Psicopedagogia e Áudio visuais (resumo) Nélio Parra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Função semiótica ou simbólica
Advertisements

CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
O Grupo Social Escolar Os espaços físicos da Escola
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
PSICOLOGIA.
Oficina Hora do Conto Realização: Desire Martins Dornelles Pedagoga
DA PERIFERIA PARA O CENTRO E O PAPEL DO FUTURO
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Conclusões da Terceira Parte
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
PENSAMENTO E LINGUAGEM
Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
A construção de Recursos didáticos Montando um quebra-cabeça
Semiótica e Cultura.
Psicologia dos Recursos Audiovisuais
.Charge: Charge: é uma manifestação, por parte do chargista, crítica da sociedade, tanto político quanto social. Geralmente é contestadora e reflexiva,
CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
LICENCIATURA EM REABILITAÇÃO PSICOMOTORA Prof. Doutor Pedro Morato
Teoria Psicogenética de Piaget
Teorias de Desenvolvimento
Piaget: linguagem e as operações intelectuais
Parâmetros Curriculares Nacionais HISTÓRIA
ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR
Letramentos Definição a partir de Kleiman – um conjunto de práticas discursivas que envolvem os usos da escrita _____________________ “Construção da.
Referencias Curriculares Nacionais
Classificação das estruturas cognitivas
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Elaborado por: Anuar D. Morais Marlusa B. da Rosa Rosália Lacerda Porto Alegre, 20 de abril de 2010.
Jornal como Recurso Didático
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Escola Municipal Profº Mário Xavier dos Santos
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Fgo. Maria José Neri.
CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
MEDIAÇÃO.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Formação da função simbólica
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 04
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
Estágios de desenvolvimento
Teoria da Atividade e Periodização do Desenvolvimento
DIFICULDADE DE LEITURA
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
“Enquanto a escola não incorporar às suas atividades diárias as conclusões que a psicologia, e, em especial, a da aprendizagem, tem como certas, como.
Como utilizar materiais descartáveis em favor da educação?
Jerome Bruner (1915-) Psicologia, 12º ano.
Coordenadora: Eliana Magalhães
A. Dimensão do mercado / produto 1. Identificar a concorrência: Projetos relevantes que concorrem no mercado nacional e internacional. 2. Analisar a concorrência:
O COLORIDO DAS ARTES.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
E LÁ VAI O AVIÃO Projeto Mundo Leitor Linhas da Vida - AVIÃO
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
Psicologia da Educação
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Dificuldades de Aprendizagem da Matemática
Aprendizagem da matemática
Função Simbólica e Aprendizagem
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

Psicopedagogia e Áudio visuais (resumo) Nélio Parra

A imagem é um substituto simbólico da realidade Efeito de Centração Portanto limitada, linguagem própria, Alfabetização pictórica A criança prende-se a determinados detalhes da imagem, não captando o ‘totum” do desenho. Período das Operações Concretas Uso de imagens simplificadas, enfocando reações perceptivas do aluno. Imagens sequênciais Não apresentam benefícios à criança sem a capacidade de “reversibilidade”

Representações visuais Exemplos de materiais manipuláveis Materiais manipuláveis preferíveis a matérias projetáveis Flanelógrafo; Tetro de fantoches; Modelos; Gravuras; Quadros, etc Mediação do Professor Tornar a criança ativa desenvolver a capacidade de observação e explorativa diante das imagens.

“...representação não é, simplesmente, uma evocação mas uma ação interiorizada,” (PIAGET)