POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS 1.

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POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS 1

ENSINO RELIGIOSO Taxas e Contribuições Conteúdo Estruturante: Paisagem Religiosa, Universo Simbólico Religioso e Texto Sagrado Conteúdo Básico: Organizações Religiosas Conteúdo Específico: Dízimo – Taxa ou Contribuição 2

Encaminhamento Metodológico Dentro das possibilidades, encaminhar os alunos para um local aberto, onde possam realizar o jogo do passa ou repassa formando um círculo. Se não for possível realizar o jogo com cada aluno em pé ao lado da sua carteira. (ver instruções do jogo) 3

Passa ou Repassa: 1 – O grupo dispõe-se em circulo de pé. 2 – O professor inicia com um movimento (exemplo: bate o pé direito) que “passa” à pessoa a direita. Este repete o e repassa ao seguinte até que todos repitam o movimento; 3 – O último repassa ao professor, que acrescenta outro movimento (exemplo: bate o pé direito e mexe com os ombros). Repete o processo anterior, ou seja, todos repassam os movimentos ao participante seguinte. 4 – Os participantes que errarem saem do jogo e colaboram na fiscalização. 5 – O jogo prossegue até com três participantes (embora este critério possa ser definido pelo grupo) 6 – Comentários sobre a experiência. 4

O importante é mostrar que a colaboração de todos No jogo é interessante que ao invés de ser o professor a inserir o movimento, que cada participante insira um novo movimento. O importante é mostrar que a colaboração de todos gera um todo, no caso, um grupo de movimentos. O professor vai fazer uma ligação disso com o valor da colaboração. O jogo só é usado para motivar os alunos. 5

Na sequência explicar a importância da contribuição de todos para a formação de um todo, ou bem maior. Realizar a transcrição de texto explicativo no quadro ou em folhas avulsas, explicitando a questão repasse de valores nas principais religiões ou denominações religiosas. (esse texto tem que contemplar a questão da colaboração nas principais religiões e denominações religiosas) 6

Dentro do universo religioso explicitar se esse repasse se trata como taxa ou contribuição. 7

Referências Brasil.Ministério da Fazenda.Escola de Administração Fazendária. Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF - (Série Educação Fiscal. Cadernos 1, 2, 3 e 4) PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Disciplinares, 2008.

“Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade” (Raul Seixas)

Édna Antoniassi Técnico-Pedagógica NRE Apucarana