ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Camille Monet e a Criança
Advertisements

INTRODUÇÃO À ECONOMIA.
CONCEITOS PRELIMINARES
Economia e Gestão Financeira
OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS
Dez Princípios de Economia
ECONOMIA INTRODUÇÃO.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA A CIRCULAÇÃO NUMA ECONOMIA DE MERCADO CANO, Wilson. Introdução à Economia: uma abordagem crítica. 2 ed. São Paulo: UNESP, p.
Disciplina : Introdução a Economia (2) Professor Ms Regis Ximenes
MACROECONOMIA AULA 1.
Fundamentos de Economia
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque SESSÃO 10 – CONCEITOS ECONÔMICOS 14 de outubro de 2008.
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
Economia e Mercado 3ª AULA.
DISCIPLINA: ECONOMIA E GESTÃO
ECONOMIA EMPRESARIAL.
INTRODUÇÃO Definições de Economia
Pensando como um Economista
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
CONTEÚDO: Definição e objeto da economia
O Modelo da Procura e Oferta
Alguns Problemas Econômicos:
Economia e Mercado 1ª AULA.
Economia POLÍTICA Unidade 01
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Microeconomia AULA 3 Profª Karine R. de Souza.
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
Microeconomia Aula 1 Prof. André Nascimento
Microeconomia – aula 4 Microeconomia para Administração
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Apresentação da Disciplina Programa
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO A Escassez: O Problema Econômico
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
TIPOS DE BENS e SERVIÇOS
Introdução a Microeconomia
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS MERCADO: PROBLEMAS ECONÔMICOS Prof.. José Stênio Sousa.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
GABARITANDO Economia Política Aula 1.
Noções gerais de Economia
Fundamentos de economia
Introdução à Economia A CIÊNCIA ECONÓMICA “Ciência da administração dos recursos raros.” Barre, R. (1969) “Ciência que estuda o comportamento humano em.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
A importância da Educação no panorama econômico mundial.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
FUNDAMENTOS NEOCLÁSSICOS PARA A LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
Sistema Econômico / Organização Econômica
UNIDADE I- FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Conceito de Economia A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Do confronto entre as necessidades ilimitadas e a limitação de recursos.
Assuntos preliminares
Agregados macroeconômicos: introdução à contabilidade social
Professor Marcio Fadiga
Economia e Análise de Mercado
SISTEMA CAPITALISTA X SISTEMA SOCIALISTA
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
Prof. Me. Sidinei Silvério da Silva
Economia II Profª Luana Abreu
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
Economia Conceitos Básicos.
I NTRODUÇÃO À E CONOMIA QUESTÕES-CHAVE DA ECONOMIA CARLOS HENRIQUE LEITE BORGES.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
ECONOMIA Prof. Renato Torquato. Para que estudar Economia?
Economia Fauzi T Jorge FOCO: ORIGEM, CONCEITOS FUNDAMENTAIS, PROBLEMAS E TEMAS RELEVANTES DA ECONOMIA – PARTE I.
TIPOS DE SOCIEDADES, CONCEITO DE TECNICA COMERCIAL E MARKETING
Objetivo da Firma A teoria do consumidor busca compreender como o indivíduo forma a demanda, tanto individual quanto total, e como consegue maximizar a.
O PROBLEMA DA ESCASSEZ Necessidades humanas X Recursos produtivos
Transcrição da apresentação:

ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA INTRODUÇÃO À ECONOMIA ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA CARLOSHENRIQUELEITEBORGES

A ECONOMIA COMO CIÊNCIA 1.4 Definição “ A Economia é o estudo das condições materiais da vida em sociedade e dos motivos que levam os homens a ações que têm conseqüências econômicas.” ( Marshall, Alfred); “ A Economia é a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.” (Robbins, Lionel); “ Economia é uma ciência social que estuda a administração dos recursos escassos entre usos alternativos e fins competitivos.” (Samuelson, Paul)

1.3 Objeto de estudo da Economia Necessidades individuais e coletivas Consumo de Bens e serviços Combinação dos fatores de produção

1 A ECONOMIA COMO CIÊNCIA UNIDADE I 1 A ECONOMIA COMO CIÊNCIA 1.6 compartimentos e desdobramentos da Ciência econômica ECONOMIA POSITIVA: se preocupa coma realidade “como ela é”, procurando determinar os mecanismos que levam os indivíduos a cumprir seu propósito de produzir bens e serviços para o consumo da sociedade. Explica os fatos da sociedade; Não envolve juízo de valor; Afirmação positiva: “A fixação do salário mínimo acima de certo nível levará as firmas a demitir trabalhadores”. Essa é uma afirmativa de fato, cuja veracidade poderá, em princípio, ser verificada; não se trata de uma opinião.

