A Importância da Prática no Ensino: A Opinião dos Alunos de Administração de uma Instituição de Ensino Superior. Autores: Tobias Coutinho Parente, Augusto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Breve histórico A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES : “Tocando em frente, fortalecendo compromissos”; Esteve ligada às comissões.
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Sumário – Metodologia/21-06
Metodologia de Pesquisa
Práticas Administrativas
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
CONCEITOS ELEMENTARES
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
Metodologia Científica
Sérgio Elias Vieira Cury
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Sistemas de Informação
Concepções de Estatística de um grupo de professores de Matemática da Escola Básica brasileira: um estudo diagnóstico Cileda de Queiroz e Silva Coutinho.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Profº: Mesaque Silva Correia
Disciplina: Prática Profissional II
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
Práticas Investigativas
Disciplina: Prática Profissional II
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Metodologia para Elaboração de Problema.
Roteiro para elaboração de projetos de pesquisa:
Pesquisa em Comunicação
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
PLANEJAMENTO DA PESQUISA. 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição.
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Pesquisa Científica – Partes constituintes
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Disciplina: Prática Profissional II
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Nome do Aluno Nome do (s) Orientador (es) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RS FACE – ESCOLA DE NEGÓCIOS DA PUCRS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Prof.ª Chayane C. de Souza
Como elaborar um projeto de pesquisa?
PLANEJAMENTO DE ENSINO
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA
Metodologia da Pesquisa
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Trabalho de Conclusão de Curso
Finalidades da pesquisa científica
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
UNEB – Universidade do Estado da Bahia
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

A Importância da Prática no Ensino: A Opinião dos Alunos de Administração de uma Instituição de Ensino Superior. Autores: Tobias Coutinho Parente, Augusto Cézar de Aquino Cabral, Adriano Gaudio de Andrade, Gabriel Renê Maia Bonadies, Maria Naíula Monteiro Pessoa. II EnEPQ - Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 2009, Curitiba.

Introdução O objetivo desta pesquisa é identificar a relevância do Projeto Teórico-Prático da disciplina de Teoria Geral da Administração (TGA) na formação acadêmica dos alunos do curso de Administração. Definiram-se dois objetivos específicos: O primeiro foi identificar, de acordo com a percepção dos alunos, os ganhos gerados pela realização do Projeto, avaliando as qualidades desse modelo de aprendizagem; O segundo foi mapear os pontos fortes e fracos do Projeto como meio de aprendizagem de conteúdo, de metodologia e gestão, identificando se ele foi relevante para a formação do aluno;

O Projeto Teórico-Prático São dadas as primeiras instruções quanto à estrutura, o conteúdo e o processo de elaboração ao longo da primeira semana de aula; São formados grupos com até cinco membros; Conseguir acesso para a pesquisa junto a uma empresa local de médio ou grande porte, de qualquer setor econômico; Adicionalmente, são entregues aos grupos dois instrumentos de coleta de dados, um roteiro de entrevistas, e um questionário fechado, ambos com foco nas diferentes teorias que compõem a TGA; No final do semestre, são cobrados dois tipos de produções: um trabalho escrito e um artigo científico, além da produção acadêmica, é requerida uma apresentação em forma de seminário;

A prática como método de ensino Na busca de contemplar o ensino da teoria com a prática, Franco e Feitosa (2006) ressaltam que podem ser utilizadas diferentes alternativas, permitindo ao estudante ser inserido em um ambiente que lhe proporcione o conhecimento da realidade de trabalho e associação do aprendizado da sala de aula com o conhecimento organizacional. Podem ser citados, como exemplos, jogos de empresa, estágios curriculares, consultorias juniores, visitas de campo, estudos de caso, etc. Assim, Kolb, McIntyre e Rubin (1978) ressaltam que a aprendizagem não deve ser confundida com a capacidade de adquirir e recordar conceitos expostos em sala de aula, mas sim como um processo gerado a partir de experiências.

