Monitoramento Online das ações de Prevenção das DST/AIDS e assistência às DST na Rede de Atenção Básica do Estado de São Paulo Paula de Oliveira e Sousa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IV Seminário Estadual Vigilância do Óbito Materno e Infantil
Advertisements

Controle da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal na Atenção Básica
Visita de Monitoramento de Controle da Tuberculose Salvador/Bahia
Tabela 1. Paraná, Distribuição dos Trabalhadores de Vigilância por Ações de Notificação segundo segundo o tipo de vigilância em que atua. Fonte:
Universidade Federal de Pelotas
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
Tabela 1. Paraná, Distribuição dos Trabalhadores de Vigilância por Ações de Notificação segundo faixa populacional. Fonte: Pesquisa "Atribuições.
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
PROPRIEDADES Incorpora os algoritmos decisórios que constam nos instrumentos de normalização, além de lembretes e alertas, para os profissionais de saúde.
PRINCIPAIS DESAFIOS E AGENDA DE ENFRENTAMENTO Implementar a Política de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens em 100% dos municípios; Superar.
FÓRUM MACRORREGIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Programa de Saúde da Família
“A Inclusão do Servidor Público na composição das equipes de PACS/PSF no Município do Rio de Janeiro” Luciana Borges da Matta Vera Lúcia Pacheco Marcia.
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
Rede de Atenção Oncológica
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Objetivos do núcleo multidisciplinar do CEFAI
Avaliação do grau de informação dos profissionais de equipes de saúde da família sobre o Programa Bolsa Família para um trabalho de vigilância integrada.
CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !
Metas Priorizadas 2012 intensificar ações de controle junto`as populações com maior risco de adoecimento por tuberculose (moradores em situação de rua.
PROGRAMA DE CONTROLE DE TUBERCULOSE
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Novembro CONTROLARIA-GERAL DA UNIÃO TELECONFERÊNCIA CGU/DENASUS.
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
Departamento de Nutrição
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
MUNICÍPIOS COM INCENTIVO QUALIS Monitoramento das Auditorias realizadas em junho/julho 2005, Janeiro/fevereiro 2006 CPS/SES.
HOSPITAIS SENTINELA : grupo do Rio Quem somos nós? [ Hospitais Universitários: [ H. Clementino Fraga Filho/UFRJ [ H. Pedro Ernesto/UERJ [ Antonio Pedro/UFF.
MARIA AUXILIADORA ZANIN
Secretaria Municipal de Saúde Programa Municipal de DST/Aids
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !
O Papel do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2010
Ana Flavia Ribeiro Enfermeira Curitiba, 12 de Dezembro de 2011
Enfermagem em Trauma e Emergência
Programa Estadual de DST/Aids SP Paula de Oliveira e Sousa
Quais os objetivos a serem traçados a partir deste Fórum Regional?
Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil Subsecretaria de Atenção à Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde.
RELATO DE EXPERIÊNCIA Projeto de Informatização da Política Municipal de Assistência Social do Município de Schroeder - SC.
REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA OS FÓRUNS REGIONAIS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Auditório da Anvisa Brasília16/05/2008 O PDVISA Um breve resgate de seus propósitos,
Política de Incentivo para as DST/AIDS no Brasil
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
A IMPORTÂNCIA DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS DST/AIDS MONTEIRO JR, Cláudio Celso, GONÇALVES, Dreyf A., MARQUES, Patrícia,
Programa de Controle da Hanseníase
TRANSFERÊNCIA FUNDO-A-FUNDO
PESQUISA ATRIBUIÇÕES DO PESSOAL DE NÍVEL MÉDIO QUE ATUA NA ÁREA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, AMBIENTAL E SANITÁRIA Ministério da Saúde Estação de Pesquisa.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
Atenção básica e ouvidorias: alianças para o fortalecimento mútuo ELTON VIEIRA Analista Técnico de Políticas Sociais CGSNO/DOGES/SGEP/MS Referência Técnica.
AÇÕES DE PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA AS DST/AIDS PARA POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE (PPL) Programa Estadual de DST/AIDS/SP.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
ANEXO 1 DO RELATÓRIO DETALHADO QUADRIMESTRAL - RDQ Relatório Consolidado do Resultado da Execução Orçamentária e Financeira do 2º Quadrimestre de 2015.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
Transcrição da apresentação:

Monitoramento Online das ações de Prevenção das DST/AIDS e assistência às DST na Rede de Atenção Básica do Estado de São Paulo Paula de Oliveira e Sousa

Monitoramento Online das ações de prevenção das DST/AIDS e assistência às DST. Essa metodologia já foi realizada com 559 municípios do estado de São Paulo Sendo 526 estão no monitoramento on line 33 no convencional e em fase de implantação do on line

Metodologia Aplicação do questionário em 100% das unidades básicas do município a ser monitorado com o consentimento do coordenador de Atenção Básica A discussão deve ser mobilizada pelos dados apresentados, mas o mais rico é dar oportunidade para as pessoas colocarem suas reflexões sobre o dado e a partir disso trabalhar as informações e tirar encaminhamentos

Devolutiva dos dados Diagnóstico feito a partir da discussão. Deve sair com as ações que a serem realizadas para melhoria da descentralização das ações de DST/AIDS na Rede Básica No intervalo de um ano e meio reaplica-se o questionário e faz nova devolutiva comparando os dados e traçando novo planejamento

Devolutiva dos dados DEVEM ESTAR PRESENTES: PARA O BOM ANDAMENTO DO TRABALHO É IMPRESCINDÍVEL A PRESENÇA DAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS ABAIXO CITADAS PARA A DEVOLUTIVA : - SECRETÁRIO MUNICIPAL DA SAÚDE; - INTERLOCUTOR(A) DO PROGRAMA DST/AIDS DA GVE; - COORDENADOR(A) DO PROGRAMA MUNICIPAL DE DST/AIDS; - GERENTES / RESPONSÁVEIS PELAS UNIDADES; - ENFERMEIROS DAS UNIDADES; - AUX. DE ENFERMAGEM DAS UNIDADES; - MÉDICOS DAS UNIDADES; - VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DO MUNICÍPIO; - VIGILÂNCIA SANITÁRIA; - ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA; - LABORATÓRIO; - REPRESENTANTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE; - REPRESENTANTES DE ONG/AIDS DO MUNICÍPIO; - COORDENADORES DOS DIVERSOS PROGRAMAS DO MUNICÍPIO; - REPRESENTANTES DA (AS)MATERNIDADE(ES).

Devolutiva dos dados Desta reunião é feito um relatório onde consta os dados do município, a discussão realizada, os encaminhamentos e as recomendações do Estado para cada eixo temático.

Obrigada! Paula de Oliveira e Sousa