SEPARADORES CRIAM UM MÉTODO PARA SEPARAR OS MATERIAIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Viscosidade dos Líquidos
Advertisements

TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E FÍSICAS
Misturas e Soluções.
Reaproveitando alimentos, principalmente as cascas.
Monstrinhos Irresistíveis
Aprende com a água e descobre o poder que há em ti!!!
É batata ou maçã? Material uma batata uma maçã taça com água faca
Preparações fitofarmacológicas
Propriedades Coligativas.
TEMPERATURA E CALOR Prof. Hebert Monteiro.
A água.
PARTE 2.
Método Científico das Ciências da Natureza
Rita de Cássia Perini Teixeira Costa
JOGO MAU-MAU Por Munir Chain
MINISTÉRIO da DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex - DEPA COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA.
(conceitos fundamentais, classificação, purificação)
…a partir de óleo de fritura usado.
Alô, galera! Podemos dizer que a Geografia é a ciência que estuda as relações dos homens entre si, ou seja, as relações sociais, culturais, políticas.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Propriedades Coligativas São mudanças que ocorrem no comportamento de um líquido. São mudanças que ocorrem no comportamento.
Indicadores Ácido- Base
Dispersões È a união de duas ou mais espécies químicas
AULA 03 – Características do ar
A Água Foi este líquido incolor, inodoro e sem
Desenvolvimento Sustentável
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
Atividades de Laboratório
Aula prática 1 TERRÁRIO.
Calor e TEMPERATURA.
Trabalho elaborado por: Cláudia Santos nº6 Raquel Castro nº15
Mudanças de Estado Físico da Matéria
Molho de Iogurte com Hortelã
Atividades de Laboratório
EXPERIÊNCIAS COM A ÁGUA
Temperatura Escalas termométricas Mapa conceitual – Planejamento da Unidade de Ensino Processos de variação de temperatura Capacidade térmica Calor específico.
Propriedades gerais da Matéria
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO Pedagogia de Projetos COLÉGIO NACIONAL
Água e Saúde Profª Lilian Larroca.
Dilatação Térmica.
Pudim de Morango com Gengibre
Propriedades gerais da Matéria
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Berinjela em Conserva - ½Kg de Berinjela refogada no azeite - 1 Cebola picada - 3 Tomates picados s/ pele e s/ sementes - ½Kg de Pimentão vermelho refogado.
Soluções.
Como gelar a cerveja rapidamente
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
Armadilha ecológica para MOSQUITOS
Marinadas Observações:
Propriedades Coligativas
Química – mudanças de estados de agregação da matéria
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Apresentações Electrónicas do Processamento de Imagem à Apresentação Pedagógica Formadores Daniel Peixoto José António Rego Rigoberto Correia Oficina.
A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS
Aula: Processos de separação de misturas.
REVISÃO – AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS
REVISÃO – AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS 6º Ano AB
Texto prescritivo Receita.
Termometria Conceito de temperatura
Termometria Temperatura
EXPRESSANDO A CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS
Fermentação Láctica Produção de Queijo.
BOLO DE CHOCOLATE COM PUDIM DE LEITE EM BANHO-MARIA
ÁGUA SOLVENTE UNIVERSAL
Receitas Hambúrguer Bolacha Macarrão Rapadura Risolis.
Química na Cozinha: Reações Químicas.
Universidade Júnior - Oficinas de Verão Faculdade de Ciências - Química Magia sem truques – basta ser químico!
SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
Ciências Físico-Químicas - 7º ano M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza Propriedades físicas e químicas das substâncias.
Autoras: Karoline dos Santos Tarnowski Anne Gabrielle Meirinho Nadine Inacio Desentupindo Pias Quimicamente quimicaempratica.wordpress.com.
Transcrição da apresentação:

SEPARADORES CRIAM UM MÉTODO PARA SEPARAR OS MATERIAIS. 3 CORREM GRUPOS DE 5 ALUNOS 2 SEPARAM MATERIAIS DURANTE 5 MIN OS CORREDORES BUSCAM OBJETOS NO PÁTIO DA ESCOLA E TRAZEM PARA OS SEPARADORES SEPARADORES CRIAM UM MÉTODO PARA SEPARAR OS MATERIAIS. CORRENDO ATRÁS DA QUÍMICA AO FINAL DOS 5 MIN PREPARAM UMA EXPLICAÇÃO PARA A FORMA DE SEPARAR E A POSSÍVEL RELAÇÃO DOS PRODUTOS COM A QUÍMICA. EXPOSIÇÃO DO MATERIAL FOCANDO EM: QUE CARACTERÍSTICAS UTILIZARAM PARA SEPARAR OS MATERIAIS. QUE RELAÇÃO CADA MATERIAL POSSUI COM A QUÍMICA.

