Contribuição: Flávio Barony Setembro 2013 POLUIÇÃO AMBIENTAL – TGA – 3° PERÍODO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Expansão Econômica e a Preservação Ambiental
Advertisements

INTRODUÇÃO À ECONOMIA.
Universidade Católica
PRINCÍPIOS DA TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL
PETRÓLEO E MEIO AMBIENTE-POSPETRO SOLOS x SEDIMENTOS
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Desenvolvimento Sustentável
Profª. Fernanda Alves Impacto Ambiental.
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Promoção do Desenvolvimento rural e agrícola sustentável.
Saneamento ambiental Iana Alexandra
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Externalidades.
Concepção Construtivista *Mitos e verdades
POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE
PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL
QUÍMICA VERDE.
Ademar Ribeiro Romeiro
Política Nacional de Meio Ambiente
CLASSIFICAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS
implementados e propostos no Brasil.
POLUIÇÃO DAS ÁGUAS E DOÊNÇAS TRANSMITIDAS
Minicurso Tema: POLUENTES QUÍMICOS
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável Diretoria de Economia e Meio Ambiente.
5ª AULA Custos de Controle Ambiental na Geração de Energia Profª Drª Maria de Fátima Ribeiro Raia
RECURSOS ENERGÉTICOS Carvão Eólica; Petróleo Solar; Gás natural
Problemas ambientais Resumo
Política Pública Ambiental Brasileira
A POLUIÇÃO DA ÁGUA TRABALHO ELABORADO POR: JOÃO GOMES nº 10
A Economia do Controle da Poluição Visão Geral
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
POLUIÇÃO SUBSTÂNCIA CERTA + LUGAR ERRADO.
Problemas Ambientais Brasileiros
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Legislação aplicada ao controle da pressão sonora
SuperPastoreio As características originais do solo são destruídas através da pressão excessiva dos animais sobre vegetação;
GESTÃO AMBIENTAL A Gestão Ambiental visa ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio. Esta organização.
CAPÍTULO 7 ECONOMIA DA POLUIÇÃO
Sustentabilidade Sócio Ambiental
ASPECTOS DA ECONOMIA AMBIENTAL
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
Capítulo 10 Introdução à Economia N. Gregory Mankiw
MEIO AMBIENTE E CIDADANIA
 Incapacidade do conhecimento humano de reproduzir a biosfera- Caso Biosfera 2  Qatar - Criação da ilha para a Copa de 2022  Ilha de Oryx Qatar; 
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
USO IRRACIONAL DESTE RECURSO
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
SEGURANÇA DO TRABALHO MÓDULO III SEGURANÇA AMBIENTAL PROF. PATRICIA BIANCA CAP. 3 – IMPACTO AMBIENTAL.
Relações entre clima e poluição atmosférica Profº Vandeir Robson
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
A Gestão Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável no Brasil
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
Economia Conceitos Básicos.
I NTRODUÇÃO À E CONOMIA QUESTÕES-CHAVE DA ECONOMIA CARLOS HENRIQUE LEITE BORGES.
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (2) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
Política nacional do MA Lei 6938/81. Estabelece política: articulação de objetivos e meios Complementada pela legislação e desenhos institucionais. (Lei.
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
UNIR- UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. CAMPUS DE CACOAL. ADMINISTRAÇÃO 7º PERÍODO DISCIPLINAS: SIMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E ADMINISTRAÇÃO DE.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
Dia Nacional de Capacitação em Contratações Públicas Sustentáveis LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAL E LEGAL.
twitter.com/funasa.
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Economia do Meio Ambiente Andrea Melo 03/04/08. Sumário da Aula de Hoje Economia da Poluição  Externalidades: positivas e negativas  Ineficiência Econômica.
Economia do Meio Ambiente Andrea Melo 19/05/2008.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
Poluição dos Recursos Hídricos
Transcrição da apresentação:

Contribuição: Flávio Barony Setembro 2013 POLUIÇÃO AMBIENTAL – TGA – 3° PERÍODO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS Campus Governador Valadares

1 - Conceito de economia estuda o método de alocação de recursos físicos e humanos, escassos, entre fins alternativos, para o bem-estar do homem; estuda o modo como os indivíduos e a sociedade fazem suas escolhas e decisões, para que os recursos disponíveis, sempre escassos, possam contribuir da melhor forma para satisfazer as necessidades individuais e coletivas.

Px D Qx D Figura 1 – Curva de demanda

3.2 - CONCLUSÕES 1.Os pesquisadores tendem a definir poluição diferentemente dos economistas; 2. Para o economista, a poluição é um custo externo e ocorre apenas quando um ou mais indivíduos sofrem a perda do bem-estar; 3. Até então, os economistas não recomendam tipicamente a eliminação da externalidade porque argumenta-se que a externalidade ótima não é zero; 4. A ideia de “poluição zero” não é, entretanto, absurda. Pelo menos duas considerações a tornam razoável: (a) o meio ambiente tende a ter uma capacidade assimiladora positiva, e (b) é possível separar a atividade econômica dos fluxos de resíduos que afetam o meio ambiente, introduzindo a diminuição da poluição; 5. É errado pensar em “poluidores” apenas como firmas: indivíduos poluem. Assim como o governo.

TAXAÇÃO ÓTIMA E POLUIÇÃO - Para fazer avaliação econômica com base nos critérios da teoria do bem-estar é necessário internalizar os benefícios e custos externos; - A internalização apresenta várias dificuldades práticas e teóricas; - A política de implantação “princípio do poluidor pagador” é uma forma de internalizar os custos externos; - Tem-se problema para encontrar o meio mais efetivo em termos de custos para a internalização; - “Todos querem um ambiente limpo, desde que outros paguem por isso”.

Poluição x contaminação Contaminação: sem efeito adverso Poluição: com efeito adverso – CONCEITOS ULTRAPASSADOS!!! POLUIÇÃO: alteração do meio ambiente decorrente da introdução, pelo homem, de substâncias ou energia, de modo a danificar ou prejudicar suas características originais (MATOS, 2010).

DANOS: Saúde, segurança e bem-estar da população; Condições adversas às atividades sociais e econômicas; Introdução de substâncias artificiais (ex. pesticidas), e substâncias naturais (introdução de sedimentos em corpos hídricos).

Outros conceitos: Degradação: alteração adversa das características que ocorre quando a vegetação nativa, a fauna e a camada fértil do solo são expulsas, perdidas ou removidas, e a qualidade da água alterada (PNMA, 1981). POLUENTES PRIMÁRIOS X SECUNDÁRIOS.

Continua...