Impact of Firm-promoted Accreditation of Prior Learning Processes on the Worker- Organization Relationship: a cross- sectional survey in Portuguese Industrial.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A partir da década de 70, a Educação Permanente foi vista como
Advertisements

Abordagem Exploratória e Investigativa - IBSME
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
Seminário Pedagógico "O Contributo do Portefólio para o Processo de Aprendizagem e Avaliação" “Os E-Portefólios como estratégia para o Processo de Reconhecimento.
Pedagogia da pesquisa-ação
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Trabalhador do Conhecimento
Elementos básicos sobre o Processo RVCC
Para que serve o ePortfolio do aluno/adulto?
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Metodologia para Avaliação e Certificação de Competências
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Portefólio Reflexivo de Aprendizagens
“Os adultos são as suas experiências de vida.”
Sequência Didáctica.
Mestrado em Pedagogia do E-earning
Curso de Formação de Base de Equipas EFA Santa Maria da Feira Maio 2008 a Agosto 2008 Entidade promotora:Entidade formadora:Acreditada por:
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
...Para uma oferta relevante e certificada 24de Setembro de 2008 Dinâmicas de inovação no Sistema de Educação e Formação O Sistema Nacional de Qualificação.
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Departamento do Ensino Secundário
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
“Os adultos são as suas experiências de vida.”
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Démarche de Referencialização Trabalho Prático de Cariz Cooperativo Metodologia de Resolução de Problemas.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Público Escola.
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
1 Ana Martins tem uma vasta experiência em consultoria de gestão. Destacam-se as vertentes de RH e de desenvolvimento de projectos de mudança organizacional.
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO TREINAMENTO CORPORATE-CRM
CURSOS EFA – NS.
Tecnologias aplicadas ao Ensino I
RESOLUÇÃO COLABORATIVA DE PROBLEMAS
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
Docência do Ensino Superior
O e Portefólio como instrumento de avaliação Ana Salema e Graciete Brito 13 de Março de 2008.
Mestrado em Gestão Fundamentos e Temas Actuais da Gestão Tema: “Taking measures of Outsourcing Providers”
(Notas João Filipe Matos, 2004)
M E T O D O L O G IA & & RESULTADOSRESULTADOS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO CONCLUSÕESCONCLUSÕES Vários fatores contribuiram para a opção do novo modelo gerado.
Áreas Técnico Científicas de Ciências Sociais e Humanas e de Biomatemática, Bioestatística e Bioinformática Questionário de Perceções Académicas: Uma Revisão.
Medidas Ativas de Emprego
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
A Reforma da Formação Profissional
Paço de Arcos, 9 de Julho de 2010 Certificação de Nível Secundário na Educação de Adultos.
Psicologia da Educação
Referencial de Formação Pedagógica Contínua de Formadores “O/A Formador/a face às pessoas com deficiências e incapacidades – gerir a diversidade” Seminário.
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
Habilidades do século XXI: Desafios e prioridades.
Comportamento Organizacional
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Modelização do sistema – Envolvimento da Direcção Concepção e desenvolvimento; Direcção da empresa Técnicos de RH / DRH Questões; Decisões.
Formação continuada 4º Encontro
1 Formação Pedagógica Inicial de Formadores/as Módulo Acompanhamento e Avaliação da Formação Módulo Julho 2011.
1/19 Professora: Silvia Pereira de Castro Casa Nova Monitora: Suilise Berwanger Wille Estrutura de trabalhos e projetos científicos Metodologia da Pesquisa.
O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA RECONHECIMENTO VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS FORMAÇÃO.
Processo de RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Nível Secundário - NS.
Transcrição da apresentação:

Impact of Firm-promoted Accreditation of Prior Learning Processes on the Worker- Organization Relationship: a cross- sectional survey in Portuguese Industrial Firms Helena Martins Erasmus Mundus WOP-P Master

Helena MartinsErasmus Mundus WOP-P Master Agenda 1. Breve Resumo da Investigação 1. Breve Resumo da Investigação 2. Comentários das Arguentes 2. Comentários das Arguentes

Helena MartinsErasmus Mundus WOP-P Master Objectivo da Investigação  Pretendemos investigar de que forma o facto de uma empresa promover o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) nas suas instalações impacta na relação que os seus colaboradores estabelecem com a organização.  Satisfação com o Emprego;  Compromisso Organizacional;  Comportamentos de Cidadania Organizacional.

Helena MartinsErasmus Mundus WOP-P Master Método  Em 2 empresas industriais da região centro do país passamos questionários a cerca de 150 sujeitos distribuídos de forma mais ou menos equitativa por três grupos: Trabalhadores não envolvidos no processo de RVCC* Trabalhadores envolvidos no processo de RVCC Trabalhadores que concluiram o processo com sucesso

Helena MartinsErasmus Mundus WOP-P Master Método  Adaptámos e validámos as 3 escalas à População Industrial Portuguesa:  Minnesota Satisfaction Questionnaire (Weiss, England, Dawis & Lofquist, 1967);  Organizational Commitment Scale (Meyer & Allen, 1997);  Helping and Voice Behaviours Scale (Van Dyne & LePine, 1998);  Efectuamos uma MANOVA para verificar as diferenças entre os 3 grupos (3 níveis de envolvimento no processo de RVCC), relativamente às 3 variáveis em questão.

