INTRODUÇÃO A interdisciplinaridade na atividade de Monitoria concilia os conceitos pertencentes aos componentes curriculares da Farmacologia em âmbito.

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Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO A interdisciplinaridade na atividade de Monitoria concilia os conceitos pertencentes aos componentes curriculares da Farmacologia em âmbito teórico-prático, a fim de proporcionar um melhor desempenho das atividades de ensino do conjunto de disciplinas de Farmacologia, que venha promover melhoria na realização destas disciplinas. Desta forma, contribuindo para um melhor entendimento por parte do aluno da complexidade da interação de substancias química (fármacos) com organismo vivo, além de estimular no monitor a iniciação à docência, bem como na iniciação da pesquisa e atividades de extensão. O objetivo deste trabalho é pois relatar a experiência vivenciada pelos monitores do projeto “A MONITORIA COMO ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DE MELHORIAS NA QUALIDADE DO ENSINO DA FARMACOLOGIA”. D1SCUSSÃO Desde 2006 a Farmacologia conta com a participação de monitores que tem desempenhado um papel de destaque para a plena realização das aulas práticas, plantão de dúvidas, reuniões pedagógicas contribuindo para a iniciação a docência dos mesmos. O desenvolvimento do projeto de monitoria da Farmacologia apresenta muitos aspectos positivos, dentre os quais destacamos: 1- Contribuir com o processo de aprendizagem dos alunos, já que o monitor é uma ferramenta importante durante a realização das aulas práticas. 2- Participação efetiva no grupo de estudo da Farmacologia. 3- Os monitores estabeleceram um canal de comunicação entre alunos e docentes SOUSA, Francielsa da Costa* DANTAS, Almira Gabriela de Araújo* MEDEIROS, Daniel Luiz* TEIXEIRA, Hudson Godeiro de Araújo* MELO, Polyanne Nunes* DANTAS, Raquel Adriano ARAÚJO, Gabriela Monteiro* GUERRA, Gerlane C. B.** METODOLOGIA Estimular o monitor ao desenvolvimento das atividades das disciplinas através de um treinamento especializado para as atividades práticas e orientação na busca do conhecimento científico e relação ético- profissional; Estimular a participação do monitor nas atividades de docência, através da organização e preparação de material didático, levantamento bibliográfico e planejamento de atividades; Promoção de relacionamento profissional e acadêmico entre o monitor, os docentes e alunos; Despertar no monitor a habilidade de aperfeiçoar pontos positivos no desenvolvimento da prática docente; Estimular os monitores a adotar linguagens e procedimentos técnicos adequados à área. Realização de plantões de dúvidas.Os monitores acompanham as seguintes práticas:  Vias de administração (Tiopental Sódico);  Analgesia em placa quente (Meperidina);  Movimentação em campo aberto (Anfetamina, Haloperidol);  Bioética e manuseio de materiais de experimentação. RESULTADOS FINAIS Num curto intervalo de tempo, já é possível observar uma melhoria na assistência às aulas práticas, sendo evidenciada pelo acompanhamento constante dos alunos na execução das atividades, tais como: preparação do material a ser utilizado durante a prática, administração do fármaco, análise dos efeitos desejados, construção de gráficos e tabelas, além da discussão dos resultados e esclarecimentos das dúvidas. Sendo esperado, portanto, um gradativo crescimento da interação docente-discente, assim como um maior aproveitamento dos conteúdos ministrados e das aulas práticas. * Monitores da disciplina de farmacologia da UFRN. ** Docente e coordenadora do projeto “Melhoria sno Ensino da Farmacologia”.