. Assinale com um X as refeições diárias oferecidas nas creches e pré-escolas do município que atendem as crianças de 0 a 6 anos residentes em zona rural. 38. Indique o valor médio anual em reais investido em alimentação – oferecida na zona rural – por criança de 0 a 6 anos da Educação Infantil.

TRANSPORTE 39. Em seu município os professores que atuam na Educação Infantil na zona rural recebem auxílio deslocamento para a escola? 40. Indique o(s) meio(s) de transporte que os professores residentes em área rural e os residentes na área urbana utilizam para ir à escola. Mais de uma opção poderá ser assinalada. 41. Indique o(s) meio(s) de transporte que as crianças de 0 a 3 anos residentes em área rural utilizam para ir à escola. Mais de uma opção poderá ser assinalada.

TRANSPORTE 42. Indique o(s) meio(s) de transporte que as crianças de 4 a 6 anos residentes em área rural utilizam para ir à escola. Mais de uma opção poderá ser assinalada. 43. O transporte escolar é coletivo? 44. O transporte escolar coletivo ofertado e utilizado pelas crianças residentes em área rural. Assinale com X a(s) faixa(s) etária(s) que o transporte coletivo oferecido pela rede municipal às crianças residentes em área rural

TRANSPORTE 45. Assinale com X a(s) faixa(s) etária(s) que o transporte coletivo oferecido pela rede municipal às crianças residentes em área rural. 46. Existem outros adultos contratados para acompanhar as crianças no transporte coletivo (exceto o motorista)? 47. Caso tenha respondido sim na questão acima, eles recebem formação específica para acompanhar as crianças no transporte coletivo?

TRANSPORTE 48. Quantas pessoas adultas acima de 18 anos (exceto o motorista) são responsáveis pelo acompanhamento das crianças nesse trajeto por veículo? 49. Assinale com X a capacidade do veículo que transporta as crianças de 0 a 6 anos residentes em área rural. 50. Assinale com X os itens de segurança presentes nos veículos do transporte escolar oferecido pela rede municipal às crianças residentes em área rural. Mais de uma opção poderá ser assinalada.

CALENDÁRIO ESCOLAR 51. O calendário escolar do município incorpora as especificidades relativas à zona rural?

CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO 52. Assinale com X os Programas do Governo Federal que chegaram ao município e beneficiam as crianças de 0 a 6 anos residentes em área rural (ano base 2011). 53. Além de escolas, existem em seu município outros tipos de espaços educacionais coletivos que atendem crianças de 0 a 6 anos residentes em área rural?

CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO 54. Quais as “as modalidades de participação do município” junto a estes espaços educacionais coletivos? 55. A maioria das crianças residentes em área rural de seu município que completaram seis anos até o dia 31 de março do ano passado foram encaminhadas para as turmas de primeiro ano do Ensino Fundamental do ano de 2011? 56. A alteração do FUNDEF para o FUNDEB ocasionou alguma mudança no atendimento da Educação Infantil no seu município?

CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO 57. No ano de 2009, o Ministério da Educação – SEB/COEDI elaborou um instrumento avaliativo denominado “Indicadores da qualidade na Educação Infantil”. Assinale com X as alternativas que melhor caracterizam a relação de seu município com esse documento. 58. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação em 2009. Como o município divulgou esta legislação junto às escolas, professores e comunidade? Mais de uma opção pode ser assinalada.

CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO 59. O município tem condições de, até 2016, cumprir a Emenda Constitucional 59, que torna obrigatória a frequência das crianças de 4 e 5 anos na Educação Infantil? 60. Assinale com um X o critério que o município considera prioritário para a matrícula das crianças na Educação Infantil. Mais de uma alternativa pode ser assinalada.

CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO 61. Qual a taxa de evasão das crianças da Educação Infantil residentes em área rural do município? 62. Assinale com X a opção que considera como ponto positivo de seu município no atendimento educacional às crianças de 0 a 6 anos residentes em área rural. Mais de uma alternativa poderá ser assinalada.

CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO 63. Assinale com X a opção que considera como ponto negativo de seu município no atendimento educacional às crianças de 0 a 6 anos residentes em área rural. Mais de uma alternativa poderá ser assinalada. 64. No caso de seu município atender, em creches, crianças de 0 a 3 anos residentes em área rural, assinale com X a opção que explicita os impasses para a realização desse atendimento. Mais de uma alternativa poderá ser assinalada.

CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO 65. No caso de seu município não atender, em creche, crianças de 0 e 3 anos residentes em área rural, assinale com X a opção que explicita os motivos para que este atendimento não ocorra. Mais de uma alternativa poderá ser assinalada. 66. No caso de seu município atender, em pré-escolas, crianças de 4 a 6 anos residentes em área rural, assinale com X a opção que explicita as dificuldades para a realização deste atendimento. Mais de uma alternativa poderá ser assinalada.

CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO 67. No caso de seu município não atender, em instituições educacionais, crianças de 4 a 6 anos residentes em área rural, assinale com X a opção que explicita os motivos para que este atendimento não ocorra. Mais de uma alternativa poderá ser assinalada. 68. No caso de seu município atender, em escolas de zona urbana, crianças de 0 a 6 anos residentes em área rural, assinale com X a opção que explicita os motivos para a realização desta forma de atendimento. Mais de uma alternativa poderá ser assinalada.

CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO 69. No caso de seu município atender, em salas anexas ou multisseriadas, crianças de 0 a 6 anos residentes em área rural, assinale com X a opção que explicita os motivos para a realização desta forma de atendimento. Mais de uma alternativa poderá ser assinalada. 70. Assinale com X a(s) meta(s) de seu município para o atendimento educacional de crianças de 0 a 3 anos residentes em área rural. Mais de uma alternativa poderá ser assinalada.

CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO 71. Quais as metas de seu município para a educação de crianças de 4 a 6 anos residentes em área rural. Mais de uma opção poderá ser assinalada. 72. Quais as sugestões que poderiam ser feitas ao Ministério da Educação – MEC para melhorar e expandir a Educação Infantil em seu município. Mais de uma opção poderá ser assinalada. 73. O seu município possui algum distrito? 74. Em seu município as escolas situadas em vilas e/ou sedes de distrito são consideradas?