MAIOR QUANTIDADE DE GRUPOS DE OBJETOS DIFERENTES GRUPO VENCEDOR MAIOR QUANTIDADE DE GRUPOS DE OBJETOS DIFERENTES MELHOR EXPLICAÇÃO PARA O MÉTODO DE SEPARAÇÃO E PARA AS RELAÇÕES COM A QUÍMICA 2 PONTOS NO SOMATÓRIO

Experimento: transformação química Material: água, vinagre (vinho branco), bicarbonato de sódio, sal de cozinha, 2 copos de vidro. Procedimento: Separar dois copos de vidro (transparente): No copo 1, colocar água e acrescentar uma pitada de sal, aos poucos. Observar o que acontece. No copo 2, colocar o vinagre e acrescentar uma pitada de bicarbonato de sódio, aos poucos. Observar o que acontece. Comparar os resultados dos dois procedimentos. Em qual dos copos há maior possibilidade de ter ocorrido uma transformação química?

Experimento sobre o abaixamento do ponto de fusão da água por ação do sal de cozinha. Experimento - mudança de estado físico. Material: tubo de vidro ou um recipiente pequeno e transparente, bacia pequena, água, gelo e sal de cozinha. Procedimento: Colocar o gelo na bacia e acrescentar sal. Acrescentar uma pequena quantidade de água no tubo de vidro e colocá-lo dentro da bacia, de modo que a água em seu interior possa ser resfriada pelo gelo. Procurar apoiar o tubo de vidro, para que o líquido não seja derramado. Deixar o sistema em repouso por um período de 15 a 20 min. observar a solidificação da água no interior do tubo. Fazer o mesmo sem o sal. Os resultados são iguais?

Água Salgada Congela?   Do que você precisa: Duas vasilhas pequenas e iguais - pode ser o fundo de uma garrafa cortada Água 1 colher de sopa de sal congelador  Como fazer: 1. Coloque a mesma quantidade de água nas duas vasilhas. Você pode usar duas garrafas de água mineral, de meio litro, cortadas a cerca de  de 7 centímetros do fundo. Antes de colocar a água, não se esqueça de marcar cada uma das vasilhas. 2. Adicione 2 colheres de sobremesa de sal em uma das vasilhas. mexendo bem para dissolver o sal. 3. Coloque no congelador e espere algum tempo. Se você não encher muito as vasilhas, o processo será mais rápido. Depois de mais ou menos meia hora, olhe como estão as duas amostras.  As duas congelaram? Anote como está a aparência de cada uma dessas soluções. Jogue um pouco de sal na vasilha de água sem sal e veja o que acontece. Coloque um pouco de água num saquinho de plástico e mergulhe dentro da vasilha com água e sal. Aguarde alguns minutos e veja o que aconteceu.

O que está acontecendo? Você pode esperar até o dia seguinte e ver se a água com sal congelou. Você vai ver que não congela! Pelo menos, não no congelador de sua casa. Quando a água congela, ela forma uma estrutura bem organizada de um cristal, chamada de estrutura cristalina. O sal dissolvido na água não se encaixa bem nesse cristal, dificultando sua formação. Para a água com sal congelar, a temperatura precisa ser bem menor que a temperatura de fusão da água pura que é de zero graus Celsius (0 oC). Isso foi descoberto por Farenheit que fez uma escala de temperatura considerando a mais baixa a que encontrou num banho de água, gelo e sal. Ele viu que a temperatura necessária para congelar essa mistura era de -32 oC, bem menor que da água pura. Esse efeito do sal em diminuir a temperatura de congelamento da água é usado nos países onde costuma nevar. As pessoas jogam o sal nas ruas e calçadas para derreter o gelo e evitar acidentes. Quando você colocou o saquinho com água dentro do seu copinho com água e sal gelados, a água de dentro do saquinho congelou.  Isso porque a água com sal está bem mais fria que a água pura. Se você conseguir gelo picado, pode tentar fazer essa experiência com um pouco de gelo puro e um pouco com sal. Só vai conseguir congelar a água do saquinho na mistura de gelo e água em que a temperatura está abaixo de zero graus Celsius. A água dos rios e dos mares congelam em temperaturas diferentes. Agora você sabe que para congelar a água do mar, é preciso temperaturas bem mais baixas que para congelar lagos e rios.