Contabilidade Básica Osni Moura Ribeiro 2ª Edição atualizada | 2009 |

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
02 – INFORMAÇÃO E AMBIENTE CONTÁBIL
Advertisements

Contabilidade Geral Profª. Cristina.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Larissa de Lima Trindade.
Apresentação: Benedito Antonio Pimentel
Contabilidade Pública e Governamental
SISTEMA CONTÁBIL Professor Alcides Neri Batista do Nascimento
CENTRO DE GESTÃO TÉCNICA DE PERNAMBUCO – GETEC
A profissão de contador
Professor: Pedro A. Rupel
CONCEITO DE CONTABILIDADE
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
CONTABILIDADE PÚBLICA E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
CONTABILIDADEI Escolas de pensamento contábil
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
CONTABILIDADEI Escolas de pensamento contábil
CONTABILIDADEI Estrutura Conceitual
Profº André Augusto.
Faculdade de Ciências Aplicadas - FASA Curso de Administração PLANO DE AULAS 4. Estática patrimonial 4.1 Patrimônio; conceito; aspectos quantitativos.
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
O papel de finanças e a função da administração financeira.
HISTÓRIA DA CONTABILIDADE Professora: Cristiane Fortes
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
REFLEXOS DA AUDITORIA SOBRE A RIQUEZA PATRIMONIAL:
ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS III
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE
A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
ESCRITURAÇÃO.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE *Resolução CFC 750/93
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
Disciplina: Contabilidade
Capa da Obra Conceito Conta
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
Expositor: Prof. MSc Flaviano Costa
ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?
Contabilidade Empresarial
Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior
CONTABILIDADE INTRODUTÓRA Profa: Tatiana de Oliveira Faculdade Boa Viagem Curso: Gestão Hospitalar.
1-Demonstrativos contábeis básicos
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
TEORIA DA CONTABILIDADE
Conceitos Complementares
CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC
Noções de Análise de Demonstrações Objetivo: A análise de balanços visa estudar, por exemplo, a capacidade, desempenho e sobrevivênicia das empresas.
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
Conceito Capítulo 5 Escrituração Escrituração
DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS
Contabilidade Básica Professor: Marcio Monteiro
Conceito:- Ciência que estuda e controla o patrimônio
PRINCÍPIOS E NORMAS DE CONTABILIDADE: DEFINIÇÃO, OBJETIVO E FINALIDADE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) TEORIA DA CONTABILIDADE
PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (COSIF)
TEORIA DA CONTABILIDADE CONCEITOS E OBJETIVOS DA CONTABILIDADE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/PNAP.
Contabilidade Aula 1.
Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras
Contabilidade Aula 3.
Aula 2.  Unidade 2: Introdução ◦ 2.6 Dissolução, liquidação e extinção.
Contabilidade Aula 1.
Sejam bem vindos. Projeto Empresa - Contabilidade Instrutor Luiz Carlos Júnior –
Rio do Sul, 24 de setembro de Contador Marcello Alexandre Seemann Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional.
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
CONTABILIDADE PÚBLICA Ramo da Contabilidade que tem por objetivo aplicar os conceitos, princípios e normas contábeis na gestão orçamentária, financeira.
Transcrição da apresentação:

Contabilidade Básica Osni Moura Ribeiro 2ª Edição atualizada | 2009 |

A Contabilidade e sua Aplicação Capítulo 1 A Contabilidade e sua Aplicação

O Conceito de Contabilidade Capítulo 1 A Contabilidade e sua Aplicação Capa da Obra O Conceito de Contabilidade Contabilidade = Ciência do patrimônio; Definição: ciência social que tem por objetivo o patrimônio das entidades econômico-administrativas. Objetivo principal: controlar o patrimônio das entidades em decorrência de suas variações.

O Conceito de Contabilidade Capítulo 1 A Contabilidade e sua Aplicação Capa da Obra O Conceito de Contabilidade Patrimônio Definição: conjunto dos elementos necessários à existência da entidade, compreendendo os objetos de uso, de troca e de consumo; os valores que a entidade tem para receber bem como para pagar.