ECONOMIA NORMATIVA: se preocupa como a realidade “deveria ser”. Representa uma análise que contém explícita ou implicitamente, um juízo de valor sobre alguma medida econômica. Afirmação normativa: “A fixação do salário mínimo deve ter como objetivo assegurar ao trabalhador e sua família um nível de vida adequado”; ou “A fixação do salário mínimo deve ter como objetivo maximizar o nível de emprego de trabalhadores não-qualificados”

COMPARTIMENTOS E DESDOBRAMENTOS DA ECONOMIA

INTRODUÇÃO À ECONOMIA II UNIDADE 2 ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA 2.2 SISTEMAS ECONÔMICOS CONTEMPORÃNEOS Pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. 2.2.1 Os elementos básicos de um sistema econômico são:

INTRODUÇÃO À ECONOMIA II UNIDADE 2 ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA 2.2.2 SISTEMAS ECONÔMICOS (ORDENAMENTO INSTITUCIONAL) Os sistemas econômicos podem ser classificados em: Sistema capitalista, ou economia de mercado: é aquele regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. Sistema socialista ou economia centralizada: ou ainda economia planificada, é aquele em que as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade pública dos fatores de produção. Sistemas mistos: as forças de mercado coexistem com mecanismos específicos de comando e regulação, exercidos pela autoridade pública.

INTRODUÇÃO À ECONOMIA II UNIDADE 2 ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA 2.1.4 Mercado de recursos de produção e de bens de serviços Fatores de Produção: São constituídas pelos recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia. Esses elementos são responsáveis, quando combinados, pela produção econômica. Trabalho: é a contribuição do ser - humano, na produção, em forma de atividade física ou mental; Capital: é o conjunto de equipamentos, ferramentas e máquinas, produzidos pelo homem, que não se destinam à satisfação das necessidades através do consumo, mas concorrem para a produção de bens e de serviços, aumentando a eficiência do trabalho humano; Recursos naturais: são elementos da natureza utilizados pelo homem com a finalidade de criar bens. Tecnologia: conjunto de conhecimentos e habilidades que dão sustentação ao processo de produção. Empresariedade: fator mobilizador dos fatores de produção.

INTRODUÇÃO À ECONOMIA II UNIDADE 2 ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA 2.1.5 SETORES ECONÔMICOS Setor Primário: constituído pelas unidades produtoras que utilizam intensamente os recursos naturais e não introduzem transformações substanciais em seus produtos. (atividades agrícolas, pecuárias, extrativas). Setor Secundário: constituído pelas unidades produtoras dedicadas às atividades industriais, através das quais os bens são transformados. Caracteriza-se pela intensa utilização do fator de produção capital, sob a forma de máquinas e equipamentos. Setor Terciário: diferencia-se pelo fato de seu produto não ser tangível, embora de grande importância no sistema econômico. Composto pelas unidades produtoras que prestam serviços.

INTRODUÇÃO À ECONOMIA II UNIDADE 2 ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA 2.1.6 CLASSIFICAÇÃO DOS BENS ECONÔMICOS Bens de Capital: são aqueles utilizados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo. Exemplo: Máquinas, Equipamentos e Instalações. Bens de Consumo: destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. De acordo com sua durabilidade, podem ser classificados como: duráveis (geladeiras, fogões,automóveis) não-duráveis (alimentos) Bens Intermediários: são aqueles que são transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo de produtivo (insumos, matérias-primas e componentes).

INTRODUÇÃO À ECONOMIA II UNIDADE 2 ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA 2.1.6 CLASSIFICAÇÃO DOS BENS ECONÔMICOS

1 A ECONOMIA COMO CIÊNCIA UNIDADE I 1 A ECONOMIA COMO CIÊNCIA 1.8 Problemas econômicos Os Problemas Econômicos Fundamentais Da escassez dos recursos ou dos fatores de produção, associa-se às necessidades ilimitadas do homem, originando problemas econômicos fundamentais: O quê e quanto produzir: Dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, quais produtos serão produzidos e em que quantidades. Como produzir: A sociedade terá de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente. Para quem produzir: A sociedade terá também que decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção (demanda, oferta, determinação de salários, das rendas das terras, dos juros etc).

INTRODUÇÃO À ECONOMIA 2.1 ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA 2.1.1 Funcionamento do modelo simplificado: fluxo real e monetário Fluxo real da Economia

Fluxo monetário da Economia INTRODUÇÃO À ECONOMIA 2 ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA 2.1.2 Funcionamento do modelo simplificado: fluxo real e monetário Fluxo monetário da Economia

Fluxo circular da renda INTRODUÇÃO À ECONOMIA 2 ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA 2.1.3 Funcionamento do modelo simplificado: fluxo real e monetário Fluxo circular da renda

EFICIÊNCIA x EQÜIDADE Entende-se por eficiência a propriedade que a sociedade tem de obter o máximo benefício possível a partir de seus recursos escassos; Eqüidade é a propriedade de distribuir a prosperidade econômica entre os membros da sociedade.