Helena MartinsErasmus Mundus WOP-P Master Resultados  Satisfação com o Emprego;  Intrínseca;  Extrínseca;  Compromisso Organizacional;  Afectivo;  Normativo;  Continuidade;  Comportamentos de Cidadania Organizacional;  Ajuda;  Voz Activa:

Helena MartinsErasmus Mundus WOP-P Master Comentários Relativos à Forma  Normas da APA;  Gralhas;  Formatação;  Alteração do Título da Tese;  Uso de Palavras-Chave.

Helena MartinsErasmus Mundus WOP-P Master Comentários Relativos ao Conteúdo 2.1 Razões de escolha dos instrumentos  2.2 Organização da Secção “Measures”  2.3. Relação entre as variáveis e a percepção individual de competência  2.4 Desenvolvimento da Discussão  2.5 Incremento de Competências no Processo de RVCC  2.6 Clarificação das hipóteses 

Helena MartinsErasmus Mundus WOP-P Master Comentários Relativos ao Conteúdo 2.7 Fase do Grupo actualmente envolvido no Processo de RVCC  2.8 Fundamentação da Hipótese 2e (Continuance Commitment)  2.9 Comparação com o processo de formação  2.10 Informação sobre o tipo de Design de investigação.  2.11 Como e quando iniciou o processo de RVCC em ambas as empresas  2.12 Método de aferição da situação dos sujeitos face ao processo de RVCC 

Helena MartinsErasmus Mundus WOP-P Master Comentários Relativos ao Conteúdo 2.13 Explicitação das Variáveis independentes na secção Analysis  2.14 Valores de Variância Total  2.15 Reformulação de Parágrafo na p.20  2.16 Valores elevados nas variáveis Job Satisfaction e Organizational Commitment  2.17 Limitações e Direcções para a Investigação 

Obrigada Não importa quão devagar vás, desde que não pares. (Anónimo)

Helena MartinsErasmus Mundus WOP-P Master

Helena MartinsErasmus Mundus WOP-P Master Mas o que é o RVCC, ao certo? OO processo de RVCC está actualmente inserido no Programa Novas Oportunidades do Governo e visa conceder níveis escolares* a pessoas sem background académico*. OOs candidatos ao processo constroem um portfolio onde demonstram* as competências que adquiriram não-formalmente*, de acordo com um Referencial de Competências*. AApesar de a construção do portfólio ser individual, o processo é geralmente colectivo, existindo sessões de grupo onde são propostas as actividades e formação. O júri de validação é também colectivo.

Helena MartinsErasmus Mundus WOP-P Master RVCC e Relação do Trabalhador com a Empresa Flexibilizaç ão de Contextos Impacto na Relação de trabalho RVCC Mudanças na relação de trabalho Desenvolvi mento de RH Actualmente existem algumas mudanças no paradigma educativo, com um maior foco na aprendizagem ao longo da vida e a valorização de aprendizagens não formais. Há uma flexibilização dos contextos de aprendizagem (não é só na Escola que se “aprende”) As aprendizagens ocorridas em contexto profissional (experiência e formação) assumem relevância acrescida. Mudanças na Educação As mudanças nos contratos psicológicos, relativamente à segurança e continuidade na empresa, criam nas Organizações um certo dever de promover o desenvolvimento dos seus Recursos Humanos. A percepção de interesse pelo seu desenvolvimento tende a afectar a relação dos trabalhadores com a Organização de forma positiva Acontecerá o mesmo quando as organizações promovem o processo de RVCC?

Helena MartinsErasmus Mundus WOP-P Master Hipóteses T. Envolvidos vs. T. Não Envolvidos no RVCC T. Que Concluiram vs. T. Não Envolvidos no RVCC Fundamento Satisfação com o Emprego Mais Elevada Auto-Eficácia CO Afectivo Mais Elevado Competência Percebida CO Normativo Mais Elevado Contrato Psicológico CO de Continuidade Menos Elevado Percepção de alternativas disponíveis CCO - Ajuda Mais Elevado Contexto de Socialização CCO – Voz Activa Mais Elevado Auto-Estima Global

Helena MartinsErasmus Mundus WOP-P Master Resultados – Satisfação com o Emprego

Helena MartinsErasmus Mundus WOP-P Master Resultados – Compromisso Organizacional

Helena MartinsErasmus Mundus WOP-P Master Resultados – Comportamentos de Cidadania Organizacional

Helena MartinsErasmus Mundus WOP-P Master