Projetos Aula 7 de 10.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Advertisements

Inovação e Criatividade
Método de Análise e Solução de Problemas - MASP
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
Brainstorming.
Qualidade Total no Centro Espírita
Kaoru Ishikawa - Japonês ( Aproximadamente 1943 )
CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
Funções do Líder Cristão
Aplicação de Programas de Qualidade em Serviços de Informação
Diagrama de causa e efeito ou diagrama de Ishikawa
CI205 – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO PARA INFORMÁTICA Nelson Suga 2011
MASP - Metodologia de Análise e Solução de Problemas
TOMADA DE DECISÃO E RACIONALIDADE ADEQUAR OS MEIOS AOS FINS DESEJADOS
AULA 02: MESTRES DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes.
Desenvolvimento de Metas para sua vida
Métodos Quantitativos
Controle da Qualidade Total (no estilo Japonês)
Gestão Qualidade Organização, Sistemas & Métodos em arquivologia.
GUT Ferramenta da qualidade para priorizar uma lista de atividades.
Kaizen: Melhoria Contínua
WORKSHOP MELHORIA DE PROCESSOS
Padronização do Atendimento ao Cliente
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
GESTÃO DA QUALIDADE O que é qualidade?.
Conceito de Processo A realização de qualquer ação (fim, resultado) é precedido por uma seqüência de ações (causas). É um conjunto de causas que produz.
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Prof Cláudio Cabral.  Processo Decisório é o caminho mental que o administrador utiliza para chegar a uma decisão.  Processo Decisório é a seqüência.
Matriz GUT Grupo: Alisson Moura Ana Carolina Martins Mariana Caeiro
Ferramentas apresentadas
CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)
Titulo do Trabalho Área(s) / Setor(es) Coordenador(es) da(s) área(s) Autor(es)
Abordagem Comportamental da Administração
Profª Claudia Pedro Corrêa
Desvios Administrativos
7 FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE
Planejamento e Controle da Produção
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
Controle de Qualidade Total
Ferramentas da Qualidade
GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO DIA A DIA
Ciclo PDCA Ciclo PDCA , ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming: Introduzido no Japão após a guerra, o ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Prof. Fernando Penteado
Gestão da Produção e Logística
O Planejamento da Negociação
GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO COMO CONDUZIR A ANÁLISE.
GESTÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS (FERRAMENTAS) Prof
PROJETOS Aula 5 de 10. F ATORES HUMANOS ENVOLVIDOS E O USO DA CRIATIVIDADE. Talentos Humanos- Um dos fatores críticos de sucesso em Projetos.
Qualidade, Processos e Gestão de Software
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
QUALIDADE NA MANUTENÇÃO
TGA - TEORIA DA COMPORTAMENTAL
Ferramentas da Qualidade Diagrama de Causa e Efeito
GESTÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS (FERRAMENTAS) Prof
 Desenvolvido por Walter A. Shewart na década de 20, mas começou a ser conhecido como ciclo de Deming em 1950, por ter sido amplamente difundido por.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
FERRAMENTAS PARA ANÁLISE
C ICLO PDCA OU C ICLO DE D EMING. H ISTÓRIA Desenvolvido por Walter A. Shewart na década de 20, mas começou a ser conhecido como ciclo de Deming em 1950,
1 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial Gestão Avançada com Foco na Qualidade Aula 5.
MASP Método de Análise e Solução de Problemas. 2 OBJETIVO AFAM consultoria técnica Entendimento dos conceitos de não conformidade, disposição, ação imediata,
DELEGAÇÃO Por: Suelen Gonçalves.  Delegação é um conceito aparentemente claro, mas que, na prática, poucas pessoas aplicam.  Dentro dessa linha, cremos.
Prof. Fernando Penteado Kaizen significa melhoria contínua. Para se tornar uma ferramenta efetiva, o Kaizen deve envolver todos os empregados da empresa.
Processos Decisórios– apostila 1 – 2. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 1 Processos Decisórios Ferramentas da Qualidade Profa. Josy.
Transcrição da apresentação:

projetos Aula 7 de 10

Análises de falhas nos Projetos. (ferramentas)

4 FERRAMENTAS PARA CONTROLE DA QUALIDADE Ciclo P-D-C-A GUT Diagramas de Causa e Efeito Pareto

CICLO P-D-C-A O Ciclo P-D-C-A foi desenvolvido por Shewhart e Deming e pode ser considerado como o método mais geral para se trabalhar com qualidade. O Ciclo P-D-C-A. É o caminho mais seguro, racional e barato para executar os processos.

