8º AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO/RS Dezembro 2014
OBJETIVO Esta Nova Rede fará parte do Edital de Licitação das Linhas de Transporte do Município de Viamão. Apresentar e dialogar sobre a proposta da Nova Rede do Sistema de Transportes Coletivo Urbano, com o objetivo de qualificarmos o transporte proporcionando rapidez, segurança, confiabilidade, que seja economicamente acessível e com um sistema de informações claras.
Premissas do Projeto: Atender a uma antiga demanda de Licitar o Sistema de Transporte Coletivo Urbano; Criar uma Nova Rede de Transporte ligando toda a cidade (LIGLIG); Qualificação do sistema de Transporte Urbano; Possibilidade de deslocamentos integrando todo o sistema urbano em pontos seguros e qualificados; Atender demandas reprimidas.
ZT 100 ZT 200 ZT 300 ZT 400 Zoneamento da Cidade de Viamão Zonas de Tráfego Bairros atendidos ZT 100 Sta. Isabel, Cecilia, Antonio Batista, Esmeralda Gaúcha, Medanha, Pró-Morar, Vila Elza e Estância Grande; ZT 200 São Tomé, Florescente, Carlota, Beco dos Cunhas , Jaguaribe, Santa Maria, Jardim Maratá, Residencial Figueira e Morrinhos; ZT 300 Espigão, Itapuã e Pimenta; ZT 400 Boa Vista e Capão da Porteira;
Zoneamento da Cidade de Viamão
Demanda por Zonas de Tráfego Passageiros/ dia útil Quilômetros/ dia útil Viagens/ ZT 100 11.822 4.672,45 292 ZT 200 9.539 3.781,52 297 ZT 300 1.351 1.510,15 61 ZT 400 5.944 3.531,00 104 Obs.: 17% são passageiros isentos de tarifa Fonte: Passageiro dia útil maio /2014
Pesquisa de Opinião Fonte: Pesquisa realizada nos dias 27 a 30 de maio de 2014, com 728 questionários validados, margem de confiança 96% e erro estimado de 7% .
Situação Atual P. VIGÁRIO
Percentuais de Embarques e Desembarques
Percentuais de Embarques e Desembarques
Diagnóstico do Sistema Atual: Sobreposição das linhas municipais e intermunicipais; Pouca frequência de horários ; Longo deslocamento dentro dos bairros; Grande quantidade de desdobramentos de uma mesma linha; Excessiva quilometragem em estrada não pavimentada; Falta de condições nos pontos de paradas; Deficiência na oferta de lugares na hora pico; Número excessivo de gratuidades e isenções municipais (17%); Bilhetagem eletrônica implantada em todo sistema de transporte Urbano e Metropolitano.
Proposta de Nova Rede:
Cecília, Sta. Isabel, Antonio Batista Região 08 ZONA 100 Cecília, Sta. Isabel, Antonio Batista Pesquisa Turno Manhã Passageiros % Embarque 1179 11,55 Pesquisa Turno Manhã Passageiros % Desembarcam no centro 315 26,72 Desembarcam no eixo 373 31,64 Desembarcam no bairro 451 38,25 Desembarcam em outros 40 3,39 Fonte: Pesquisa de embarque e desembarque maio /2014
Linha Cecília / Sta. Isabel via Caminho do Meio ao Centro de Viamão
Características Operacionais : TRONCAL 1: Início na P.36 junto a futura UPA, via av. Salgado Filho até o Centro. Extensão: 8,90km por sentido. Tempo de deslocamento Ida e Volta 50 min. Intervalo entre viagens proposto de 8min. no pico e de 12min. no entre pico. Linha Circular: Santa Isabel, Augusta, Cecília- linha circular no sentido horário, saindo da P.36 junto a UPA, passando pela av. Liberdade e voltando pela Plácido Motim até a P.36. Extensão da linha de 12,50 Km ida e volta. Intervalo entre viagens proposto de 10 min. na hora pico e de 18 min. no entre pico.
Características operacionais : Linha Alimentadora: Aparecida UFRGS / P.42.- com saída da P.42 , Av. Salgado Filho, Liberdade, Euclides da Cunha, volta pela Walter Jobim, Liberdade, av. Salgado Filho, P.42. Extensão: 9,50 Km ida e volta. Intervalo de 30 min. Nova linha rápida Caminho do Meio: Linha saindo do Centro, passando na estr. Caminho do Meio atendendo Vila Augusta, Cecília e Santa Isabel retornando pelo Caminho do Meio até o Centro de Viamão. Em alguns horários esta linha atenderá o bairro Belo Horizonte. Esta ligação será feita de forma rápida com poucas paradas.
Paradas de Integração
Paradas de Integração
Vantagens da Região: Regularidade nos horários das linhas. Possibilidade de Integrar na P. 42 e utilizar a Linha para Aparecida /UFRGS com apenas 3 paradas, saindo da P.42, passando nas paradas P.36 e P.32 e indo até a Universidade Federal – UFRGS. Ligação da Troncal 02 até o centro de Viamão com intervalos entre as viagens de 12 min. no pico e de 18 min. no entre pico.
Vantagens da Nova Rede: As troncais 01 e 02 atenderão o eixo da RS040 com intervalo de 05 minutos entre as viagens na hora pico. A Troncal 03 terá um atendimento entre viagens de 16 min. na hora pico. Nova linha Rápida Caminho do Meio sairá da Sta. Isabel/ Cecília e passará pelo Caminho do Meio com horários pelo bairro Belo Horizonte, ligando ao centro de Viamão de forma direta e rápida.
Vantagens da Nova Rede: As linhas Inter Bairros 100 e 200, que atendem os bairros acima e abaixo da RS 040, com intervalos médios de 35 minutos. Possibilitando a todos uma ligação até o centro de Viamão sem integrações. Maior oferta nos bairros. Criação de uma identidade visual, para as três troncais e para a linha rápida , caracterizando um Novo Sistema. Construção de Terminais de Integração em 06 pontos com infraestrutura qualificada e informação aos usuários.
Contatos : Endereço do site: www.viamao.rs.gov.br Telefone do Fala Cidadão, 156, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12hs e das 13h30 às 17h30 ou pelo mail falacidadao156@gmail.com Endereço do site: www.viamao.rs.gov.br Clicar no banner do LigLig que abrirá o espaço para escrever. Preencher todos os espaços e clicar em enviar. Sua mensagem será recebida pela equipe da Prefeitura.