PSICOPATIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÍNDROME DE DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL
Advertisements

Filosofia grega Ethos : morada do homem.
NEUROSES E PSICOSES: DIFERENTENÇAS FUNDAMENTAIS
Ética. Conceitos e definições. Prof Betty Menzl, MPH
Transtorno de Personalidade e Uso de Drogas
Transtornos de personalidade e criminalidade: Serial Killers
Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Fatores de Risco e Proteção Para Problemas com Álcool e outras Drogas em Adolescentes e Adultos Jovens: Implicações na Prevenção do Abuso de Substâncias.
SEMIOLOGIA Ciência dos signos.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Classificação dos Transtornos Mentais
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
Transtornos da Personalidade
Paulo Vaz VII Congresso Brasileiro deBioética
ESQUIZOFRENIA Enf. Silvia Rodrigues.
O pensamento principal de quem escolhe a Educação como Profissão...
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Introdução ao conceito de ÉTICA
Personalidade Anti-social
O comportamento normal e o anormal
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS
PSICOPATIA.
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
PERSONALIDADE.
Eutanásia.
Transtorno ou doença mental
Lorena Nogueira de Castro Patrícia Helena Gonsalves de Andrade
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA.  A base do aprendizado da criança é a sociointeração. Quando ela é exposta em contato com outras crianças,
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇAO A DISTÂNCIA. Quais são os principais transtornos afetivos?  Na tríade família, escola e sociedade, o ser em desenvolvimento.
Doença Mental Definição Médica
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
A PSIQUIATRIA COMO ESPECIALIDADE MÉDICA
Heloine Pereira Grazi Corcine Joana Ribeiro Mario
TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE BORDERLINE: UMA VISÃO PSICANALÍTICA
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Criminologia Exame criminologico.
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
A ESTRUTURA DA PERSONALIDADE
AULA 1 – CONCEITOS EM SAÚDE MENTAL
TREINAMENTO DESPORTIVO
Transtornos de Personalidade
Saúde do Idoso Educação em saúde.
DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAM) (80h)
A dicotomia entre saúde e saúde mental
Psicopatia na adolescência.
TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
Psicologia Jurídica no Brasil
SEGUNDO SUAS PRÓPRIAS QUEIXAS
Miguel Rocha nº 22 Fábio Silva nº 11José Fernandes nº 17 Escola Secundária Caldas das Taipas.
PSICOPATOLOGIA BÁSICA
Critérios de normalidade em Psicopatologia.
Modelos da prática Psiquiátrica e de Saúde Mental
ADMINISTRAÇÃO DE RISCOS
ESQUIZOFRENIA.
Psicologia Revisão para prova 2º Bimestre. Questão 1 Transtornos mentais, também chamados de transtornos psiquiátricos ou psicológicos, produzem alterações.
Saúde mental.
HISTÓRIA DA PSICOPATOLOGIA
Poder patriarcal: sociedades dominadas por homens são estruturadas na hierarquia e violência de homens sobre mulheres e também sobre outros homens e.
Ética.
O desenvolvimento do adulto
Ética.
Os principais campos e tipos da psicopatologia.
Ativação, ansiedade e estresse
ANATOMIA Esquizofrenia BRUNO ,CRISLENE,ELVIS,GILBERTO,MÔNICA.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Direito Disciplina: Psicologia Forense Profa. Dra. Maria de Fatima Franco dos Santos Perícias.
Transcrição da apresentação:

PSICOPATIA

A palavra psicopatia, etimologicamente, vem do grego psyché, alma, e pathos, enfermidade. O conceito de psicopatia não é consenso entre os especialistas, entretanto, apesar das inúmeras definições diversificadas, acorda-se que a psicopatia é um transtorno da personalidade e não, uma doença mental.

O transtorno da personalidade. [ O transtorno da personalidade [...] exige a constatação de um padrão permanente de experiência interna e de comportamento que se afasta das expectativas da cultura do sujeito, manifestando-se nas áreas cognoscitiva, afetiva, da atividade interpessoal, ou dos impulsos, referido padrão persistente é inflexível, desadaptativo, exibe longa duração de início precoce (adolescência ou início da idade adulta) e ocasiona um mal-estar ou deteriorização funcional em amplas gamas de situações pessoais e sociais do indivíduo. (GOMES; GARCÍA-PABLOS DE MOLINA, 2008, p. 284)

Características A psicopatia apresenta níveis variados de gravidade: leve, moderado e grave, o que faz com que as características do transtorno sejam percebidas de formas variadas, ou seja, nem todos os psicopatas apresentam as mesmas características em número e grau iguais. Alguns podem tender para o cometimento de crimes contra o patrimônio, como o furto e o dano, enquanto outros realizam crimes contra a pessoa, a exemplo do homicídio e dos maus-tratos.

Características Frieza Insensibilidade Capacidade de manipulação Perversidade Aversão as normas sociais Impiedade Imoralidade Desprovidos de sentimentos de culpa, piedade e remorso

Características “Em casos extremos, os psicopatas matam a sangue frio, com requinte de crueldade, sem medo e sem arrependimento”.(mentes perigosas, o psicopata mora ao lado).   A psicopatia pode ser dividida por grau de severidade, sendo leve, moderado e severo.

Psicopatia e Doenças Mentais A psicopatia é um transtorno comportamental e não uma doença mental.

Psicopatia e Doenças Mentais Para a Psiquiatria Ana Beatriz Barbosa Silva, a psicopatia não é uma enfermidade mental, porque o psicopata não sofre alucinações e delírios, não apresenta manifestações neuróticas nem desorientações quanto ao tempo, ao lugar e às pessoas e não tem intenso sofrimento mental, como ansiedade, depressão ou pânico, características de enfermos mentais.

Considerações Finais A psicopatia é um transtorno de personalidade e não, uma enfermidade psíquica. A psicopatia tem particular interesse para a Criminologia, tendo em vista que portadores desse transtorno, pelo fato de serem isentos de empatia e de não aceitarem qualquer ética moral, cultural, familiar, social ou legal, possuem inclinação intrínseca para o cometimento de infrações penais.

Considerações Finais Estudiosos consideram, através de inúmeras pesquisas, tanto experimentais, quanto teóricas, que a psicopatia possui um correlato fisiológico (déficit funcional do sistema límbico) e um social (falhas na educação moral e ética e no processo de socialização).

Considerações Finais Por serem indivíduos instáveis e pelo fato de não sentirem inibição de origem emocional, são propensos a reincidirem em atos criminosos, fatos que devem ser considerados no momento de conceder liberdade condicional ou redução de pena a um criminosos psicopata.

Considerações Finais A construção de uma sociedade solidária e livre de violência passa pela proteção às pessoas em terem o direito de não conviverem com criminosos dissimulados e insensíveis.

Bibliografia SILVA,Ana Beatriz Barbosa, Mentes Perigosas - O psicopata mora ao lado,ed.1, editora Fontamar. http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,o-perfil-do-criminoso-psicopata,32921.html acessado em 14/05/2013.