Prof. Dr. Osni Hoss Mensuração  Para mensurar ativos intangíveis é necessário identificar a agregação de valor e possíveis vantagens.

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Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Osni Hoss

Mensuração  Para mensurar ativos intangíveis é necessário identificar a agregação de valor e possíveis vantagens competitivas.  Uma forma de evidenciar essa agregação de valor é fazer a distinção de ativos intangíveis com valor agregado e sem valor agregado.

Tipo de valor

Opções de mensuração  Financeira, o qual sustenta que o valor da empresa é determinado pelo fluxo de caixa;  Avaliação por múltiplos, que analisa a empresa a partir de indicadores de avaliação, comparando os dados com os de outras companhias similares, atuantes no mesmo mercado, comparação também feita com os da média do mercado de empresas similares;  Avaliação mediante opções, que consiste em estabelecer o valor econômico de uma empresa, adotando-se técnicas similares às utilizadas para avaliar o preço de opções financeiras.

Valoração Valorar os Ativos intangíveis é uma tarefa complexa e que exige uma pesquisa que busque identificar variáveis agregadoras de valor para a organização. É importante salientar que se deve olhar para as séries temporais passado, presente e futuro.

Perspectivas

Valoração tradicional I = VM ­ VC Autores como Sveiby (1998) e Stewart (1998), defendem que os ativos intangíveis podem ser determinados pela diferença entre o Valor de Mercado e o Valor Contábil: Onde:  I = Valor do Intangível  VM = Valor de mercado  VC = Valor Contábil

Jóia (2001) Valor de Mercado Capital Intelectual HumanoEstrutural Inovação Processos Relações Valor Contábil FísicoMonetário

Realizar atividade de fixação