A estratégia do estudo de caso como método de ensino O método utilizado para a realização do Projeto Teórico-Prático aqui discutido é o estudo de caso. Como destacado anteriormente, o objetivo do Projeto é a realização, por parte dos alunos, de um estudo de caso, em uma organização local, possibilitando que seja evidenciado o contraste entre as teorias que compõem a TGA e a dinâmica da organização pesquisada. Segundo Bufoni (2002), a técnica do estudo de caso deve ser escolhida quando se pretende estabelecer como as teorias ocorrem nas práticas organizacionais, ou seja, no seu contexto natural.

Metodologia Pode-se classificar esta pesquisa como exploratória e descritiva, quantos aos fins, e como pesquisa bibliográfica e de campo, quanto aos meios. É exploratória, pois visa construir uma compreensão inicial sobre os aspectos do Projeto Teórico-Prático de TGA, em termos de sua relevância na formação dos alunos de administração da UFC. É descritiva, pois busca descrever de que forma o Projeto é aplicado aos alunos, como eles avaliam o Projeto sendo uma forma de ensino e como as diferentes variáveis que o compõem se inter-relacionam no processo de aprendizagem teórico-prático. Ainda quanto aos fins, a pesquisa caracteriza-se como de avaliação, pois busca avaliar o Projeto em seu contexto real, utilizando os resultados para decisões futuras que serão tomadas em relação ao Projeto.

A pesquisa é bibliográfica, pois se baseia no levantamento da literatura pertinente junto a livros, dissertações, periódicos e anais de eventos. Constitui pesquisa de campo, pois busca informações na UFC junto aos alunos do curso diurno de Administração, sendo caracterizada como survey. A pesquisa survey, segundo Malhotra (2001), é feita com interrogatórios junto aos participantes, no qual se fazem diversas perguntas sobre seus comportamentos e atitudes, no intuito de levantar suas opiniões sobre algum assunto, como neste estudo, em que se busca levantar opiniões acerca do Projeto Teórico-Prático da disciplina de TGA.

Amostra O Projeto Teórico-Prático foi realizado nas turmas de TGA de 2003 a 2008, totalizando 12 turmas de 45 alunos, o que proporciona uma estrutura de amostragem de 540 alunos. Pesquisar todos esses alunos tornou-se inviável, pois, por razoes diversas, então, foram aplicados 115 questionários, o que representa cerca de 20% da amostra total.

Análise dos resultados Somando-se os dois primeiros resultados, pode-se observar que 91% dos alunos que responderam ao questionário consideraram extremamente ou muito relevante a realização de um projeto de caráter científico para a sua formação como aluno de administração

Pode-se observar que, de acordo com a percepção dos alunos respondentes, a maioria, 75 % (alternativas “a” e “b”), acreditam que poucas ou nenhuma disciplina contribuíram tanto para se adquirir conhecimento sobre as práticas empresariais.

A expressividade das menções às disciplinas de Comportamento Organizacional e Processo Administrativo advém, em parte, do fato de que uma fração dos alunos que compõem a amostra estava ainda em início de curso (entre o segundo e quarto semestre).

Novamente, pode-se observar que a maioria das respostas vai para os aspectos da obtenção de conhecimento organizacional, com 37 %, e o aprendizado do conteúdo através da prática, com 24 %.

Na tabela, observa-se que o principal fator negativo indicado quanto ao Projeto é a falta de acompanhamento por parte do professor e dos monitores.

Considerações finais Esta pesquisa mostrou que deve se buscar formas alternativas de ensino que complementem a abordagem expositiva da sala de aula. Os estudos de caso realizados pelos alunos, como base dos projetos, além de permitirem uma inserção no mundo organizacional, revelando toda a complexidade da gestão, em vista à dinamicidade do mercado, permitem um confronto entre teoria e prática, ao mesmo tempo que servem de objeto de aprendizagem teórico-metodológico. Em síntese, a abordagem teórica-prática, utilizada no Projeto, mostrou-se bastante relevante no campo da Administração enquanto ciência social aplicada. Portanto, sugere-se que projetos de cunho prático sejam utilizados nas demais disciplinas da área administrativa, visto que os resultados obtidos nesta pesquisa podem ser alcançados em outras áreas do conhecimento, respeitando-se suas respectivas particularidades.