1. VI Fórum UNGASS – AIDS Brasil 20 e 21 de maio de 2010 Recife - PE 2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PAUTA 1. Planejamento Estratégico 2013/ Desafio Intermodal 2013 Notícias ODR.
Advertisements

Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
I EREJASudeste Avaliando os cacos, retalhos e estilhaços do processo de construção coletiva.
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
UNGASS United Nations General Assembly Special Session on HIV and AIDS
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde UNGASS United Nations General Assembly Special Session on HIV and AIDS Sessão Especial da Assembléia.
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
Planos de enfrentamento da epidemia de Aids e DST
Saúde e Prevenção nas Escolas
Processo para Elaboração do Relatório UNGASS 2010 Reunião da CAMS Brasília, 14/08/2009.
Câmara Municipal de Belo Horizonte
Intersetorial Micro Área Sousas. A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
AIDS 30 anos: Avanços, Desafios e Perspectivas
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
Cidadania Indicadores da.
Luciene Burlandy Universidade Federal Fluminense 2006 Forum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional.
Histórico do FBES Sebastiana Almire de Jesus – FEES-MS
CNM Internacional CNM INTERNACIONAL Abril / 2006 – Nova diretoria da CNM decide ampliar a atuação na área internacional. Maio / 2006 – CNM apóia o evento.
Descentralização: impactos e desafios na sociedade civil organizada 3 Seminário da Série Aprimorando o Debate II Descentralização das Políticas e Ações.
Fórum Nacional de Educação
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Psicologia e Segurança Pública
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
Plenária FEPS 14/06. Pauta: CFES CFES Assembléia Popular Assembléia Popular Centro Público de Economia Solidária Centro Público de Economia Solidária.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
PROGRAMA NACIONAL DE DST/AIDS UNIDADE DE ARTICULAÇÃO COM A SOCIEDADE CIVIL E DIREITOS HUMANOS.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
 .
3ª Conferência Nacional de Juventude
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
Planejando a Próxima Década
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Movimento Nossa São Paulo 1.
Planejamento Estratégico Material de uso da Secretaria Executiva do Movimento Resumo das resoluções das reuniões de 17 e 18 de novembro de.
Departmento de DST, AIDS e Hepatites Virais Secretaria de Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Relatorio de Progresso 2012.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Campina Grande, novembro de Objetivos Mobilizar a sociedade civil para ações coletivas de controle social e fiscalização dos recursos públicos.
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
O fim da AIDS pós-2015: Um movimento para transformação.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
Os Caminhos do COAP em MS Abril – Advento do Decreto 7508 em PDA Macrorregionais: 1.Fevereiro a Outubro de 2011 – Dourados 2.Outubro de 2011.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Instruções básicas para elaborar um Plano de Ação FORMAÇÃO SINDICAL SOBRE ORGANIZAÇÃO E AÇÃO SINDICAL A9 – Países Lusófonos da América e África 28.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

1

VI Fórum UNGASS – AIDS Brasil 20 e 21 de maio de 2010 Recife - PE 2

UNGASS - Sessão Especial da Assembléia Geral das Nações Unidas para o HIV/AIDS Realizada em junho de 2001 em Nova York (um ano após a Declaração do Milênio onde se estabelece, dentre as 8 Metas, o combate ao HIV/Aids, TB e Malária Elaboração e pactuação de uma Declaração conjunta de compromissos – 189 países signatários para diminuir o impacto da epidemia de Aids no mundo. Coordenada pelo UNAIDS/ONU 3

Relevância política As sessões especiais das Nações Unidas servem para que os países possam definir metas realizáveis com relação a temas sociais (AIDS/2001, Drogas/1998, Gênero, Trabalho, etc) No caso da AIDS, procura-se estabelecer um vinculo com os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – nº 06 – Combater a AIDS, a Tuberculose, Malária e outras doenças) 4

I Fórum UNGASS - AIDS Brasil Realizado em setembro de 2003 na cidade do Recife/PE com o tema: Sociedade Civil – Compartilhando o Desafio do Monitoramento da UNGASS Forum UNGASS - AIDS são espaços onde as lideranças de Movimentos Sociais e PVHA de diversas partes do país se reúne para avaliar a resposta governamental diante do compromisso assumido, identificar avanços e lacunas e, com base nesses dados, definir uma pauta de incidência política 5

I Fórum UNGASS - AIDS no Maranhão Objetivo: Contribuir com as respostas comunitárias frente ao monitoramento e fortalecer o Movimento de AIDS no Maranhão Participantes: ONG/Aids, Redes Sociais e convidado/as Conclusão: Caos da epidemia no Maranhão; Caos na política de saúde e educação do Estado; Importância de envolver outros atores no processo e articular apoio da universidade para orientar em relação a identificação de indicadores 6

II Fórum UNGASS - AIDS Brasil - Março/2005 Na cidade de Recife/PE Após várias discussões sobre a continuidade do monitoramento da UNGASS - AIDS foi definido coletivamente a elaboração de um Estudo de Caso com o tema: Acesso a Tratamento no Brasil – O Olhar da Sociedade Civil 7

Com base na prioridade definida pela UNGASS/AIDS – “Proporcionar Tratamento a todo/as o/as infectado/as” – o Forum UNGASS/AIDS Brasil escolheu o tema: Acesso a Tratamento como objetvo de análise 8

