AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Psicologia e práticas educativas.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
Matemática para todos Educação Básica
Enquanto isto na roça....
PSICOLOGIA.
I- Concepção de Educação
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Conclusões da Terceira Parte
Conclusões da Terceira Parte
CLAREANDO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Pederneiras- São Paulo
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker
Teoria Psicogenética de Piaget
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES DO VI CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE MAGISTRADOS DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 3A REGIÃO PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DA FORMAÇÃO.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Questões introdutórias
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
História nas atuais propostas curriculares
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
...em 1988, a Associação de Psicopedagogia de São Paulo passou a se chamar Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Ela tornou-se uma entidade de.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Universidade de Caxias do Sul Orientadora: Andréa Schlindwein Steffen
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Psicologia, Infância e Educação
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Aprendizagem da matemática
PROJETOS Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim. É conduzido por.
Transcrição da apresentação:

AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA

“ Falar da aprendizagem da matemática é falar de um debate e de tendências resultantes, ao longo do tempo, das afinidades entre o ensino da matemática e mudanças verificadas nas teorias psicológicas. Essas mudanças têm se constituído em base de sustentação para concepções de aprendizagens e orientações de estudo.”

A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A atenção dada à matemática ao longo do tempo não tem seguido uma orientação única devido à ambigüidade que tem caracterizado a natureza do trabalho com crianças dessa faixa etária. As práticas educacionais dependem do olhar que se tem sobre a criança. Se é um sujeito ativo ou passivo em relação ao mundo que a rodeia.

COMO A MATEMÁTICA SE APRESENTA: NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA VIDA DA CRIANÇA

Ensino e aprendizagem da matemática: crenças e mitos REPETIÇÃO OU TREINO: Seqüência linear Encadeamento dos conteúdos Propostas fragmentadas – a cada momento um conhecimento específico

Ensino e aprendizagem da matemática: crenças e mitos DO CONCRETO PARA O ABSTRATO Opõe a ação física à mental (momentos dissociados). Na realidade, a distinção em questão não existe do ponto de vista do sujeito, pois toda ação física supõe uma ação intelectual. O reconhecimento da ação no seu duplo sentido permite compreender a aprendizagem como um processo em que essas duas dimensões intervêm de forma concomitante e relacionada.

Ensino e aprendizagem da matemática: crenças e mitos ATIVIDADES PRÉ NUMÉRICAS Surge como interpretação das pesquisas psicogenéticas - trabalho voltado para o desenvolvimento de estruturas do pensamento lógico-matemático Transformou as operações lógicas (ordenação, classificação) e as provas piagetianas em conteúdos escolares.

Ensino e aprendizagem da matemática: novos paradigmas Como sujeitos sociais, as crianças chegam à escola com vários conhecimentos oriundos de suas vivências culturais. Estes devem ser os pontos de partida para novas aprendizagens.

Ensino e aprendizagem da matemática: novos paradigmas As Atividades Pré-numéricas, como classificação e seriação, que antes eram tratadas como conteúdos a serem trabalhados, hoje, graças às contribuições teóricas, não são mais tratados como conteúdos específicos da matemática, e sim como capacidades cognitivas essenciais para o desenvolvimento do pensamento humano em todas as áreas de conhecimento.

Ensino e aprendizagem da matemática: novos paradigmas As aprendizagens não se dão de forma linear, nem passo a passo; mas sim de forma dinâmica. Isso significa que não é necessário ensinar números estabelecendo uma ordem rígida, mas pode-se partir daqueles que tem mais significado para a criança. Por exemplo, é no contato real com os números que elas vão se apropriando gradativamente deste conhecimento. (Leitura do Módulo IV – Unid. 8 – pag. 29)

Ensino e aprendizagem da matemática: novos paradigmas O ensino da matemática na escola deve se aproximar das práticas sociais, ou seja, estar sintonizado com a matemática da forma como ela se apresenta na vida da criança ou no mundo. Como um elemento da cultura.