PLAN PLANEJAR DO FAZER CONTROL VERIFICAR ACTION ATUAR

O CICLO PDCA NAS MELHORIAS META: faixa de valores MÉTODO: procedimento padrão PLANO A C D MANUTENÇÃO Manutenção do nível de controle estabelecido pela diretriz de controle META: valor definido MÉTODO: procedimento próprio PLANO A C D MELHORIA Estabelecimento de uma nova diretriz de controle da qual decorre um novo nível de controle

QUALIDADE: Um objetivo organizacional IMPLEMENTANDO PLANOS DE MELHORIA QUALIDADE: Um objetivo organizacional C A PADRÃO D PLANO MELHOR TEMPO MÉTODO DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS A escalada por mais qualidade e menores custos não tem fim. É muito bom para todos: há que se acostumar a isto.

CICLO PDCA PARA MELHORIAS IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA CONCLUSÃO OBSERVAÇÃO 1 8 2 ANÁLISE DO PROCESSO PADRONIZAÇÃO 3 7 A P PLANO DE AÇÃO 4 C D 5 AÇÃO 6 Definidas as metas e as ações para atingir as metas (nova diretriz de controle) VERIFICAÇÃO

GUT Quando não temos dados quantificáveis para priorizar ações utilizamos o Método GUT. G – Gravidade – custo - quanto se perderia pelo fato de não se tomar uma ação para solucionar um problema. U – Urgência – prazo em que é necessário agir para evitar o dano. T – Tendência – propensão que o problema poderá assumir se a ação não for tomada.

Deve-se atribuir pesos de 1 a 5 para as variáveis G/U/T, aplicadas a cada uma das ações listadas. É um trabalho em grupo. Priorizar a manutenção de um automóvel: FATOR G U T GxUxT PRIORIZAÇÃO Pneu careca 5 4 100 1o Pára-lama amassado 2 8 6o Luz de freio não acende 3 30 4o Vazamento no freio 45 2o Luz interna queimada 1 9 5o Motor engasgado 36 3o

DIAGRAMAS DE CAUSA E EFEITO Esse arranjo foi criado por Kaoru Ishikawa. São conhecidos, também, pelos nomes de Diagramas de Espinhas de Peixe ou Diagramas de Ishikawa. Causas originais, os motivadores, os insumos, as demais restrições e os controles que estamos observando REGIÃO DAS CAUSAS REGIÃO DOS EFEITOS Resultado/ produto resultante da transformação obtida pela combinação do conjunto de causas originais

DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO CONVENCIONAL

DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO 4M

4M porque o problema ou os problemas devem estar localizados somente nas: Máquina; Método; Material; e Mão-de-Obra.  

PARETO Pareto (economista e sociólogo italiano – 1848-1923) estabeleceu o “princípio”ou Regra 80-20. Regra 80-20: 80% das causas triviais respondem por cerca de apenas 20% dos resultados mais significativas. 20% das causas essenciais respondem por 80% dos resultados mais importantes.

Pressuposições da teoria x Pressuposições da teoria y As pessoas são preguiçosas e indolentes As pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer As pessoas evitam o trabalho O trabalho é uma actividade tão natural como brincar ou descansar As pessoas evitam a responsabilidade, a fim de se sentirem mais seguras As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios As pessoas precisam ser controladas e dirigidas As pessoas podem ser automotivadas e autodirigidas As pessoas são ingénuas e sem iniciativa As pessoas são criativas e competentes

Dinâmica

sugestões: - Sonhar acordado, isto é se permitir fazer devaneios. - Reservar períodos durante o dia para relaxar e se desviar dos assuntos que está tratando. - Dormir por 15’, após o almoço. - Deixar-se pensar como uma criança, sem ideias pré- concebidas ou censura. - Permitir-se rir e ver o lado bom das coisas. - Afastar-se do problema ou questão por alguns minutos. - Permitir-se sair do lugar comum ou das tradições, normas e regras. - Tentar dormir pelo menos 8 horas por noite. - Meditar - Dar uma ordem mental para o cérebro, antes de dormir e buscar relaxar e se desapegar do problema. Muitas pessoas têm ideias ou conseguem achar soluções durante os sonhos. - Usar o momento do banho para relaxar. Várias ideias ou soluções são obtidas durante o banho. - Etc.

Dinâmica