A maior riqueza nesse Estudo de Caso consistiu na análise qualitativa desse acesso em diferentes locais do país, principalmente no cumprimento do objetivo definido no projeto de fortalecer a participação da sociedade civil no processo de monitoramente da UNGASS/AIDS 9

III Fórum UNGASS - AIDS Brasil – Setembro/2005 na cidade de Curitiba/PR Objetivo: Ampliar a participação da Sociedade Civil brasileira no processo de monitoramento da UNGASS - AIDS Metas: Ampliar o conhecimento sobre UNGASS/AIDS no cenário internacional; Discutir a contribuição da Sociedade Civil no Informe País; Apresentação preliminar do Estudo de Caso “ Acesso a Tratamento”; e Preparar agenda para

I Fórum UNGASS - AIDS em Pernambuco – dezembro/2005 em Recife/PE Objetivo: Aumentar o conhecimento sobre a UNGASS/AIDS e discutir como os compromissos da Declaração podem intervir nas políticas públicas municipais e estaduais de controle do HIV. Demanda: Necessidade de darmos continuidade ao debate, como instrumento de mobilização e também como espaço para aprofundarmos o debate sobre as políticas de HIV/Aids. 11

II Fórum UNGASS/AIDS do Maranhão – 2005 Objetivo: Sensibilizar a Sociedade Civil para o monitoramento da UNGASS - AIDS no Estado e fortalecer as respostas comunitearias contra as DST/HIV e Aids Conclusão: Necessidade dos movimentos construirem seus indicadores; Fortalecimento e politização do ativismo em Aids no Maranhão 12

I Fórum UNGASS - AIDS das Regiões Norte e Nordeste – fevereiro/2006 na cidade de Recife/PE Objetivo: Aumentar o conhecimento das ONG/Aids e de Lideranças de PVHA das Regiões Norte e Nordeste sobre UNGASS/AIDS, TRIPS, Políticas Internacionais e seus impactos nas Políticas Nacionais de controle e prevenção da epidemia de Aids. Produto final: Plano de ação para 2006 e Prioridades do/as participantes relacionados aos eixos da UNGASS - AIDS 13

II Fórum UNGASS - AIDS em Pernambuco – dezembro/2006 Objetivo: Dar continuidade a agenda de monitoramento da UNGASS - AIDS e aumentar o conhecimento sobre a Declaração Discussão: Metas para o Acesso Universal; Propostas aprovadas nas últimas conferências temáticas A incorporação das propostas das Conferências foram objeto do nosso monitoramento e análise, usando como referência os PAM dos Municípios de Olinda, Paulista, Recife e do Estado de Pernambuco 14

III Fórum UNGASS - AIDS do Maranhão Objetivo: Fortalecer a participação da Sociedade Civil Maranhense no processo de monitoramento da UNGASS/AIDS Metas: Analisar o cenário político do Maranhão (IDH – Epidemia – Políticas Públicas); Discutir a participação da Sociedade Civil nesse processo; Formar grupo com vários segumentos sociais para dar continuidade ao monitoramento (GT além do Fórum de ONG/Aids) 15

IV Fórum UNGASS - AIDS Brasil – junho de 2007 na cidade de Recife/PE Objetivo: Planejar as ações da Socieade Civil brasileira para o monitoramento da UNGASS - AIDS nos últimos dois anos e avaliar as ações de monitoramento desenvolvidas pela SC no período Conclusão: Agenda de Advocacy do Brasil construída para

Durante o processo de acompanhamento da UNGASS - AIDS, a GESTOS observou que existe uma importante lacuna na avaliação dos programas nacionais de AIDS. Era a ausência de informações sobre as ações no campo do direito sexual e direito reprodutivo das mulheres e meninas Entre Fevereiro de 2007 e abril de 2008, a GESTOS, com apoio de diferentes parceiros, promoveu e coordenou 31 (trinta e um) Fóruns UNGASS/AIDS em 15 países, na África, Ásia, América Latina e Caribe e Leste Europeu. Todos com ênfase na interface entre as políticas de saúde sexual e reprodutiva das mulheres e a AIDS (ungassforum.wordpress.com) 17

V Forum UNGASS - AIDS - março/2008 na cidade de São Paulo/SP Apresentação do Relatório da Sociedade Civil no qual o tema principal foram as políticas de saúde sexual e reprodutiva 18

Aconteceu em 2008… I Fórum UNGASS - AIDS do Estado de São Paulo – maio I Fórum UNGASS - AIDS da Região Norte – Belém/PA - setembro I Fórum UNGASS - AIDS Campinas/SP - novembro 19

2009/2010… Foi realizado o I Fórum UNGASS/AIDS do Acre – março I Fórum UNGASS/AIDS Paraíba - agosto II Fórum UNGASS/AIDS da Região Norte - setembro VI Fórum UNGASS/AIDS Brasil – maio/ IV Fórum UNGASS/AIDS Maranhão - Novembro

“Uma resposta eficaz demanda participação ativa da sociedade civil organizada, a partir de um acompanhamento constante de governo e governantes, a luz da compreensão da atual conjuntura mundial das políticas internacionais e seus impactos locais”. 21

Jair Brandão de Moura Filho 22