Filosofia Conceitos gerais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Senso Comum e Ciência: Diferenças
Advertisements

DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
FILOSOFIA Prof. Artur Motta
Metodologia Científica
CURRÍCULO OFICIAL – FILOSOFIA – E.M – 1º ANO – 2º BIMESTRE
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Pensamento Mítico Profª Alice 1ª série 1º Trimestre.
SOCIOLOGIA E ÉTICA - ZOOTECNIA
Senso Comum e Senso Crítico
Teorias do Conhecimento
FILOSOFIA OLHAR QUE QUESTIONA E REVELA
Conhecimentos e Atitudes
INTRODUÇÃO AO MÉTODO CIENTÍFICO
A atitude e a experiência filosófica
Ciência e Conhecimento científico
Aula 8 Cultura Organizacional: A Cultura e a história do empresário brasileiro Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
UDESC ESAG Disciplina: Filosofia Professor: Evandro Brito.
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Sistema Piaget de Ensino
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Profª Aline da Costa Luz Curso e Colégio Específico
Profª. Taís Linassi Ruwer
O conhecimento.
O QUE É FILOSOFIA ?.
Augusto Comte e o Positivismo
TEOR CIENTÍFICO DOS FILMES ASSISTIDOS
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
O QUE É FILOSOFIA? A FILOSOFIA É UM MOVIMENTO DE PENSAMENTO LÓGICO RACIONAL SURGIDO NA GRÉCIA NOS SÉCULOS VII E VI a.C, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLICAR.
Immanuel Kant Critica da razão pura (teoria do conhecimento) e
PARA QUÊ FILOSOFIA?.
..  Apresentação:  Racionalista  Modelo de pensamento dedutivo, de inspiração matemática  Método analítico.
..  Apresentação:  Racionalista  Modelo de pensamento dedutivo, de inspiração matemática  Método analítico.
Aula: Tomás de Aquino.  Período da escolástica  Características: - Surgimento das universidades (Ex: Oxford). Surgiram com o objetivo de culturalizar.
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto: Fim do feudalismo, surgimento das cidades e da burguesia. Porém a mentalidade permanecia.
Prof. Ivan Claudio Guedes
Aula: Renascimento e Modernidade
Aula: Tomás de Aquino.  Período da escolástica  Características: Surgimento das primeiras universidades – abertura do acesso ao conhecimento Revalorização.
Aula: Tomás de Aquino.  Período da escolástica  Características:  Periodo anterior ao Renascimento(final da idade media)  Surgimento das Universidades.
Filosofia Conceitos gerais.
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto: ressurgimento das cidades (burgos) e de uma classe nova (burguesia)  Pensamento: Antropocentrismo,
Aula: Tomás de Aquino.  Período da escolástica  Características:  Periodo anterior ao Renascimento(final da idade media)  Surgimento das Universidades.
..  Apresentação:  Racionalista  Modelo de pensamento dedutivo, de inspiração matemática  Método analítico.
Aula: Tomás de Aquino By: Matheus Rocha.  Período da escolástica  Características: Maior acessibilidade ao conhecimento. Surgimento da primeiras universidades.
Surgimento da filosofia
..  Apresentação:  Racionalista  Modelo de pensamento dedutivo, de inspiração matemática  Método analítico.
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto: - As cidades começam a surgir com o deteriorização do modelo feudal. - Surgimento da burguesia,
Aula: Renascimento e Modernidade
Metodologia de Pesquisa para Projetos
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto:  Ressurgimento das cidades e apresentação de uma nova classe social: Burguesia. Com grandes.
... E o caso do vestido.  Empiristas – David Hume  Todos conhecimento se refere às impressões (e não diretamente aos objetos)  Conhecimento humano.
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Objetivo, Definições, Significado
SOCIOLOGIA E ÉTICA - AGRONOMIA
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Primeira aula.  Professor Marcelo Marques   Blog:
..  Apresentação:  Racionalista  Modelo de pensamento dedutivo, de inspiração matemática  Método analítico.
FILOSOFIA.
Surgimento do pensamento filosófico
O que é filosofia?.
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
O que é conhecimento?.
O QUE É E PARA QUE SERVE A FILOSOFIA ?.
O despertar da consciência critica e a teoria do conhecimento.
Como explicar o mundo?.
Anotações.  Definição:  Exemplo:  Definição:  Exemplo:
Filosofia Conceitos gerais.
Transcrição da apresentação:

filosofia Conceitos gerais

Filosofia –questões iniciais Pensamento e consciência O que é... . Pensar? . Consciência? . Animais pensam? . Tipos de pensamento...

Filosofia –questões iniciais Mito: são historias que explicam fenômenos da natureza utilizando-se de elementos sobrenaturais. Pensamento acrítico Senso comum: são ideias fragmentarias criadas e transmitidas sem questionamentos

Filosofia –questões iniciais Senso crítico: atitude de questionar, postura de analisar. “Senso comum do senso crítico”: as vezes a vontade de ser critico acaba fazendo o indivíduo impor um posicionamento oposto ao senso comum mas da mesma forma como faz o senso comum.

Filosofia –questões iniciais Filosofia e ciência Filosofia e religião Filosofia e arte

Filosofia –questões iniciais O que podemos conhecer? O que é a verdade? Dogmatismo: Relativismo:

Filosofia https://abordagemfilosofica.wordpress.com Para acessar o arquivo da aula e conteúdos relacionados: https://abordagemfilosofica.wordpress.com