Metodologia para quem quer aprender

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Advertisements

ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Curso de novas tecnologias na escola
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Os Mediadores. Na aula anterior você estudou alguns dos principais conceitos de EaD. Nesta aula você aprenderá sobre as principais formas para mediação.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
Por quê o computador na educação?
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Escola Estadual Marechal Rondon Cristiane Beretta Cossato
Memória de Produção   Sequência Didática –Construção de Sonetos    Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a escola exerce na vida de todos os.
educação NA ERA DIGITAL
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
A Licenciatura em Computação
CURRICULO +.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Pedro Demo – Metodologia para quem quer aprender
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
Escola Estadual Drº João Ponce de Arruda Ribas do Rio Pardo
Prof. Aron Roberto Ferreira
Escola Estadual Antônio Valadares-Extensão Patagônia Terenos - MS
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Pedro Demo.
PROFESSORA: MARIA APARECIDA MAIA FABRO
Progetec: Giliarde Rodrigues de Araujo Grupo 02: Aprender é estudar.
Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Município: Rio Negro
Estudo Virtual.
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
ESCOLA ESTADUAL EDUARDO PEREZ PROGETEC: GRAZIELA DA COSTA SALLES MULTIPLICADORA: MERCEDES GOULART TERENOS/MS.
E.E.Antônio Nogueira da Fonseca Terenos/MS Progetec: Nayane Mertens Prof. Multiplicadora: Mercedes Goulart Sampaio.
ESTUDO VIRTUAL ALLAN CARVALHO ROCHA E.E ABADIA FAUSTINO INÁCIO
Instituto A Vez do Mestre
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL ABADIA FAUSTINO INÁCIO.
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Camapuã- MS Escola Estadual Camilo Bonfim Janaina Silvéria Vieira França.
ESCOLA ESTADUAL DELFINA NOGUEIRA DE SOUZA NOVA ALVORADA DO SUL - MS PROGETEC: ADILSON SANCHES GED – TEMA 25 Multiplicadora : Marília Nacfur.
RESPONSÁVEIS  Euzebio - Sala de tecnologias  Célia - Professora regente  Alunos do 5º Ano Vespertino.
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
José Alexandre Ducatti DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009.
TECNOLOGIA. A tecnologia na vida das pessoas... No princípio:
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
T R I B A L Mobile Learning: Design de atividades para o celular em sala de línguas Giselda dos Santos Costa Instituto Federal do Piaui- IFPI
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
SOBRE COMO O ALUNO APRENDE Profa. Maria Carmozi de Souza Gomes PROGRAD
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Matriz de avaliação processual
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Transcrição da apresentação:

Metodologia para quem quer aprender PEDRO DEMO Metodologia para quem quer aprender Multiplicadora - Dirce Cristiane Camilotti PROGETEC- JANAINA E. E .CAMILO BONFIM

ESTUDO VIRTUAL Internet é vista com plataforma de pesquisa e aprendizagem Nova biblioteca global O mundo virtual está mexendo profundamente com o desafio de estudar. Para muitos, a vida se tornou mais fácil, porque tudo se acha na Internet.” (Pedro Demo)

Internet = veículo de pesquisa e elaboração. “Mas é fato que todo aluno pode procurar na Internet o que quiser, pois tem à sua frente uma plataforma virtual cada vez mais rica para pesquisar.” (Demo) Porém, cabe aqui ressaltar que, com essa facilidade toda os discentes acabam cometendo erros, ao copiar tudo da internet e não a elaborar seus próprios textos. Internet = veículo de pesquisa e elaboração.

Professor mediador = estimula os alunos para que tenham autoridade e autonomia, mas de maneira correta. Segundo Demo, 2008: “o aluno precisa aprender a estudar, pois não se aprende sem estudar.” Assim, o professor, precisa educar o aluno para que ele possa usar a internet com honestidade e também coletivamente para que todos participem do processo de colaboração e construção de conhecimento (wiki).

Educar o aluno Desafio Novas metodologias Autonomia Novos recursos Aula x estudo O que o aluno leva para a vida é esta habilidade de saber pensar, pesquisar, elaborar, não as aulas meramente instrucionistas. Em vez de serem submetidos a aulas intermináveis instrucionistas, seria muito mais proveitoso incentivar a pesquisa e construção de saberes.

Enfim, aos professores fica aqui a mensagem de inovar seu processo educativo sem medo de utilizar as novas tecnologias, incentivando o discente a sua própria produção por meio da análise e estudos de textos pesquisados na Internet, levando em conta o conteúdo rico e propício que estas novas culturas digitais proporcionam aos alunos, por fazerem parte do cotidiano atual da vida dos nativos digitais.