Um pouco da História Capítulo 1 A Contabilidade e sua Aplicação Capa da Obra Um pouco da História A contabilidade se firmou como ciência com o advento do método das partidas dobradas, no final do século XV; Métodos das partidas dobradas fundamenta-se na relação débito/crédito; foi divulgado pelo frade franciscano Luca Pacioli, em seu livro sobre geometria e aritmética, lançado em 1494 na Itália.

O Objeto, o Objetivo e a Finalidade Capítulo 1 A Contabilidade e sua Aplicação Capa da Obra O Objeto, o Objetivo e a Finalidade Objeto da contabilidade – é o patrimônio das entidades econômico-administrativas; Objetivo – permitir o estudo, o controle e a apuração de Resultados diante dos fatos decorrentes da gestão do Patrimônio das entidades; Finalidade – fornecer informações de ordem econômica e financeira sobre o patrimônio, para facilitar as tomadas de decisões por parte dos usuários.

As Técnicas Contábeis Capítulo 1 A Contabilidade e sua Aplicação Capa da Obra As Técnicas Contábeis Escrituração – registro de todos os acontecimentos que ocorrem no dia-a-dia das empresas e que provocam modificações no patrimônio; Os principais livros de escrituração são o diário e o razão; Demonstrações contábeis– quadros técnicos que apresentam dados extraídos dos registros contábeis da empresa; As demonstrações mais conhecidas são o Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício;

As Técnicas Contábeis Capítulo 1 A Contabilidade e sua Aplicação Capa da Obra As Técnicas Contábeis Auditoria – verificação da existência dos dados contidos nas demonstrações contábeis, por meio dos exame minucioso dos registros contábeis e dos documentos que deram origem a eles; Análise de balanços – exame e interpretação dos dados contidos nas demonstrações contábeis; Consolidação de balanços – unificação das demonstrações contábeis da empresa controladora e de suas controladas.

O Campo de Aplicação da Contabilidade Capítulo 1 A Contabilidade e sua Aplicação Capa da Obra O Campo de Aplicação da Contabilidade Entidades econômico-administrativas – pessoas, patrimônio, titular, ações administrativas e fim determinado. Podem ser classificadas em instituições e empresas. Instituições Instituições com finalidades sociais: objetivam o bem-estar social da coletividade, como as associações recreativas e esportivas, os hospitais beneficentes, os asilos etc. Instituições com finalidades socioeconômicas: têm interesse no aspecto econômico da entidade, porém este reverte em benefício da coletividade a que pertencem. São exemplos os institutos de aposentadorias, pensões etc.

O Campo de Aplicação da Contabilidade Capítulo 1 A Contabilidade e sua Aplicação Capa da Obra O Campo de Aplicação da Contabilidade Empresas – têm finalidade econômica, isto é, visam o lucro. Podem ser públicas, particulares e mistas. São públicas aquelas constituídas com capital do governo; Particulares (privadas) são constituídas com capital de particulares; Mistas, com capital do governo e de particulares ao mesmo tempo.

Quem Usa as Informações Contábeis Capítulo 1 A Contabilidade e sua Aplicação Capa da Obra Quem Usa as Informações Contábeis Pessoas físicas e jurídicas que as utilizam para registrar e controlar a movimentação de seus patrimônios; Titulares (empresas individuais), sócios, acionistas (empresas societárias), gerentes, administradores, governo (Fisco), fornecedores, clientes, bancos etc, que, direta ou indiretamente, tenham interesse: no controle; na apuração de resultados, na avaliação da situação patrimonial, econômica e financeira; na análise do desempenho e do desenvolvimentos da entidade.

O Mercado de Trabalho do Contabilista Capítulo 1 A Contabilidade e sua Aplicação Capa da Obra O Mercado de Trabalho do Contabilista Artigo 2º. da Resolução CFC n.º 560/1983 O profissional contabilista pode exercer suas atividades na condição de profissional liberal ou autônomo, de empregado regido pela CLT, de servidor público, de militar, de sócio de qualquer tipo de sociedade, de diretor ou de conselheiro de quaisquer entidades, ou em qualquer outra situação jurídica definida pela legislação, exercendo qualquer tipo de função.